Quem olha a lista de equipamentos do Lifan X80 se surpreende. Há quadro de instrumentos digital, teto solar, bancos dianteiros elétricos, freio de estacionamento eletrônico, chave presencial, ar-condicionado automático com saídas para as três fileiras e rodas aro 19.
São equipamentos encontrados apenas no Volkswagen Tiguan R-Line, de R$ 179.990, por muito menos: R$ 132.777, que o posiciona como SUV de sete lugares mais barato do Brasil.
Se por um lado o chinês não tem todos os equipamentos de segurança e do Tiguan, por outro a Lifan também diz que seu motor 2.0 é TSI, por ter turbo com injeção direta. É um projeto próprio da marca e entrega 184 cv e 28,6 mkgf.
O câmbio é automático de seis marchas com trocas sequenciais apenas na alavanca, fornecido pela DSI, empresa australiana que hoje pertence à chinesa Geely.
Ainda assim, parece que o câmbio não fala o idioma do motor. Mesmo com modo Sport ativado, o câmbio não explora toda a faixa de potência do motor — o pico é a 5.000 rpm. Antecipa as trocas, o que acaba prejudicando o ganho de velocidade.
Em nossa pista de testes, precisou de 12,7 s para chegar aos 100 km/h. É lento para um carro turbo, mesmo considerando seus 1.885 kg.
O consumo pouco muda de acordo com o percurso. Fez 9,4 km/l em ciclo urbano e 10,4 km/l no rodoviário com gasolina, único combustível que o Lifan X80 pode consumir.
Enquanto boa parte dos novos SUVs tem comportamento parecido com o de carros de passeio, o X80 lembra picapes com suspensão muito macia, como a Chevrolet S10 da geração passada. Inclina bastante em curvas e não filtra pequenas irregularidades do piso.
Mas não estamos falando de um SUV com carroceria montada sobre chassi, como um Toyota SW4: o X80 é monobloco.
Autoestima lá em cima
O design ajuda a construir a imagem de carro mais caro. A frente é imponente, alta e com a grade cromada integrada aos faróis. Mas de perfil e traseira lembra bastante o Hyundai Grand Santa Fe, que deixou de ser importado no ano passado.
Não se preocupe, pois é impossível esquecer que se trata de um Lifan. Além dos grandes emblemas na grade e na tampa traseira, há uma luz que projeta o logotipo da marca no chão ao abrir a porta do motorista.
No largo console central, atrás da alavanca, vai um “Lifan” iluminado de azul quando as luzes do interior estão acesas. Por fim, ainda tem acabamento imitando madeira no largo console central, no painel e na alavanca de câmbio.
A central multimídia tem tela de 8 polegadas, que fica pequena no meio do enorme painel. Ela é compatível com Apple CarPlay, tem espelhamento de tela para aparelhos Android e exibe informações do ar-condicionado de duas zonas (uma para os bancos da frente, outra para os traseiros).
Mas a interface lembra uma central genérica. O quadro de instrumentos digital não é personalizável como em outros carros com essa tecnologia: muda-se apenas o layout entre três opções e a alteração só é feita com o carro parado.
Se o Lifan X80 tem um destaque, é o espaço interno. Tanto a segunda fileira como a terceira têm assoalho plano e são beneficiadas por saídas de ar-condicionado independentes, no teto. Acessar a terceira fila exige força para rebater o banco e contorcionismo para entrar. Ao menos há USB independente ali atrás.
A Lifan diz que o X80 representa uma mudança no perfil dos seus produtos e espera vender 120 unidades por mês.
Ela tem o mérito de ter equipado o modelo com todos os itens mais desejados entre os SUVs médios e grandes. Na prática, porém, é menos refinado que os SUVs compactos atuais.
Veredicto: O Lifan X80 é opção para quem quer um SUV de sete lugares relativamente barato.
Teste (com gasolina) – Lifan X80 VIP
- Aceleração de 0 a 100 km/h: 12,7 s
- Aceleração de 0 a 1.000 m: 33,8 s – 159,9 km/h
- Retomada de 40 a 80 km/h: 5,4 s (em D)
- Retomada de 60 a 100 km/h: 6,6 s (em D)
- Retomada de 80 a 120 km/h: 8,2 s (em D)
- Frenagens de 60/80/120 km/h a 0: 15,1/26,5/61 m
- Consumo urbano: 9,4 km/l
- Consumo rodoviário: 10,4 km/l
Ficha técnica
- Preço: R$ 132.777
- Motor: gas, dianteiro, transversal, 4 cil., 1.984 cm³, 16V, turbo, 184 cv a 5.000 rpm, 28,6 mkgf a 1.600 rpm
- Câmbio: automático, 6 marchas, tração dianteira
- Suspensão: ind. McPherson (diant.)/ multilink (tras.)
- Freios: disco vent. (diant.), disco sólido (tras.)
- Direção: elétrica
- Pneus: 245/55 R19
- Dimensões: compr., 482 cm; largura, 193,4 cm; alt., 176 cm; entre-eixos, 279 cm; altura livre do solo, 13 cm; peso, 1.885 kg; porta-malas, 200 l (c/ 7 lugares)