Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Teste: Lifan X80 parece uma pechincha, mas não é

Por R$ 132.777, é o SUV de sete lugares mais barato do Brasil. Mas isso, literalmete, tem seu preço

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 28 dez 2018, 16h36 - Publicado em 28 set 2018, 17h23
  • Seguir materia Seguindo materia
  • X80 tem design imponente, mas pouco original (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Quem olha a lista de equipamentos do Lifan X80 se surpreende. Há quadro de instrumentos digital, teto solar, bancos dianteiros elétricos, freio de estacionamento eletrônico, chave presencial, ar-condicionado automático com saídas para as três fileiras e rodas aro 19.

    Publicidade

    São equipamentos encontrados apenas no Volkswagen Tiguan R-Line, de R$ 179.990, por muito menos: R$ 132.777, que o posiciona como SUV de sete lugares mais barato do Brasil.

    Publicidade

    Se por um lado o chinês não tem todos os equipamentos de segurança e do Tiguan, por outro a Lifan também diz que seu motor 2.0 é TSI, por ter turbo com injeção direta. É um projeto próprio da marca e entrega 184 cv e 28,6 mkgf.

    Traseira lembra a do Hyundai Santa Fe (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    O câmbio é automático de seis marchas com trocas sequenciais apenas na alavanca, fornecido pela DSI, empresa australiana que hoje pertence à chinesa Geely.

    Publicidade

    Ainda assim, parece que o câmbio não fala o idioma do motor. Mesmo com modo Sport ativado, o câmbio não explora toda a faixa de potência do motor — o pico é a 5.000 rpm. Antecipa as trocas, o que acaba prejudicando o ganho de velocidade.

    Quadro de instrumentos digital não é personalizável. Central multimídia parece pequena, mas tem 8 polegadas (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Em nossa pista de testes, precisou de 12,7 s para chegar aos 100 km/h. É lento para um carro turbo, mesmo considerando seus 1.885 kg.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    O consumo pouco muda de acordo com o percurso. Fez 9,4 km/l em ciclo urbano e 10,4 km/l no rodoviário com gasolina, único combustível que o Lifan X80 pode consumir.

    Bancos dianteiros tem ajuste elétrico e teto solar é de série (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Enquanto boa parte dos novos SUVs tem comportamento parecido com o de carros de passeio, o X80 lembra picapes com suspensão muito macia, como a Chevrolet S10 da geração passada. Inclina bastante em curvas e não filtra pequenas irregularidades do piso.

    Publicidade

    Mas não estamos falando de um SUV com carroceria montada sobre chassi, como um Toyota SW4: o X80 é monobloco.

    Continua após a publicidade

    Autoestima lá em cima

    O design ajuda a construir a imagem de carro mais caro. A frente é imponente, alta e com a grade cromada integrada aos faróis. Mas de perfil e traseira lembra bastante o Hyundai Grand Santa Fe, que deixou de ser importado no ano passado.

    Publicidade
    Segunda fileira corre em trilhos para ampliar o espaço atrás (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Não se preocupe, pois é impossível esquecer que se trata de um Lifan. Além dos grandes emblemas na grade e na tampa traseira, há uma luz que projeta o logotipo da marca no chão ao abrir a porta do motorista.

    No largo console central, atrás da alavanca, vai um “Lifan” iluminado de azul quando as luzes do interior estão acesas. Por fim, ainda tem acabamento imitando madeira no largo console central, no painel e na alavanca de câmbio.

    Continua após a publicidade
    Acesso para a terceira fila é complicado (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    A central multimídia tem tela de 8 polegadas, que fica pequena no meio do enorme painel. Ela é compatível com Apple CarPlay, tem espelhamento de tela para aparelhos Android e exibe informações do ar-condicionado de duas zonas (uma para os bancos da frente, outra para os traseiros).

    Mas a interface lembra uma central genérica. O quadro de instrumentos digital não é personalizável como em outros carros com essa tecnologia: muda-se apenas o layout entre três opções e a alteração só é feita com o carro parado.

    Se o Lifan X80 tem um destaque, é o espaço interno. Tanto a segunda fileira como a terceira têm assoalho plano e são beneficiadas por saídas de ar-condicionado independentes, no teto. Acessar a terceira fila exige força para rebater o banco e contorcionismo para entrar. Ao menos há USB independente ali atrás.

    Continua após a publicidade
    Porta-malas é amplo, mas restam apenas 200l quando a terceira fila está armada (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    A Lifan diz que o X80 representa uma mudança no perfil dos seus produtos e espera vender 120 unidades por mês.

    Ela tem o mérito de ter equipado o modelo com todos os itens mais desejados entre os SUVs médios e grandes. Na prática, porém, é menos refinado que os SUVs compactos atuais.

    Veredicto: O Lifan X80 é opção para quem quer um SUV de sete lugares relativamente barato.

    Continua após a publicidade

    Teste (com gasolina) – Lifan X80 VIP

    Ficha técnica

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.