Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Teste de pista: novo Volvo XC60 T5 R-Design

Depois de nove anos no mercado, segunda geração do SUV traz o que há de mais moderno na linha Volvo

Por Paulo Campo Grande Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 23 ago 2018, 19h23 - Publicado em 9 out 2017, 19h54
  • Seguir materia Seguindo materia
  • SUV traz sistema de condução semiautônoma
    SUV traz sistema de condução semiautônoma (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Demorou, mas enfim o Volvo XC60 chegou à segunda geração. Ele substitui o modelo que estava no mercado desde 2008. A primeira geração teve o mérito de se tornar o Volvo mais vendido de todos os tempos, aqui e lá fora.

    A segunda dá continuidade à renovação da Volvo, iniciada em 2015 com o XC90, que estreou a plataforma modular SPA e motores VEA, ambos incorporados só agora ao XC60.

    O irmão menor adota a nova identidade visual da marca, com as luzes diurnas com o formato Martelo de Thor. Na lateral e nas lanternas, faz referência ao antigo. Por dentro, o destaque é a tela horizontal, que concentra quase todos os controles do carro.

    Apesar de maior (4 cm mais comprido e 11 mais largo), o estilo mais arredondado dá a impressão de que o SUV ficou menor.

    Continua após a publicidade
    Tela touch de 9 polegadas reúne os comandos
    Tela touch de 9 polegadas reúne os comandos (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Há as versões Momentum (R$ 239.950), Inscription (R$ 259.950) e R-Design (R$ 269.950). A primeira é a básica; as outras estão no mesmo nível, com estilos diferentes. A Inscription aposta no luxo e a R-Design, na esportividade. 

    Em todas, há teto solar panorâmico, couro, seletor de modos de condução, faróis full-led e pacote de segurança que inclui frenagem automática com visão noturna e assistente de direção, leitura de placas e proteção de coluna cervical.

    Porta-malas tem 505 litros
    Cinco passageiros viajam confortavelmente no XC60 (Christian Castanho/Quatro Rodas)
    Continua após a publicidade

    O motor é o 2.0 de 254 cv, e o câmbio, automático de oito marchas, com tração integral sob demanda. O desempenho é de esportivo: foi de 0 a 100 km/h em 7,6 s, mas fez 7,9 km/l (cidade) e 11,1 (estrada).

    O motor 2.0 de 254 cv fez 7,9 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada
    O motor 2.0 de 254 cv fez 7,9 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Comparado ao rival Mercedes GLC 250 (2.0 de 211 cv), o Volvo andou (e bebeu) mais: 7,9 s, 9,4 km/l e 13,3 km/l. E se antes os suecos tinham como vantagem o custo-benefício, agora as coisas estão mais equilibradas: o novo XC60 custa tanto quanto um GLC 250 ou Audi Q5, mas ainda fica abaixo do BMW X3.

    No dia a dia, o XC60 é bom de conviver e mesmo na R-Design, de suspensão mais dura, ele é confortável.

    Continua após a publicidade

    O sistema semiautônomo, que permite ao Volvo seguir o veículo da frente, não dispensa a ação do motorista, mas é útil em situações monótonas, como no anda e para do trânsito ou em trechos de velocidade constante nas rodovias.

    Pelo conjunto, esta geração tem boas chances de repetir o sucesso da anterior.

    A distância entre-eixos aumentou 9 cm
    A distância entre-eixos aumentou 9 cm (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Veredicto

    A espera pela segunda geração foi recompensada porque o XC60 ficou maior, mais bonito e ganhou novos equipamentos.

    Continua após a publicidade

    Teste (com gasolina)

    Aceleração de 0 a 100 km/h: 7,6 s
    Aceleração de 0 a 1.000 m: 28,7 s – 182,2 km/h
    Retomada de 40 a 80 km/h: 3,5 s (em D)
    Retomada de 60 a 100 km/h: 4,3 s (em D)
    Retomada de 80 a 120 km/h: 5,6 s (em D)
    Frenagens de 60/80/120 km/h a 0: 16,6/26,8/61,6 m
    Consumo urbano: 7,9 km/l
    Consumo rodoviário: 11,1 km/l

    Ficha técnica – Volvo XC60 T5 R-Design

    Preço: R$ 269.950
    Motor: gas., diant., transv., 4 cil., 1.969 cm3; 82 x 93,2 cm3; DOHC, 16V, turbocompressor, injeção direta, 254 cv a 5.500 rpm, 35,7 mkgf de 1.500 a 4.800 rpm
    Câmbio: automático, 8 marchas, tração integral
    Suspensão: duplo A (diant.) / eixo de torção (tras.)
    Freios: discos ventilados (diant.), sólidos (tras.)
    Direção: elétrica; 3 voltas; diâmetro de giro, 11,4 m
    Rodas e pneus: 255/40 R21
    Dimensões: comprimento, 468,8 cm; altura, 165,8 cm; largura, 190,2 cm; entre-eixos, 286,5 cm; peso, 1.926 kg; tanque, 71 l; porta-malas, 505 l
    Equipamentos de série: faróis full led adaptativos, bancos elétricos, ar-condicionado de duas zonas, sensor de estacionamento, rodas de liga aro 17

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.