Por Péricles Malheiros
2 361 km
Todo carro de Longa Duração é submetido por duas vezes a uma bateria completa de testes em nossa pista, em Limeira (SP): a primeira assim que o hodômetro supera os 1 000 km e a segunda aos 60000 km, às vésperas do desmonte geral do carro. O Up!, caçula da frota, é o debutante do mês.
ACELERAÇÃO O motor 1.0 três-cilindros estreou no Fox, mas foi no Up! que ele passou a chamar a atenção do público. Na pista, o Up! de Longa fez bonito, garantindo ao hatch uma aceleração 0 a 100 km/h em 14,5 segundos, a melhor entre os rivais 1.0.
RETOMADA As provas de retomada de velocidade servem como indicadores do nível de fôlego (e, por consequência, de segurança) nas ultrapassagens. Desta vez, os números ficaram na média do seg- mento. Com 8,9 segundos na prova de 40 a 80 km/h, o Up! é o único a baixar da casa dos 9 segundos, mas perde para o HB20 (também movido por um 1.0 três-cilindros), nas retomadas de 60 a 100 km/h (14,8 ante 14,4 segundos) e de 80 a 120 km/h (26,1 e 24 segundos).
FRENAGEM A carroceria com aços especiais e de deformação programada garantiu ao Up! excelente performance nos testes de colisão. Os freios, porém, não lhe proporcionam igual superioridade na hora de parar: o Up! saiu de Limeira com números de frenagem na média do segmento.
RUÍDO Nosso decibelímetro testemunhou: o Up! é mais silencioso que os rivais, tanto em ponto morto quanto em rotação máxima.
CONSUMO De concepção moderna, o três-cilindros dá show de eficiência: mesmo com performance melhor ou na média do segmento, o Up! tem apetite moderado. Na cidade, ele é imbatível, com média de 9,5 km/l de etanol, o mais econômico dos 1.0 recentemente testados por QUATRO RODAS.
No mês: 8,9 km/l com 64,3% de rodagem na cidade
Desde jun/14: 8,9 km/l com 64,3% de rodagem na cidade
Combustível: etanol
PRINCIPAIS OCORRÊNCIAS
183 km Após o uso, lavador deixa escorrer água no vidro traseiro
722 km Vidro dianteiro esquerdo se movimenta com dificuldade
GASTOS NO MÊS
Combustível: R$ 547
Lavador traseiro baba água após o acionamento