Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Comparativo: Hyundai Creta x Honda HR-V x Jeep Renegade

Creta chegou e já põe em xeque HR-V e Renegade, os líderes dos SUVs compactos

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 20 fev 2017, 17h32 - Publicado em 17 fev 2017, 16h47

Hoje você encontra um Honda HR-V e um Jeep Renegade em cada esquina. Eles são os líderes dos SUVs compactos (o Honda com 55.800 unidades emplacadas em 2016 e o Jeep com 51.600) e os queridinhos de quem quer ter visão panorâmica do trânsito das grandes cidades desde que chegaram às lojas, há quase dois anos.

O Hyundai Creta começou a ser entregue aos clientes na segunda metade de janeiro. Entra tarde no segmento e, mesmo assim, a Hyundai espera vender entre 42.000 e 48.000 carros por ano. É o suficiente para bagunçar o topo do ranking de vendas.

Sozinho, em um teste com a versão top de linha Prestige, o Hyundai Creta mostrou predicados de quem realmente quer enfrentar carros consolidados. Agora, é a hora de saber se ele realmente é capaz disso.

O Creta Pulse 2.0, de R$ 92.490, encontra os líderes do segmento em suas versões intermediárias. São o Honda HR-V EX 1.8, de R$ 93.000, e o Jeep Renegade Longitude 1.8, de R$ 90.990 – ainda que nas fotos esteja a nova versão Limited (de R$ 97.990). Ambos ganharam equipamentos na linha 2017 e, no caso do Renegade, até o motor foi atualizado.

O Hyundai tem linhas mais retas e limpas na traseira
O Hyundai tem linhas mais retas e limpas na traseira (Christian Castanho)
HR-V tem o maior porta-malas: são 437 litros
HR-V tem o maior porta-malas: são 437 litros (Christian Castanho/Quatro Rodas)
Versão Longitude se difere pelas rodas aro 17
Versão Longitude se difere pelas rodas aro 17 (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Não crie expectativa: mesmo com o 1.8 E.torQ Evo com coletor de admissão variável, start-stop, alternador inteligente (que entra em ação em desacelerações) e óleo menos viscoso, o Renegade continua lento. Agora são 139 cv (7 cv a mais) e 19,3 mkgf (ante 19,1 mkgf) entregues de forma mais linear, o que bastou para deixá-lo 1 segundo mais rápido no 0 a 100 km/h. Pena que a aceleração ainda dure longos 14,3 segundos.

No mundo real, o fôlego extra e o câmbio automático de seis marchas reprogramado garantem nítida melhora no trânsito urbano. Além de não segurar as marchas como antes, melhorou as retomadas: o tempo de 80 a 120 km/h caiu de 11,6 para 10,4 segundos.

Continua após a publicidade

Mesmo assim, o desempenho do Renegade ainda deve muito frente à concorrência. Tanto HR-V como o Creta cumpriram a mesma prova de retomada em 7,4 segundos. Na aceleração de 0 a 100 km/h, os tempos do Honda e do Hyundai também foram quase idênticos: 10,9 e 10,8 segundos, respectivamente, ambos bem mais rápidos que o Jeep.

Nas medições de consumo, sempre com gasolina, o Creta decepcionou: rodou 8,2 km/l em ciclo urbano, contra 9,6 km/l do Renegade e 10,4 km/l do HR-V. Em ciclo rodoviário, o Honda manteve a liderança com 13,1 km/l, seguido pelo Hyundai com 12,7 km/l e o Jeep com 12,0 km/l.

Motor 2.0 16V do Creta é o mais forte: 166 cv e 20,5 mkgf com etanol
Motor 2.0 16V do Creta é o mais forte: 166 cv e 20,5 mkgf com etanol (Christian Castanho/Quatro Rodas)
HR-V traz um 1.8 16V com até 140 cv e 17,4 mkgf
HR-V traz um 1.8 16V com até 140 cv e 17,4 mkgf (Christian Castanho/Quatro Rodas)
Motor 1.8 16V de 139 cv e 19,3 mkgf do Renegade teve mudanças, mas ainda sofre com o peso do carro
Motor 1.8 16V de 139 cv e 19,3 mkgf do Renegade teve mudanças, mas ainda sofre com o peso do carro (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Números à parte, o convívio diário mostra que o Honda tem um dos melhores câmbios CVT do mercado, combinando suavidade e rapidez. Já para quem gosta da dinâmica de um automático convencional, a transmissão de seis marchas do Creta é a que entrega a melhor relação entre conforto e desempenho.

Por outro lado, o novato é o único da turma sem borboletas para trocas sequenciais – que o Renegade já tinha e o HR-V EX ganhou na linha 2017.

Conforto estável

Há mais do que desempenho e consumo em jogo. O Creta tem suspensão mais equilibrada entre o conforto e a estabilidade. O Renegade é o mais apto a enfrentar os obstáculos das vias brasileiras, sempre macio e robusto, mas inclina muito em curvas por isso, enquanto o conjunto mais firme do HR-V sofre em asfalto irregular.

Continua após a publicidade

Sabemos que freios a disco são mais eficientes e menos suscetíveis a redução de desempenho em uso contínuo. Com tambor nas rodas traseiras e peso 130 kg maior, o Creta mostrou que não há milagres: precisou de alguns metros a mais que o HR-V, que tem disco nas quatro rodas, para parar. Para a sorte do coreano, o Renegade (também com disco nas quatro, mas ainda mais pesado) conseguiu ser ainda pior, com uma diferença de mais de dez metros na frenagem de 120 km/h a 0.

No conjunto, o Hyundai está muito mais próximo do Honda. Sim, isso quer dizer que o Jeep continua em um mundo à parte – para o bem e o mal. Tem espaço para pernas reduzido no banco traseiro e porta-malas com apenas 273 litros de capacidade, mas está um patamar acima em estilo, pacote de equipamentos e, principalmente, acabamento.

O Renegade é o único com painel todo emborrachado, quando o HR-V traz uma faixa com toque macio no painel e o Creta só dispõe de plásticos duros. Vale uma ressalva: a Honda trocou o tecido áspero das portas – que sujavam muito fácil – pelo mesmo couro sintético de toque suave do console central, e isso melhorou a percepção de qualidade para todos os ocupantes.

Creta e HR-V possuem praticamente o mesmo tamanho, com direito a porta-malas tecnicamente empatados quanto à capacidade: são 437 litros no HR-V e 431 no Creta. A diferença é que no Creta sobra menos espaço interno para as pernas dos passageiros do banco de trás e não é possível colocar bolsas e mochilas sob o assento para aliviar o porta-malas em uma viagem, por exemplo.

Rádio simples é pecado do Creta, que é o único sem couro no volante
Rádio simples é pecado do Creta, que é o único sem couro no volante (Christian Castanho/Quatro Rodas)
Console alto do HR-V dá a impressão de uma posição de dirigir mais baixa
Console alto do HR-V dá a impressão de uma posição de dirigir mais baixa (Christian Castanho/Quatro Rodas)
Tela multimídia do Renegade é menor que um smartphone, mas tem GPS. Acabamento é o melhor
Tela multimídia do Renegade é menor que um smartphone, mas tem GPS. Acabamento é o melhor (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Ilusão de ótica

Para o motorista, o Creta é o carro mais convencional dos três. No Renegade, o motorista fica distante do para-brisas, quase em uma bolha, enquanto o HR-V, com seu console central elevado, te engana: você não percebe tanto a posição de dirigir mais alta.

Continua após a publicidade

O Hyundai não tem nenhuma particularidade nesse sentido, mas tem tudo ao alcance do motorista e seus ajustes de volante e assento são tão amplos quanto os do Renegade. Agrada aos que gostam de dirigir acima de todos e os que preferem ficar mais próximos do assoalho.

O Renegade Longitude continua bem servido de equipamentos. Ganhou apenas um porta-óculos na linha 2017, mas é o único com ar-condicionado automático de duas zonas, central multimídia com GPS e câmera de ré. O HR-V EX acaba de ganhar ar digital de uma zona e seu sistema de som, embora simples, exibe as imagens da câmera de ré.

O Creta Pulse tem simples aparelho de som com Bluetooth e ar-condicionado manual. Ter saídas de ar para o banco de trás é muito bom, mas não se compara ao conforto de fixar temperatura interna. O Hyundai também não tem freio de estacionamento eletrônico nem volante revestido de couro, como os concorrentes.

Seria o raro caso de um carro que consegue ter menos equi­pamentos que um Honda que custa o mesmo preço, mas o HR-V tem suas faltas perante o Creta. É o caso do monitor de pressão dos pneus, das luzes diurnas de leds e das Cornering Lights, que acendem os neblinas no lado para onde se faz a curva abaixo de 40 km/h. O Honda também é o único sem sensor de estacionamento e sistema start-stop.

Em segurança, empate: todos têm dois airbags dianteiros, freios ABS e controles de estabilidade e tração, além do assistente de partida em rampa e Isofix para fixação de cadeirinhas infantis. No Renegade, airbags laterais, de cortina e para o joelho do motorista são opcionais de R$ 3.250.

Continua após a publicidade

No pós-venda, o Hyundai chega com fortes atrativos. Oferece cinco anos de garantia, contra três do HR-V e do Renegade. A rede da Honda é reconhecida pelo bom serviço, mas a da Hyundai não fica tão atrás – a ponto de ter recebido a melhor nota na pesquisa Os Eleitos de QUATRO RODAS. Suas revisões (com mão de obra inclusa) têm preço fixo até os 60.000 km e totalizam R$ 3.114. Para o SUV da Honda, são R$ 4.217, contra R$ 3.772 do Jeep.

 

Avaliação do editor

Motor e Câmbio – Mesmo com características distintas, HR-V e Creta andam juntos e agradam. O Renegade continua muito lento, apesar do câmbio estar mais esperto.

Dirigibilidade – Há extremos: o Creta traz pegada de hatch médio e o Renegade é mais robusto e pesado. O HR-V é o meio-termo, bom para uso urbano e rodoviário.

Segurança – A oferta de itens é igual entre eles: todos deveriam ter mais do que dois airbags. Mas o Renegade freia mal.

Seu bolso – Creta tem dois anos a mais de garantia, a maior rede e os menores custos de revisão. Renegade é o mais barato na compra. E o HR-V tem a fama da rede e a liquidez no mercado de usados.

Continua após a publicidade

Conteúdo – Renegade tem o melhor custo-benefício, com fartura de equipamentos. Creta e HR-V devem itens bobos, mas o Creta está mais próximo do Renegade.

Vida a bordo – HR-V é pouco maior que o Creta, mas possui o interior mais versátil. Renegade sofre com falta de espaço no banco traseiro e no porta-malas.

Qualidade – Renegade traz painel emborrachado, enquanto o Creta mostra plásticos duros e deve couro no volante. O HR-V, mais uma vez, fica entre os dois.

 

Veredicto

Os desapontadores números de desempenho, consumo e frenagem e o espaço interno reduzido colocam o Renegade em terceiro, mesmo com o melhor acabamento e a lista de equipamentos mais completa. O Creta tem performance bem parecida com a do HR-V, mas na versão intermediária fica devendo mais refinamento. Já o Honda acaba levando o comparativo por uma mínima margem, graças ao equilíbrio de qualidades: ele ainda é o mais versátil, econômico e espaçoso dos três, mesmo sem empolgar em quesitos individuais.

 

Teste de pista (com gasolina)

Creta Pulse 2.0 HR-V EX 1.8 Renegade Longitude 1.8
ACELERAÇÃO
de 0 a 100 km/h: 10,8 s 10,9 s 14,3 s
de 0 a 1.000 m: 32,1 s – 162,2 km/h 32,3 s – 165,3 km/h 35,4 s – 148,4 km/h
RETOMADAS
de 40 a 80 km/h: 4,4 s 5,1 s 6,1 s
de 60 a 100 km/h: 5,8 s 5,8 s 8,1 s
de 80 a 120 km/h: 7,4 s 7,4 s 10,4 s
FRENAGENS
de 60 / 80 / 120 km/h a 0: 16,7/28,3/64,3 m 15,6/25,9/60,9 m 18,2/31,7/75 m
CONSUMO
Urbano: 8,2 km/l 10,4 km/l 9,6 km/l
Rodoviário: 12,7 km/l 13,1 km/l 12 km/l
RUÍDO INTERNO
Neutro / RPM máximo: 34,4/69,7 dBA 42,5/64,2 dBA 42/70,4 dBA
80 / 120 km/h: 63,6/69,2 dBA 62,8/67,2 dBA 62,4/67,6 dBA
AFERIÇÃO
Velocidade real a 100 km/h: 98,7 km/h 96,7 km/h 94,5 km/h
Rotação do motor a 100 km/h em 5ª marcha: 2.100 rpm 1.700 rpm 2.000 rpm
SEU BOLSO
Preço básico: R$ 92.490 R$ 93.000 R$ 90.990
Garantia: 5 anos 3 anos 3 anos
Concessionárias: 298 225 190

Ficha Técnica

 
  Creta Pulse 2.0 HR-V EX 1.8 Renegade Longitude 1.8
Motor: flex, dianteiro, transversal, 4 cil., 16 V, aspirado, 1.999 cm³, 166/156 cv a 6.200 rpm, 20,5/19,1 mkgf a 4.700 rpm flex, dianteiro, transversal, 4 cil., 16V, aspirado, 1.747 cm³, 139/140 cv a 6.300 rpm, 17,4/17,3 mkgf a 5.000 rpm flex, dianteiro, transversal, 4 cil., 16V, aspirado, 1.747 cm³, 139/135 cv a 5.750 rpm, 19,3/18,8 mkgf a 3.750 rpm
Câmbio: automático, 6 marchas, tração dianteira CVT, 7 marchas, tração dianteira automático, 6 marchas, tração dianteira
Direção: elétrica elétrica, 10,6 (diâmetro de giro) elétrica, 10,8 m (diâmetro de giro)
Suspensão: ind. McPherson (diant.), eixo de torção (tras.) ind. McPherson (diant.), eixo de torção (tras.) ind. McPherson (diant. e tras.)
Freios: disco ventilado (diant.), tambor (tras.) disco ventilado (diant.), disco sólido (tras.) disco ventilado (diant.), disco sólido (tras.)
Pneus: 215/60 R17 215/55 R17 215/60 R17
Peso: 1.399 kg 1.270 kg 1.440 kg
Peso/potência: 8,4 kg/cv 9,14 kg/cv 10,4 kg/cv
Peso/torque: 68,2 kg/mkgf 72,9 kg/mkgf 74,6 kg/mkgf
Dimensões: comprimento, 427 cm; largura, 178 cm; altura, 163,5 cm; entre-eixos, 259 cm; porta-malas, 431 l; tanque de combustível, 55 l comprimento, 429,4 cm; largura, 177,2 cm; altura, 158,6 cm; entre-eixos, 261 cm; porta-malas, 437 l; tanque de combustível, 51 l comprimento, 423,2 cm; largura, 179,8 cm; altura, 170,5 cm; entre-eixos, 257 cm; porta-malas 273 l; tanque de combustível, 60 l
Equipamentos de série: ar manual, saídas de ar traseiras dois airbags, assistente de partida em rampa, controle de tração, ESP, piloto automático, sensor de estacionamento traseiro, start-stop. ar-digital, 2 airbags, câmera de ré, controle de tração, ESP, piloto automático, volante multifuncional, freio de estacionamento elétrico. ar digital bizona, 2 airbags, GPS, central multimídia, controle de tração, ESP, piloto automático, rodas aro 17, start-stop, modo sport, volante multifuncional.
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Os automóveis estão mudando.
O tempo todo.

Acompanhe por QUATRO RODAS.

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.