Os testes que fazemos com todos os carros de Longa Duração aos 1.000 km e aos 60.000 km servem como uma espécie de exame clínico: resultados muito diferentes podem indicar algum problema de saúde. Aliás, a análise comparativa vai além dos números. Aproveitamos a segunda passagem pelo campo de provas também para um check-up geral. Nele, vemos o quanto o acabamento ficou mais barulhento, se a suspensão passou a ranger, a direção a estalar. Já com 60.000 km – e sua missão cumprida –, a S10 foi a bola da vez.
A análise dos resultados não revelou nenhuma grande discrepância. Lógico que somente o desmonte permite uma análise precisa, mas pelo que apresentou na pista, nenhum grande mal acomete o motor da picape.
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As retomadas ficaram mais rápidas, enquanto o consumo não teve melhoras – continua bem alto. As frenagens variaram conforme a velocidade. Mas há algo que, mesmo antes do desmonte, dá para afirmar sem medo: nossa S10 está bem mais ruidosa hoje do que na época de estreia. É quase uma unanimidade entre os que a dirigiram nos últimos 10.000 km: acabamento e suspensão são a dupla do barulho na picape.
Especialmente por pertencer a uma categoria na qual robustez mecânica e durabilidade são alardeadas como ponto forte, a S10 tem muito a provar no desmonte. A ver…
1.010 km | 60.000 km | |
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Aceleração de 0 a 100 km/h | 10,9 s | 11,7 s |
Retomada de 40 a 80 km/h | 8,3 s | 8 s |
Retomada de 60 a 100 km/h | 13,3 s | 12,7 s |
Retomada de 80 a 120 km/h | 21 s | 19,5 s |
Frenagem de 60 km/h a 0 | 16,8 m | 19 m |
Frenagem de 80 km/h a 0 | 29,8 m | 31,7 m |
Frenagem de 120 km/h a 0 | 68,8 m | 67,8 m |
Consumo urbano | 4,7 km/l | 4,7 km/l |
Consumo rodoviário | 7,1 km/l | 6,9 km/l |
Ruído PM / RPM máximo | 37,8 / 74,4 dBA | 37,5 / 71,1 dBA |
Ruído a 80 / 120 km/h | 59,6 / 68,7 dBA | 62,3 / 69,4 dBA |
CONSUMO | |
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No mês | 5,1 km/l com 100% de rodagem na cidade |
Desde janeiro 2015 | 5,8 km/l com 21,9% de rodagem na cidade |
Combustível | etanol |
GASTOS NO MÊS | |
Combustível | R$ 176 |
FICHA TÉCNICA | |
Versão | LTZ 2.5 |
Motor | dianteiro, longitudinal, 4 cil., flex, 206/197 cv a 6.000/6.300 rpm, 27,3/26,3 mkgf a 4.400 rpm |
Câmbio | manual, 6 marchas, 4×4 |