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Ranking de Testes: consumo de hatches e sedãs compactos

Motor 1.0 TSI da VW ainda lidera, mas os novos 1.0 e 1.3 FireFly da Fiat já ocupam boas posições

Por Redação Atualizado em 19 jan 2017, 14h56 - Publicado em 23 set 2016, 15h51

Ranking de testes: consumo de hatches e sedãs compactos

Consumo de combustível é um dos assunto mais comentado pelos leitores de QUATRO RODAS. Uma das críticas mais comuns refere-se ao confronto das nossas médias com as que os donos dos carros conseguem obter – ora inferiores, ora superiores às nossas.

O que podemos afirmar: o principal agente nas médias de consumo é o motorista. Por isso, pessoas diferentes SEMPRE irão obter números diferentes no mesmo carro – não apenas por causa da maneira de guiar, mas também devido às variações de terreno, altitude, estado de conservação do veículo e período de rodagem.

Para reduzir ao máximo a influência do motorista em nossas medições, a metodologia de QUATRO RODAS é padronizada, com rotinas específicas que o piloto deve seguir, e sempre realizadas num mesmo local – a pista de testes da TRW em Limeira (SP). Isso elimina as variáveis, e nos ajuda a criar referências a partir das quais diferentes veículos podem ser comparados.

Quando afirmamos que o veículo X fez 12,7 km/l em nosso teste e que o veículo Y fez 11,8 km/l, isso não significa necessariamente que os proprietários dos mesmos carros irão conseguir obter os mesmos números, e sim que, quando submetidos às mesmas condições, o carro X será 7% (ou 0,9 km/l) mais econômico que o Y.

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Os ciclos de ensaio são exclusivos da QUATRO RODAS e foram elaborados com base nas normas técnicas NBR 6601 e EU 94/14. Para chegar às médias são feitas diversas passagens. Os carros rodam nos dois sentidos da pista para anular os efeitos que o vento possa vir a ter sobre os resultados. Todos os testes são feitos com os vidros e entradas de ar fechados e o ar-condicionado, desligado.

Os pneus são calibrados segundo especificações do fabricante e os tanques são totalmente abastecidos – gasolina no caso de modelos bicombustíveis — salvo exceções, como carros elétricos ou movidos a diesel. A calibragem dos pneus é feita com a borracha fria, com ar, e observando as orientações do manual.

Em todas as passagens, repetimos uma rotina que requer velocidades e passagens de marcha em pontos pré-estabelecidos. Esses dois critérios precisam ser preenchidos em todos os trechos do percurso. Isso garante que o motorista não acelere mais ou menos a cada passagem. E que a pressão no acelerador não varie de motorista para motorista. É isso que garante a repetibilidade do teste.

QUATRO RODAS também descarta os resultados mínimos e máximos das passagens, calculando a média das passagens intermediárias. Na rua, em condições normais, todos nós podemos conseguir consumos diferentes. Há condições de rodagem que podem até favorecer um consumo superior de forma momentânea. Porém, esses resultados são descartados por nós. Lembre-se: padronizamos as condições da medição para obter comparabilidade entre diferentes carros.

Confira abaixo nosso ranking de consumo urbano (com gasolina) para hatches e sedãs compactos. Estão inclusos na lista apenas modelos que estão à venda no mercado, em suas atualizações mais recentes.

Consumo urbano (com gasolina)

VW Speed Up! 1.0 TSI MT 14,5 km/l
Fiat Mobi Drive 1.0 Firefly MT 14,3 km/l
VW Take Up! 1.0 MT 14,2 km/l
VW Fox Bluemotion 1.0 MT 14,2 km/l
Fiat Uno Attractive 1.0 Firefly MT 13,7 km/l
VW Gol Trendline 2P 1.0 MT 13,2 km/l
Fiat Uno Way 1.3 Firefly MT 13,1 km/l
VW Gol Comfortline 4P 1.0 MT 13,0 km/l
Kia Picanto 1.0 AT 12,7 km/l
Chery QQ 1.0 MT 12,6 km/l
10º Ford Ka+ 1.0 MT 12,5 km/l
Peugeot 208 Active 1.2 PureTech MT 12,5 km/l
Citroën C3 1.2 PureTech MT 12,5 km/l
Ford Fiesta Titanium 1.0 EcoBoost AT 12,5 km/l
11º Suzuki Swift Sport R 1.6 MT 12,4 km/l
12º Chevrolet Prisma 1.4 Eco AT 12,3 km/l
13º Ford Ka+ SEL 1.5 MT 12,1 km/l
14º Hyundai HB20 Comfort 1.0 MT 12,0 km/l
15º Ford Ka SEL 1.5 MT 11,9 km/l
Fiat Mobi Way On 1.0 MT 11,9 km/l
16º Nissan Versa Unique 1.6 CVT 11,8 km/l
Toyota Etios sedã XLS 1.5 AT 11,8 km/l
Nissan Versa Unique 1.6 CVT 11,8 km/l
17º Toyota Etios XLS 1.5 AT 11,7 km/l
Nissan March SL 1.6 CVT 11,7 km/l
18º Ford Fiesta Sport 1.6 MT 11,6 km/l
19º Ford Ka SE 1.0 MT 11,5 km/l
20º JAC J2 1.4 MT 11,4 km/l
21º Ford Fiesta Titanium 1.6 AT 11,3 km/l
Chevrolet Onix Activ 1.4 AT 11,3 km/l
22º Hyundai HB20 1.6 MT 11,2 km/l
Nissan March S 1.0 MT 11,2 km/l
Renault Sandero Expression 1.0 MT 11,2 km/l
23º Renault Logan Dynamique 1.6 MT 11,1 km/l
24º Fiat Mobi Like On 1.0 MT 11,0 km/l
Chevrolet Onix LTZ 1.4 Eco MT 11,0 km/l
25º Renault Sandero Dynamique 1.6 MT 10,9 km/l
26º Hyundai HB20 Premium 1.6 AT 10,8 km/l
Hyundai HB20S Premium 1.6 AT 10,8 km/l
27º Renault Logan 1.6 AT 10,7 km/l
28º Fiat Punto Essence 1.6 MT 10,6 km/l
VW Gol Highline 1.6 MT 10,6 km/l
29º Fiat Palio Essence 1.6 MT 10,5 km/l
30º Chevrolet Cobalt Elite 1.8 AT 10,4 km/l
Fiat Grand Siena Essence 1.6 MT 10,4 km/l
31º Hyundai HB20 Comfort Style 1.0 Turbo MT 10,0 km/l
32º Fiat Palio Attractive 1.0 MT 9,9 km/l
33º Renault Sandero Stepway 1.6 MT 9,8 km/l
34º Chery Celer 1.5 MT 9,7 km/l
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