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Toyota RAV4: um SUV com qualidades de Corolla

No mercado há cinco anos, atual geração chega aos R$ 144.990 com bons itens de série, mas decepciona pelo fraco desempenho

Por Gabriel Aguiar
22 ago 2018, 11h27
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  • Atualização feita em 2017 deu aspecto de C-HR ao RAV4 (Leo Sposito/Quatro Rodas)

    Se você já dirigiu um Toyota Corolla (e gostou) provavelmente se sentirá à vontade no RAV4. Os dois dividem semelhanças no acabamento e até na dirigibilidade.

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    Desde maio estão disponíveis no Brasil duas versões do SUV: de entrada, por R$ 129.990, e a topo de linha, batizada Top, por R$ 144.990 – foi justamente a opção mais cara que testamos.

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    Atual geração já está no mercado brasileiro há cinco anos (Leo Sposito/Quatro Rodas)

    Esse é basicamente o mesmo carro que desembarcou no país há cinco anos, mas o visual inspirado no C-HR chegou às lojas daqui no início de 2017.

    Na cabine, volante e quadro de instrumentos são iguais àqueles usados no bestseller Corolla, assim como a essência: jeitão simples e materiais rígidos – apenas uma faixa no painel é macia ao toque.

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    O quadro de instrumentos é igual àquele das versões mais caras do Corolla (Leo Sposito/Quatro Rodas)

    Apesar da idade do projeto, o RAV4 ainda se destaca em alguns aspectos, como o amplo espaço interno. E há até encosto reclinável para a segunda fileira, algo raro nos dias de hoje.

    Pena que, para isso, o comprador tenha que abrir mão de freio de estacionamento elétrico, saídas de ar atrás, sensores de estacionamento e controle de velocidade adaptativo.

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    São sintomas da idade que afetaram o Corolla – quem não lembra do bullying com a falta do controle de estabilidade? Mas a velhice é imperdoável no agitado segmento de SUVs.

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    Acabamento tem materiais rígidos e apenas a faixa no painel é macia (Leo Sposito/Quatro Rodas)

    Boa parte da concorrência tem motores turbinados? No RAV4, é um 2.0 16V à moda antiga, aspirado de 145 cv e 19,1 mkgf, com câmbio automático CVT e tração dianteira.

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    Se essa receita já parece antiquada para a categoria, a situação é ainda pior considerando que é quase o mesmo conjunto do sedã médio da Toyota, porém, com 10 cv a menos.

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    Na nossa pista de testes, o modelo precisou de 12,5 s para chegar aos 100 km/h. Já o consumo de combustível ficou em 11,3 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada.

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    Versão mais cara do modelo tem teto solar de série (Leo Sposito/Quatro Rodas)

    Há dois modos de condução (Eco e Sport), mas não espere muita diferença. Em comum, você sofrerá em ultrapassagens devido à falta de fôlego para mover os 1.525 kg do utilitário.

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    Isso não significa que o SUV seja ruim de dirigir. Pelo contrário. A suspensão é firme na medida ideal para segurar o peso da carroceria e confortável para absorver buracos no asfalto.

    Câmbio CVT simula sete marchas e tem trocas na alavanca (Leo Sposito/Quatro Rodas)

    E a direção com assistência elétrica também é digna de elogios, comunicativa como sistemas hidráulicos, porém, sem mandar a fatura no aumento do consumo e nas manobras do dia a dia.

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    Para convencer a clientela, o RAV4 tem teto solar, ar de duas zonas e chave presencial na opção mais cara. Mas com tantos rivais mais modernos (e uma nova geração lá fora), a situação do modelo é complicada.

    Quer um exemplo? O Volkswagen Tiguan Comfortline 250 TSI – bem mais moderno, espaçoso e potente – eleito Melhor Compra de 2018 pela QUATRO RODAS, é apenas R$ 5.000 mais caro: R$ 149.990.

    Motor 2.0 16V tem 145 cv e é movido apenas a gasolina

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    Teste de pista

    Ficha técnica – Toyota Rav4 2.0 16V Top

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