Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Testamos o único Fiat Grand Siena que permite kit GNV sem perder garantia

Com kit de preparação oficial de fábrica, Fiat Grand Siena 1.4 dribla o fim da versão Tetrafuel para rodar no gás. Mas como fica o desempenho?

Henrique RodriguezPor Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 22 Maio 2020, 12h42 - Publicado em 20 Maio 2020, 07h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • siena
    Grade preta surgiu na linha 2020. Quer faróis de neblina? Nem opcionais são (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    O gás natural veicular (GNV) andava um pouco esquecido, mas a Fiat quer voltar a explorá-lo como argumento de venda no Grand Siena. Não, a versão Tetrafuel (lançada em 2007 no antigo Siena e fora de linha desde 2016) não está de volta.

    Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine com 64% de desconto.

    Mas algumas peças do motor 1.4 preparado para usar GNV, gasolina com mistura de etanol, gasolina pura e etanol podem equipar a versão 1.4 Attractive para facilitar uma futura instalação de um kit para GNV.

    siena
    O botão de abertura do porta-malas, antes no logotipo, não existe mais (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    É uma estratégia diferente do que já se viu. O Astra Sedan Multipower, lançado em 2002, e o Siena Tetrafuel saíam de fábrica com kit GNV instalado ainda na linha de produção (com direito a indicadores do gás integrados ao computador de bordo, no caso do Fiat).

    Volkswagen Santana e Kombi tiveram opção de receber gás natural ainda na concessionária, sem comprometer a garantia, a partir de 2003. Já a Ford Ranger 2.3 ficou liberada para ter o kit instalado em oficinas credenciadas em 2006.

    Fiat Grand Siena 1.4 Attractive preparação para GNV (4)
    Interior é o mesmo de 2012 e até o descanço de pé
    é item opcional (Fernando Pires/Quatro Rodas)
    Continua após a publicidade

    Qualquer Grand Siena pode receber um kit GNV, mas, para não perder a garantia (de um ano para o carro e 3 anos para motor e câmbio), só se for da versão Attractive 1.4, de R$ 53.990, e tiver a predisposição para GNV, que custa R$ 690, e inclui componentes preparados para lidar melhor com as características do gás. Não é caro e evita custo extra em regiões sem postos de gás.

    Além disso, a instalação precisa ser feita em uma empresa homologada pelo Inmetro e o kit usado, um de quinta geração, o mais moderno para carros com injeção multiponto.

    Tem injetores independentes para cada um dos cilindros em vez de mangueira ligada aos dutos de admissão, como nos kits de terceira geração, e sistema de gerenciamento eletrônico capaz de corrigir seus parâmetros automaticamente, evitando as constantes regulagens manuais.

    Fiat Grand Siena 1.4 Attractive preparação para GNV (5)
    Posição de dirigir é elevada e banco carece de apoio lombar (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Além disso, a partida é sempre feita com o combustível líquido que estiver no tanque. O custo do kit fica ao redor dos R$ 4.500, mas a Fiat estima que quem roda mais de 3.000 km por mês consegue recuperar a diferença em menos de um ano.

    Continua após a publicidade
    Fiat Grand Siena 1.4 Attractive preparação para GNV (6)
    O espaço para pernas e cabeça atrás é bom (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    A predisposição inclui o mesmo cabeçote da versão Tetrafuel, com com válvulas e sede de válvulas feitos de material mais resistente e com ângulos otimizados, e o coletor de admissão com paredes reforçadas e já com as pré-furações para a instalação dos bicos injetores de gás na posição ideal e sem risco de quebra.

    O carro também acompanha um guia de instalação para a convertedora, com procedimento para a desmontagem dos componentes necessários para o serviço e recomendações para a colocação das peças do kit.

    Fiat Grand Siena 1.4 Attractive preparação para GNV (11)
    Os cilindros somam 15 m³ de capacidade (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    A unidade testada recebeu dois cilindros assimétricos, com capacidade total de 15 m³ (2 m³ a mais que o Tetrafuel), mas o porta-malas com capacidade original de 520 litros ainda preserva espaço maior que o de um hatch compacto, por exemplo.

    Continua após a publicidade

    Se a versão com GNV de fábrica gerenciava sozinha qual combustível usar, dependendo de como o motor era exigido, no Grand Siena convertido o motorista precisará agir caso demande mais força: neste carro a chave comutadora fica à frente do porta-copos. A transição entre combustíveis é suave e por vezes necessária.

    Válvula de abastecimento é instalada em área livre do motor
    Válvula de abastecimento é instalada em área livre do motor (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Mesmo que a diferença entre as medições de desempenho com gasolina e GNV seja pequena (veja quadro abaixo), o Grand Siena é naturalmente lento.

    Mas a principal qualidade do 1.4 8V de até 88 cv e 12,4 kgfm, que é o torque em baixas rotações com gasolina, some com o GNV.

    A perda de desempenho inerente ao combustível gasoso o deixa com o pique da versão 1.0 (que custa R$ 48.990).

    Continua após a publicidade

    Por sinal, a versão Tetrafuel tinha 75 cv e 10,7 kgfm usando GNV, mesma potência do 1.0 8V, que tem 9,9 kgfm. Mas quem vai correr no trânsito?

    Fiat Grand Siena 1.4 Attractive preparação para GNV (7)
    Comutador ainda tem luz que indica pane no sistema de GNV (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Posicionado abaixo do Cronos, o Fiat Grand Siena tem visual antigo (ganhou apenas nova grade e logotipos na linha 2020), acabamento mais simples e só o trivial de série: ar-condicionado, vidros elétricos dianteiros, direção hidráulica, computador de bordo e rodas de aço aro 15 (as rodas de liga leve custam R$ 1.290).

    Fiat Grand Siena 1.4 Attractive preparação para GNV (10)
    Na transição entre combustível líquido e gasoso todos os leds piscam (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    A Fiat aposta na mecânica barata e na possibilidade de manter a garantia usando GNV para conquistar quem roda muito. Mas quem roda muito também precisa de conforto e boa parte dele está na lista de opcionais.

    Continua após a publicidade

    Ajuste de altura da direção, retrovisores elétricos e na cor do veículo, banco do motorista com ajuste de altura somam R$ 2.000. Já o volante de couro com comandos do som, o rádio com CD e Bluetooth, e os sensores de estacionamento traseiro custam mais R$ 2.300.

    Haja gás natural para compensar a instalação do kit e tantos opcionais que deveriam ser de série.

    Teste com gasolina

    Teste com GNV

    Aceleração
    0 a 100 km/h: 15,8 s
    0 a 1.000 m:
    36,8 s – 141 km/h
    Velocidade máxima
    n/d
    Retomada
    3ª 40 a 80 km/h: 9,7 s
    4ª 60 a 100 km/h: 15,2 s
    5ª 80 a 120 km/h: 22,9 s
    Frenagens
    60/80/120 km/h – 0 m: 15,8/28,1/66,1 m
    Consumo
    Urbano: 12,5 km/l
    Rodoviário: 16,2 km/l
    Aceleração
    0 a 100 km/h: 16,5 s
    0 a 1.000 m:
    37,3 s – 141 km/h
    Velocidade máxima
    n/d
    Retomada
    3ª 40 a 80 km/h: 9,8 s
    4ª 60 a 100 km/h: 15,3 s
    5ª 80 a 120 km/h: 23,1 s

    Ficha técnica – Fiat Grand Siena 1.4 Attractive

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da edição de maio da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    Capa edição de maio – 733
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.