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Teste: Audi Q3 Ambition 2.0 TFSI é tão rápido quanto um Golf GTI

Com 2.0 de 220 cv, Audi Q3 é alternativa pra quem não é fã de SUV`s

Por Henrique Rodriguez
Atualizado em 29 mar 2018, 21h12 - Publicado em 8 jan 2018, 20h21
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  • Versão tem para-choques e saias mais robustos
    Versão tem para-choques e saias mais robustos (Leo Sposito/Quatro Rodas)

    Apesar dos bons números de vendas, SUVs dificilmente estão entre os favoritos de quem é apaixonado por carro. Se este é seu caso, abra seu coração: o Audi Q3 Ambition, com motor 2.0 TFSI de 220 cv, tem temperamento totalmente diferente do dos Q3 com motor 1.4 TFSI flex de 150 cv ou o 2.0 de 180 cv.

    Motor de 220 cv e câmbio de sete marchas são os mesmos do Golf GTI
    Motor de 220 cv e câmbio de sete marchas são os mesmos do Golf GTI (Leo Sposito/Quatro Rodas)

    Vale ligar os pontos. O 2.0 com turbo e injeção direta e indireta dessa versão é o mesmo do Golf GTI. O câmbio automatizado de dupla embreagem S-Tronic de sete marchas tem uma marcha a mais, mas é tão rápido quanto o DSG de seis do Volks.

    No fim, hatch e  SUV aceleram igual: ambos cravaram 6,7 s no 0 a 100 km/h em nossa pista de testes. A vantagem sobre o Q3 de 180 cv é 1 s. E o consumo foi um pouco pior: caiu de 10,2 km/l para 9,7 km/l. O consumo rodoviário não mudou: 13,7 km/l.

    Câmbio S-Tronic: trocas bem rápidas
    Câmbio S-Tronic: trocas bem rápidas (Leo Sposito/Quatro Rodas)
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    Para o Q3, que pesa 248 kg a mais que o Golf, isso é quase um fenômeno físico. Mas vale lembrar que o SUV da Audi tem a tração integral Quattro a seu favor, com diferencial central Haldex, que distribui o torque entre os eixos de acordo com a demanda. Ou de acordo com o Audi  Drive Select, que também interfere na direção, câmbio e na velocidade das respostas do acelerador para melhorar o desempenho ou o consumo.

    Há uma pegada esportiva por parte da mecânica, mas a suspensão ainda trabalha em prol do conforto. Filtra bem as irregularidades do piso e garante rodar suave, mas sem permitir que o Q3 role muito em curvas – o que é ótimo para um SUV.

    Bancos são forrados de couro sintético
    Bancos são forrados de couro sintético (Leo Sposito/Quatro Rodas)

    O que poderia ser melhor é o espaço traseiro. Dois adultos viajarão com vão suficiente para pernas e ombros, mas quem tem mais de 1,80 metro reclamará da cabeça rente ao forro. Culpa do caimento do teto, que talvez seja responsável por manter o Q3 visualmente interessante ainda hoje, com cinco anos de Brasil.

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    Espaço traseiro é bom
    Espaço traseiro é bom (Leo Sposito/Quatro Rodas)

    A idade de projeto fica evidente mesmo é pelo painel. O controle do ar-condicionado digital por meio dos enormes botões giratórios está datado, assim como a tela da central multimídia, que precisa ser aberta e recolhida manualmente.

    Painel com grandes saídas de ar tem aspecto antigo
    Painel com grandes saídas de ar tem aspecto antigo (Leo Sposito/Quatro Rodas)
    Tela central multimídia precisa ser aberta e recolhida manualmente
    Tela central multimídia precisa ser aberta e recolhida manualmente (Leo Sposito/Quatro Rodas)
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    Os botões para navegação pelos menus e os controles do sistema de som no painel são difíceis de operar – a solução de posicioná-los no console central, adotada nos modelos mais recentes, é muito mais conveniente. Mas o acabamento de toque macio e os detalhes de aço escovado são de qualidade.

    Rodas são de liga leve e os pneus aro 18
    Rodas são de liga leve e os pneus aro 18 (Leo Sposito/Quatro Rodas)

    Duro é encarar o preço. Por R$ 210.990, o Ambition entrega faróis bixenônio, teto solar panorâmico, freio de estacionamento elétrico,  porta-malas com abertura elétrica, central MMI com navegador, bancos dianteiros com ajustes elétricos e retrovisores com rebatimento elétrico.

    Porta-malas tem abertura elétrica e 460 litros de capacidade
    Porta-malas tem abertura elétrica e 460 litros de capacidade (Leo Sposito/Quatro Rodas)
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    São itens esperados, mas faltam equipamentos banais como  câmera de ré, porta USB e sistema keyless de acesso e partida sem chave. Este último é vendido como opcional junto com o sistema de som Bose e o alerta de pontos cegos por R$ 8.000. Aí fica difícil: um Golf GTI completo, até mais equipado, custa R$ 168.487.

    SUV tem saídas de escape separadas
    SUV tem saídas de escape separadas (Leo Sposito/Quatro Rodas)

    Veredicto:

    É um SUV que anda como um hatch esportivo do mesmo porte. Mas faltam equipamentos e itens de segurança sofisticados para justificar o preço.

    Teste de pista (com gasolina)

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    Ficha técnica – Audi Q3 Ambition 2.0

     

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