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Teste: Citroën C4 Picasso e Grand C4 Picasso, as minivans raiz

Com opções de 5 e 7 lugares, a minivan C4 Picasso promete retorno ao Brasil com muita tecnologia para atender a sua família, tenha ela o tamanho que tiver

Por Péricles Malheiros Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 24 abr 2018, 17h10 - Publicado em 18 jul 2017, 20h29
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  • Mostradas no Salão de 2016, só agora elas chegam às lojas
    Grand C4 Picasso (esquerda) e C4 Picasso (direita): antídoto contra os SUVs (João Mantovani/Quatro Rodas)

    Pai, mãe, dois filhos (um no cadeirão, outro no assento elevado), babá, sogro, sogra… Viu como nem é tão difícil assim lotar um carro de sete lugares? Pois bem, a Citroën viu.

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    Remando contra o tsunami global dos SUVs (que não raramente também têm sete lugares), a marca francesa segue como uma das poucas a apostar nas minivans.

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    E agora parece que vai colocar mais fichas na jogada: com as renovadas C4 Picasso (cinco lugares) e Grand C4 Picasso (sete lugares), ela pretende vender 1.000 unidades por ano. Nem é tanto assim, mas já representa um grande salto em relação às pífias 218 comercializadas em 2016.

    Fabricadas em Vigo, na Espanha, nem mesmo o facelift discreto e a exibição durante o Salão do Automóvel de São Paulo, no fim de 2016, diminuem o brilho dessa dupla.

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    Elegante, o C4 de cinco lugares parece ser da linha DS
    Elegante, o C4 de cinco lugares parece ser da linha DS (João Mantovani/Quatro Rodas)

    Nas ruas, muita gente as seguiu com os olhos, numa outra prova de que elas ainda despertam interesse. Se chamou a sua atenção também, prepare o bolso: o preço varia dos R$ 121.400 da C4 Picasso básica aos R$ 167.400 da Grand C4 Picasso completa.

    A motorização é velha conhecida do brasileiro: o confiável 1.6 THP de 165 cv a gasolina. Com turbo, intercooler e injeção direta, funciona acoplado a uma transmissão automática de seis marchas, formando uma dupla bastante eficiente, ou seja, econômica quando administrada com suavidade e bem disposta quando exigida.

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    Motor turbo de 4 cilindros faz de 0 a 100 km/h em 9,5 no C4 e 9,8 no Grand C4
    Motor turbo de 4 cilindros faz de 0 a 100 km/h em 9,5 no C4 e 9,8 no Grand C4 (João Mantovani/Quatro Rodas)

    Na pista, ambas aceleraram de 0 a 100 km/h abaixo dos 10 segundos, com consumo superior a 10 km/l na cidade e de cerca de 13 km/l na estrada.

    Como é de se esperar de um veículo tipicamente familiar, a suspensão privilegia o conforto, embora o conjunto traseiro trabalhe um tanto ruidoso.

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    Lado a lado, as diferenças entre as versões de cinco e sete lugares estão a partir da porta traseira. No perfil, a janela extra delimita bem a extensão que permitiu a instalação do par de bancos extras.

    O modelo de cinco lugares tem 4,43 metros de comprimento e 2,79 de entre-eixos. O maior mede, respectivamente, 4,6 e 2,84 metros. Saindo do perfil e chegando à traseira é que surgem as grandes diferenças.

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    Janela traseira destaca a área ampliada da Grand C4
    Janela traseira destaca a área ampliada da Grand C4 (João Mantovani/Quatro Rodas)

    O de cinco lugares, direcionado a um público mais jovem, tem um estilo mais esportivo, com lanternas horizontais. No de sete, a Citroën optou por um conjunto óptico de contorno sinuoso.

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    Ao contrário do que se imagina, o acesso à terceira fileira de bancos é fácil, pois a fila central corre sobre trilhos e tem bancos individuais e dobráveis – mesmo a versão de cinco lugares conta com essa facilidade.

    Os bancos dianteiros têm ajustes elétricos, ventilação e massagem
    Os bancos dianteiros têm ajustes elétricos, ventilação e massagem (João Mantovani/Quatro Rodas)

    Minivans de raiz, as C4 Picasso têm na modularidade e no espaço as suas grandes armas. Soluções como porta-objetos no assoalho e bandejas no encosto dos bancos, claro, têm presença garantida.

    Atrás, saídas de ar nas colunas e mesinhas
    Atrás, saídas de ar nas colunas e mesinhas (João Mantovani/Quatro Rodas)

    Até o câmbio colabora para reservar mais espaço para as pessoas, com sua alavanca seletora de marchas na coluna de direção, junto ao volante.

    Comando da transmissão é feito pela alavanca atrás do volante
    Comando da transmissão é feito pela alavanca atrás do volante (João Mantovani/Quatro Rodas)

    No porta-malas, o volume varia em função da posição dos bancos: de 537 a 630 litros na de cinco lugares e de 130 a 704 litros na de sete.

    Como os bancos são individuais fica fácil acomodar tudo e todos
    Como os bancos são individuais fica fácil acomodar tudo e todos (João Mantovani/Quatro Rodas)
    O porta-malas fica com apenas 130 litros de capacidade com os 7 lugares montados
    O porta-malas fica com apenas 130 litros de capacidade com os 7 lugares montados (João Mantovani/Quatro Rodas)

    Com a segunda fileira avançada e a terceira recolhida, ou seja, com bancos armados para cinco ocupantes, o volume máximo é de 575 litros.

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    Com 5 lugares a capacidade chega a 704 litros
    Com 5 lugares a capacidade chega a 704 litros (João Mantovani/Quatro Rodas)

    Cedidas para teste em suas versões mais completas, as duas minivans impressionam pelo elevado nível de itens de tecnologia, segurança e conforto.

    A ampla área envidraçada valoriza a tecnologia a bordo
    A ampla área envidraçada valoriza a tecnologia a bordo (João Mantovani/Quatro Rodas)

    Entre os equipamentos: telas de 7 e de 12 polegadas, faróis de xenônio direcionais, reconhecimento de leitura de placas de velocidade, sistema ativo de auxílio de estacionamento, bancos dianteiros com ventilação e massagem e teto panorâmico fixo.

    O painel conta com duas telas, de 7 e 12 polegadas
    O painel conta com duas telas, de 7 e 12 polegadas (João Mantovani/Quatro Rodas)

    E aí, seu planejamento familiar e a sua garagem têm espaço para uma dessas minivans?

    Veredicto

    Bonitas, completas, espaçosas e eficientes, as novas C4 têm todas as armas para enfrentar os SUVs de cinco e sete lugares. Só perdem em um ponto (crucial): são minivans, não SUVs.

    Preço das versões de 5 e 7 lugares

    Seduction

    Faróis de neblina, ar dualzone, sensor de farol, rodas 17, multimídia com tela de 7 polegadas, freio de estacionamento elétrico, assistente de rampa, controle de tração e estabilidade.

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    R$ 121.400 (5 lugares) R$ 131.400 (7 lugares)

    Intensive

    Seduction mais teto panorâmico, lanternas de led, faróis auxiliares de curva, faróis de xenônio, tela extra de 12 polegadas, câmera de ré, chave presencial.

    R$ 132.000 (5 lugares) R$ 142.000 (7 lugares)

    Intensive Confort

    Intensive mais bancos com couro e tecido, sistema de câmera 360 graus, alerta de ponto cego.

    R$ 141.900 (5 lugares) R$ 152.500 (7 lugares)

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    Intensive Luxe

    Intensive Confort mais bancos de couro, sistema de reconhecimento de placas de velocidade, sistema de alerta e correção de desvio involuntário de faixa, farol alto automático, tela nos apoios de cabeça dianteiros.

    R$ 152.000 (5 lugares) R$ 167.400 (7 lugares) – cores metálicas como as das fotos custam um adicional de R$ 1.540

    Teste de pista (com gasolina)

    C4 Picasso Grand C4 Picasso
    Aceleração de 0 a 100 km/h 9,5 s 9,8 s
    Aceleração de 0 a 1000 m 30,6 s – 171,5 km/h 30,9 s – 171,7 km/h
    Retomada de 40 a 80 km/h 3,9 s 4,2 s
    Retomada de 60 a 100 km/h 5,2 s 5,3 s
    Retomada de 80 a 120 km/h 6,4 s 6,7 s
    Frenagens de 60 / 80 / 120 km/h a 0 15,5/26,6/62,6 m 15,5/27/62,3 m
    Consumo urbano 10,6 km/l 10,3 km/l
    Consumo rodoviário 13,3 km/l 12,7 km/l

    Ficha Técnica

    C4 Picasso Grand C4 Picasso
    Motor 4 cil., gas., diant., transv., 1.598 cm3, 16V, turbo, 165 cv a 6.000 rpm, 24,5 mkgf a 1.400 rpm 4 cil., gas., diant., transv., 1.598 cm3, 16V, turbo, 165 cv a 6.000 rpm, 24,5 mkgf a 1.400 rpm
    Câmbio automático, 6 marchas,
    tração dianteira
    automático, 6 marchas,
    tração dianteira
    Suspensão McPherson (diant.) e eixo de torção (tras.) McPherson (diant.) e eixo
    de torção (tras.)
    Freios disco ventilado (diant.) e disco sólido (tras.) disco ventilado (diant.) e
    disco sólido (tras.)
    Direção elétrica elétrica
    Rodas e pneus 205/55 R17 205/55 R17
    Dimensões comprimento, 442,8 cm; largura, 182,6 cm; altura, 162,5 cm; entre-eixos, 278,5 cm; peso, 1.405 kg; porta-malas, 537 a 630 litros comprimento, 459,7 cm; largura, 182,6 cm; altura, 164,4 cm; entre-eixos, 284 cm; peso, 1.430 kg; porta-malas, 130 a 704 litros
    Preço De R$ 121.400 a R$ 152.000 De R$ 131.400 a R$ 167.400
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