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Toyota Corolla GLi 1.8: raciocínio manual

Versão de entrada com motor menor e câmbio manual de seis marchas surpreende na dirigibilidade

Por Ulisses Cavalcante
Atualizado em 23 nov 2016, 17h34 - Publicado em 18 Maio 2014, 17h03
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  • Toyota Corolla GLi 1.8
    Versão GLi tem motor 1.8 e dois tipos de câmbio ()

    Automóvel é um produto emocional, como um item de grife. Por isso, seu valor depende de quem vê. A bordo da versão GLi, tive a sensação de que estava em um carro com preço compatível ao que oferece.

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    Por R$ 69 690, a configuração básica vem com motor 1.8, transmissão manual de seis marchas e oferta de itens de segurança semelhante aos rivais. Há cinco airbags (dois frontais, dois laterais e um para o joelho do motorista), coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, sistema Isofix no banco traseiro e retrovisores elétricos com indicadores de direção. As rodas de série são de aço com calotas – diferente das fotos, feitas de liga.

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    Toyota Corolla GLi 1.8
    Versão mais barata tem menos funções: perdeu a tela touch, GPS, câmera de ré e piloto automático ()

    Outra boa sensação é atrás do volante. Bem mais ágil que as versões automáticas, o câmbio manual oferece uma pegada esportiva que o sedã jamais teve. Na pista, e com gasolina, a parceria do motor 1.8 com a caixa manual fez 9,7 segundos no teste de 0 a 100 km/h, mais rápido que o XEi 2.0 CVT. No consumo, outra surpresa: a versão do meio, automática, foi mais econômica em ciclo urbano. Marcamos 7,6 km/l, enquanto o GLi manual fez 7 km/l.

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    Toyota Corolla GLi 1.8
    Transmissão manual de seis velocidades ()

    Assim como ocorre nas versões XEi e Altis, há faltas injustificáveis, como a ausência de controle de estabilidade e até de sistema de som, vendido apenas como opcional. Mesmo o GLi deveria vir com sensor de estacionamento. Em relação às configurações mais caras, perdeu também o piloto automático, a central multimídia, tela touch, GPS e os faróis de neblina. A Toyota cortou mimos triviais, como o espelho de cortesia do motorista e a função um-toque nos vidros dos passageiros.

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    Toyota Corolla GLi 1.8
    Instrumentos têm visor digital simplificado ()

    Toyota Corolla GLi 1.8
    Estofamento de tecido nos bancos ()

    O Corolla de entrada também oferece câmbio CVT a R$ 69 990, apenas 300 reais a mais que o manual, e propositalmente dez reais abaixo do limite permitido para a isenção de impostos a portadores de necessidades especiais.

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    Se levarmos em conta a concorrência, o preço do Corolla GLi está na média. O Citroën C4 Lounge, por exemplo, parte de R$ 69.990, enquanto o Nissan Sentra 2.0 S mecânico sai por R$ 69.590. O tradicional rival Civic começa em R$ 73.000 – e está prestes a mudar de geração no país. Já Focus, Cruze e Jetta (agora na versão 1.4 TSI) ficam todos mais próximos dos R$ 80.000 em suas versões de entrada, não tão simples quanto o GLi.

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    Teste – Corolla GLi 1.8 manual
    DESEMPENHO
    aceleração de 0 a 100 km/h: 9,7 s
    retomada de 40 a 80 km/h (em 3ª marcha): 7,2 s
    retomada de 60 a 100 km/h (em 4ª marcha): 10,2 s
    retomada de 80 a 120 km/h (em 5ª marcha): 14 s
    Frenagem de 120 km/h a 0: 66,7 m
    Frenagem de 80 km/h a 0: 28,9 m
    Frenagem de 60 km/h a 0: 15,9 m
    Consumo urbano: 7 km/l
    Consumo rodoviário: 10 km/l
    FICHA TÉCNICA
    Motor dianteiro, transv., flex, 4 cil., 16V
    Cilindrada 1 798 cm³
    Potência 144/139 cv a 6 000 rpm
    Torque 18,4/17,7 mkgf a 4 800/4 000 rpm
    Câmbio manual, 6 marchas, tração dianteira
    Dimensões compr., 462 cm; largura, 177,5 cm; alt., 147,5 cm; entre- eixos, 270 cm
    Peso 1 260 kg
    Porta-malas/caçamba 470 litros
    Suspensão dianteira McPherson
    Suspensão traseira eixo de torção
    Freios disco ventilado (diant), disco sólido (tras.)
    Direção elétrica
    Pneus 205/55 R16
    Principais itens de série Isofix com top tether, ar-condicionado, retrovisores com ajuste elétrico e indicadores de direção, airbags frotais, laterais e de joelho para o motorista, chave canivete
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