Os novos Fiat Pulse e Fastback 2025 receberam um sistema híbrido leve 12V nas versões Audace e Impetus com a promessa de terem uma redução de consumo ao redor dos 10%. Mas qual é real efeito da eletrificação do motor 1.0 turbo nos números de consumo e desempenho?
QUATRO RODAS tem seu próprio ciclo de medições de consumo, sempre utilizando gasolina no caso de carros flex. É a repetição deste ciclo, que contempla tempo, distância e aceleração, que permite a comparabilidade entre os carros analisados. Por isso é possível afirmar que, na comparação com os modelos antigos, quem melhor aproveita o sistema híbrido leve 12V é o Fiat Pulse T200.
O SUV compacto foi capaz de fazer cada litro de gasolina render 2,2 km a mais no ciclo urbano, uma melhora de 22%, enquanto o rendimento do Fastback aumentou apenas 800 m ou 6,5% de melhora.
Já no ciclo rodoviário, o SUV cupê teve um benefício de 1 km, chegando aos 16,2 km/l – ganho de 6,6%. O Pulse, por sua vez, conseguiu melhorar seu rendimento em 1,6 km ou 11,6%, mas seu consumo foi de 15,8 km/l, porque sua aerodinâmica é pior.
Veja o resultado dos testes dos Fiat T200 Hybrid:
Aceleração | Pulse T200 | Pulse T200 Hybrid |
0 a 100 km/h | 9,9 s | 9,9 s |
0 a 1.000 m | 31,7 s – 162,1 km/h | 31,7 s – 162 km/h |
Velocidade máxima* | 189 km/h | 189 km/h |
Retomadas | ||
D 40 a 80 km/h em | 4,3 s | 4,4 s |
D 60 a 100 km/h em | 5,5 s | 5,7 s |
D 80 a 120 km/h em | 8 s | 7,42 s |
Frenagens | ||
60/80/120 km/h a 0 | 13,5/24,2/53,6 m | 14,4/25,7/59,3 |
Consumo | ||
Urbano | 10,4 km/l | 12,6 km/l |
Rodoviário | 14,2 km/l | 15,8 km/l |
Ruído interno | ||
Neutro/RPM máx. | 48,4/65,2 dBA | 44,7/63,5 dBA |
80/120 km/h | 67/71,4 dBA | 63,2/68,5 dBA |
Aferição | ||
Velocidade real a 100 km/h | 98 km/h | 96 km/h |
Rotação do motor a 100 km/h | 2.000 rpm | 1.900 rpm |
Volante | 2,5 voltas | 2,5 voltas |
Aceleração | Fastback T200 | Fastback T200 Hybrid |
0 a 100 km/h | 9,5 s | 10,4 s |
0 a 1.000 m | 31,3 s – 164,5 km/h | 32 s – 161 km/h |
Velocidade máxima* | 189 km/h | 189 km/h |
Retomadas | ||
D 40 a 80 km/h em | 4,3 s | 4,6 s |
D 60 a 100 km/h em | 5,5 s | 6 s |
D 80 a 120 km/h em | 7,3 s | 7,8 s |
Frenagens | ||
60/80/120 km/h a 0 | 14,1/26,4/61,8 m | 14,6/26,6/61,5 |
Consumo | ||
Urbano | 12,2 km/l | 13 km/l |
Rodoviário | 15,2 km/l | 16,2 km/l |
Ruído interno | ||
Neutro/RPM máx. | 43,9/65,3 dBA | 44,2/63,4 dBA |
80/120 km/h | 61,7/69,2 dBA | 61,5/68,7 dBA |
Aferição | ||
Velocidade real a 100 km/h | 96 km/h | 96 km/h |
Rotação do motor a 100 km/h | 2.000 rpm | 1.900 rpm |
Volante | 2,5 voltas | 2,5 voltas |
A melhora no consumo urbano é comum a todos os carros híbridos, porque o princípio do uso do motor elétrico sempre é poupar o motor térmico quando este é menos eficiente, nas arrancadas e no anda e para.
Contudo, ao contrário dos híbridos plenos (HEV, como o Toyota Corolla) ou dos híbridos plug-in (PHEV, como um BYD King), esses híbridos leves da Fiat ainda têm os melhores números de consumo na estrada. Os outros, com mais atuação do motor elétrico, gastam menos na cidade.
A melhora no consumo rodoviário, porém, pode não ser tão mérito do sistema MHEV 12V. A regeneração vai funcionar a qualquer velocidade para recarregar a bateria, mas o impulso elétrico do motor elétrico (BSG, ou Belt Starter Generator) é limitado a até 80 km/h. A melhora pode ser efeito dos avanços motivados pelas novas normas da primeira fase do Proconve L8, que entrará em vigor em janeiro de 2025. Outros carros no Brasil também ficarão mais eficientes em breve, mesmo sem serem híbridos.
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Quanto ao desempenho, existe uma gestão eletrônica que limita a utilização do impulso elétrico quando o motor é mais exigido. Como o BSG atuar como motor elétrico até os 80 km/h ou enquanto o motor térmico estiver trabalhando entre 1.500 e 3.500 rpm, se o motorista pisar muito o carro usará apenas o motor térmico. É por isso desempenho em acelerações pouco mudou no Pulse e o Fastback teve acelerações piores.
Por fim, vale destacar que ambos os híbridos da Fiat têm o motor 1.0 turbo de 130 cv e 20,4 kgfm trabalhando em rotações mais baixas. Além disso, as medições de ruído do motor e da cabine foram melhores. Nada mal para um sistema que encareceu os Fiat Fastback e Pulse 2025 em R$ 2.000.
Preços do Fiat Pulse T200 2025:
Pulse Audace T200 Hybrid AT – R$ 125.990 (era R$ 123.990)
Pulse Impetus T200 Hybrid AT – R$ 140.990 (era R$ 138.990)
Preços do Fiat Fastback 2025:
Fastback Audace T200 Hybrid AT – R$ 151.990 (era R$ 149.990)
Fastback Impetus T200 Hybrid AT – R$ 161.990 (era R$ 159.990)