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Teste: Nissan Kicks SV Limited, na caça aos líderes

Vendida a R$ 84.790, nova versão intermediária perde itens importantes, mas permanece atraente

Por Vitor Matsubara Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 3 mar 2017, 16h04 - Publicado em 24 fev 2017, 18h41
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  • O Kicks é uma espécie de azarão dos SUVs compactos. À exemplo do que ocorre com o March, no seara dos compactos, e Sentra, entre os sedãs médios, a Nissan não chega a causar desconforto nos líderes da categoria – apesar de ambos os produtos terem qualidades notáveis.

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    Mas quando se fala no segmento da moda, o Kicks causa mais do que incômodo – é uma verdadeira pedra no sapato de HR-V e Renegade. Das 10.712 unidades emplacadas de agosto a dezembro, o modelo teve seu melhor resultado justamente no último mês de 2016, quando ficou atrás apenas do Honda e do Jeep.

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    Parte desse feito pode ser atribuído ao lançamento da versão intermediária SV Limited. Apresentada ao público durante o Salão do Automóvel de São Paulo, a novidade está nas concessionárias desde novembro por R$ 84.900 – representando para o consumidor uma economia de R$ 7.000 frente à SL.

    Rodas aro 17 são idênticas às da versão top
    Rodas aro 17 são idênticas às da versão top (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Se você liga para as aparências, fique tranquilo: por fora é impossível diferenciar as versões. Apenas por dentro notam-se as diferenças entre elas. Alguns itens importantes foram suprimidos, como os airbags laterais e do tipo cortina, revestimento em couro (substituído no painel por um aplique plástico de boa qualidade imitando fibra de carbono) e sensor de luminosidade dos faróis.

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    Sem couro, mas com acabamento de qualidade
    Sem couro, mas com acabamento de qualidade (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Marca registrada do Kicks, o teto laranja também virou exclusividade da versão SL. Os demais itens continuam lá, incluindo controles de estabilidade e de tração, câmera de ré (mas sem visão em 360 graus), painel com tela de 7 polegadas, destravamento das portas e partida sem chave e ar digital.

    Painel manteve a tela digital de 7 polegadas na nova versão
    Painel manteve a tela digital de 7 polegadas na nova versão (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Nenhuma mudança foi feita no conjunto motor-transmissão, formado pelo conhecido 1.6 16V flex de 114 cv e câmbio do tipo CVT. Beneficiado pelo baixo peso (1.133 kg), o carro não fica atrás dos concorrentes 1.8, andando mais e consumindo menos do que o Jeep Renegade: o Kicks leva 12 segundos para ir de 0 a 100 km/h e faz 10,9 km/l na cidade e 14,4 km/l na estrada, contra 14,3 segundos, 9,5 km/l e 12 km/l do Jeep.

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    Câmera de ré perdeu a prática função de visão de 360 graus
    Câmera de ré perdeu a prática função de visão de 360 graus (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Apesar do comportamento progressivo, o câmbio sobe o giro excessivamente e aumenta demais o nível de ruído na cabine quando o motorista acelera fundo. A suspensão filtra bem os buracos e não deixa a carroceria rolar nas curvas, lembrando o comportamento equilibrado do March.

    Mesmo perdendo conteúdo, o Kicks SV ainda seduz quem quer um SUV compacto, principalmente por custar menos que Jeep Renegade Longitude (R$ 91.990), Hyundai Creta Pulse 2.0 AT (R$ 92.490) e Honda HR-V EX (R$ 93.000).

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    Se a conta ainda está salgada, vale esperar pela versão de entrada do Kicks, prevista para estrear no segundo trimestre – quando também será iniciada a produção local, em Resende (RJ).

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    Teste de pista (com gasolina)

    Ficha técnica – Nissan Kicks SV Limited 1.6 16V

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