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TM EN 250 e EX 250

Pequena fabricante italiana de motos off-road chega em dois e quatro tempos

Por Edu Zampieri | Fotos: Divulgação
Atualizado em 9 nov 2016, 12h06 - Publicado em 19 out 2012, 16h52
TM EN 250 e EX 250

A fabricante italiana de motocicletas off-road TM chega oficialmente ao mercado brasileiro. Seus modelos semiartesanais – feitos em pequena escala e com atenção detalhista – já começaram a chegar, com 16 unidades importadas em junho e a promessa de outras 32 unidades em processo de nacionalização.

A marca anuncia quatro modelos: MX250, EN250, EN250FI e EN450 FI – sendo que MX, claro, nomeia os modelos de motocross e EN os de enduro. O FI significa “fuel injection” e designa as motos de quatro tempos. Todas foram tropicalizadas para melhor digerir a gasolina nacional, com 25% de álcool. Esses modelos são equipados com partida elétrica e câmbio de seis marchas, inclusive a versão 450 cc especial de cross. A linha da TM na Itália é maior e inclui desde versões supermotard até karts.

Pilotamos as motocicletas em uma pista de motocross e em um seletivo circuito de enduro no interior de São Paulo. A EN 450 FI de enduro já sai da caixa prontinha para competir. O que mais me chamou a atenção foram as peças usinadas de alumínio fabricadas pela própria TM, assim como as mesas da suspensão dianteira e até a coroa de transmissão final. Mesmo equipada com injeção eletrônica, é recomendado que se puxe a alavanquinha do descompressor para dar a partida.

O motor, apesar da baixa escala de produção, é de construção e projeto próprios da TM. O resultado é um propulsor silencioso, com respostas imediatas ao acelerador. A ignição é Kokusan (igual às utilizadas pela KTM) e o sistema de injeção é assina- do pela italiana Microtec. Destaca-se por se valer de bico injetor idêntico ao de 12 furos utilizado em alguns modelos de automóveis Fiat.

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Equipada com aros Excel, bengalas Marzocchi de 50 mm de diâmetro, curvas de escape de titânio, discos de freio Breaking com pinças Brembo e um levíssimo quadro de alumínio, a moto é bem leve, magra e potente. Copia as irregularidades do terreno com extrema eficiência. Ela é a própria definição da filosofia da pequena fábrica italiana, que se gaba de ser um pequeno fabricante com grandes soluções.

Na 250 quatro-tempos de cross, o que mais me surpreendeu foi a possibilidade de escolha entre dois mapas de injeção por meio de um simples botão localizado no guidão – recurso próprio de motos com muito mais sofisticação técnica e maior cilindrada. É até possí- vel trocar os mapas com a moto em pleno movimento.

Em trilhas, o melhor é moto leve, e a 250 dois-tempos é ideal. A ciclística é excelente e o motor, fácil de cuidar.

A EN 250 dois-tempos custa 28 000 reais – 4 000 reais a menos que a quatro-tempos – e a MX 250 quatro-tempos de motocross custa 30000 reais. Diante da reduzida oferta de motos especiais de cross nesta época do ano, a TM é boa pedida. Não é barata, mas vem pronta para competir.

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EN 250 (2t) e MX 250 (4t): mesmas suspensões, rodas e freios.

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Dois mapas de injeção nos modelos de 4t | A bela curva de escape entrega quem é 2t | Disco da marca Breaking com pinça Brembo.

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