A primeira mudança de rota foi com o design de seus carros. A Volvo abandonou a discrição e passou a atrair os olhares por onde passa. Agora, ela quer entrar num segmento desconhecido pelos suecos para bater de frente com os alemães num território onde eles são reis: os sedãs de alto luxo.
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O escolhido para essa difícil missão é o S90, produzido sobre a plataforma do atual XC90, o maior SUV da marca. Para isso, a fábrica investiu num estilo que se destacasse de seus pares, onde predominam as formas angulosas e linhas bem horizontais, que realçam a altura reduzida desse modelo e a sua generosa largura.
Apesar de o efeito visual na dianteira e na lateral agradar bastante, a traseira é mais polêmica – entre os jornalistas que estavam no lançamento em Málaga, na Espanha, uma parte não gostou muito do resultado.
Por dentro, não houve divisões, todos aprovaram o visual minimalista do painel e o acabamento que mistura couro, madeira e alumínio. Os equipamentos também agradaram, a começar pelo enorme tablet central e em posição vertical que funciona como verdadeiro centro de operações de informação, entretenimento e de funções do veículo.
Com 4,96 m de comprimento e 2,94 m de distância entre-eixos, o S90 tem o porte de concorrentes como o Mercedes Classe E e o BMW Série 5, com espaço generoso na cabine (para cinco ocupantes) e no porta-malas (com 500 litros).
Ao rodar, o S90 garante maciez aos ocupantes, fruto de um amortecimento suave, mas também do excelente isolamento acústico, apenas vencido pelo som do motor quando decidimos dirigir esportivamente. A suspensão pneumática apenas no eixo traseiro (segundo os suecos, a dianteira não necessita, além de não haver espaço) atua com competência.
Se há alguma crítica que devemos fazer à dinâmica, ela se refere ao comportamento meio artificial da direção elétrica, que ora se sente leve demais ora excessivamente pesada, quando selecionamos o modo de condução Dynamic (que também altera outros parâmetros do carro, como a resposta da caixa de velocidades, do acelerador e da suspensão), tornando o volante pesado, mas falhando por não lhe conferir uma resposta mais comunicativa e rápida.
Aspecto do passado de que a Volvo se orgulha é o da segurança e no S90 as atenções à proteção foram renovadas. São muitos os sistemas de segurança mesmo face ao XC90, que já traz o que há de mais avançado na área. O S90 estreia a detecção de animais de grande porte na estrada, o controle ativo de saída de estrada (atua nos freios e na direção) e o auxílio à manutenção da faixa de rodagem (funcionando até 130 km/h).
A versão avaliada era a T6 AWD equipada com o motor 2.0 sobrealimentado por um conjunto de turbo e compressor e injeção direta, que lhe garante força de 320 cv de potência e 44,8 kgfm de torque. Na prática, isso se traduz em alto desempenho. Segundo a fábrica, o T6 faz de 0 a 100 km/h em 5,9 s e chega a 250 km/h de máxima.
A tração, como diz o nome da versão (All Wheel Drive), é integral. Mas o sistema distribui a força prioritariamente para as rodas dianteiras, enviando a tração para a traseira somente em caso de necessidade – e, assim mesmo, em no máximo de 50% do total. O câmbio automático de oito marchas se mostrou rápido nas trocas e silencioso.
A Volvo trabalha para lançar o S90 no Brasil no primeiro trimestre de 2017. O mês preciso, a empresa ainda não sabe, assim como o preço. A estimativa, porém, é de que o sedã custe o equivalente a US$ 100.000, o que seria hoje cerca de R$ 350.000.
VEREDICTO
Bonito, bem-acabado e com tecnologia de ponta, o S90 traz todos os atributos para encarar os donos do segmento de igual para igual.
Motor | diant., 4 cil., 16V, compressor, turbo, injeção direta, 1.969 cm3; 10,3:1, 320 cv a 5.700 rpm; 44,8 mkgf a 2.200 – 5.400 rpm |
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Câmbio | automático, 8 marchas, tração 4×4 |
Direção | elétrica |
Suspensão | multilink (diant.) e eixo integral com mola de lâmina, pneumática (tras.) |
Freios | dicos ventilados (diant.) e sólidos (tras.) |
Rodas e pneus | liga leve, 255/35 R20 |
Dimensões | comprimento, 496,3 cm; altura, 144,3 cm; entre-eixos, 294,1 cm; peso, 1.850 kg; tanque, 60 litros; porta-malas, 500 litros |
Desempenho | 0 a 100 km/h em 5,9 s; velocidade máxima, 250 km/h |