Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

R$ 529.990: Ram 1500 Limited cobra um C3 por itens de SUVs de alto luxo

Picape chega em duas versões e parte de R$ 529.990 e traz luxos como suspensão a ar, tração 4x4 automática e tela de tablet como central multimídia

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 18 Maio 2023, 18h30 - Publicado em 18 Maio 2023, 17h03

Mesmo segura da liderança no segmento com a 1500, a Ram não assistirá de braços cruzados a chegada de Ford F-150 e Chevrolet Silverado ao Brasil. Como resposta, a marca apresenta a 1500 Limited, versão mais luxuosa de sua picape de entrada, que estreia com o título de mais cara do país.

Ela parte de R$ 529.990 na versão standard e de R$ 539.990 na Night Edition, que troca os cromados externos por acabamentos em preto brilhante. São R$ 73.000 a mais que a Rebel, até então a única opção da 1500 vendida por aqui, de apelo esportivo e menos luxuosa.

O conjunto mecânico da Limited é praticamente o mesmo da Rebel: estão lá o motor 5.7 V8 de 400 cv e 56,7 kgfm, e o câmbio automático de oito marchas.

Na Limited, porém, há duas exclusividades. A primeira é a suspensão a ar, com cinco níveis de altura: normal, off-road 1, off-road 2, aero e park. A segunda é o modo automático na tração 4×4, que pode acionar a reduzida automaticamente assim que sentir necessidade ao detectar uma situação mais extrema no off-road.

RAM_1500_Limited_0087

Continua após a publicidade

Outras diferenças estão nas capacidades das duas versões. A mais nova pode levar até 528 kg na caçamba, contra 610 kg da Rebel. Uma Fiat Strada Ranch carrega até 600 kg. No reboque, a 1500 Limited pode puxar até 3.647 kg, contra 4.935 kg da Rebel. O volume da caçamba é o mesmo, de 1.200 litros.

Segundo a Ram, isso acontece pela diferença de peso das picapes (a Limited é 82 kg mais pesada), pelo posicionamento de mercado e por outras questões técnicas, como pneus e suspensão.

RAM_1500_Limited_0087
(Divulgação/Ram)

A dirigibilidade de ambas as versões é parecida, mas a Limited mostra que tem um apelo mais urbano – até pelas imensas rodas de 22 polegadas, calçadas com pneus 285/45.

O rodar (apesar do conjunto de rodas e pneus) é macio e silencioso, a suspensão absorve bem as irregularidades do solo e ignora elevações e lombadas de menor relevo.

RAM_1500_Limited_0087
(Divulgação/Ram)

As acelerações são rápidas e acompanhadas de um belo ronronar do motor V8, mas é possível sentir que há muito peso para ser puxado. O câmbio também carece de mais agilidade, mas foca no conforto e na tentativa de economizar combustível.

Continua após a publicidade

De acordo com a Ram, a 1500 Limited vai de 0 a 100 km/h em 7,7 segundos, contra 6,4 s na Rebel. Já o consumo, também segundo a marca, fica em 5,5 km/l na cidade e 7,2 km/l na estrada.

RAM_1500_Limited_0087
(Divulgação/Ram)

Por fora, a maior diferença visual da versão topo de linha para a esportiva fica na dianteira. Os faróis full-led são exclusivos, mais afilados, e com dois projetores. A grade também é inédita, em um formato hexagonal, com tramas horizontais e que parecem “abraçar” os faróis, com apliques acima e abaixo dos conjuntos de iluminação.

Toda a grade e o para-choque são cromados – em alguns instantes falaremos sobre a versão Night Edition. De lado, as rodas mesclam elementos cromados e em cinza, há mais cromados nas janelas, nos retrovisores e nos frisos das portas.

RAM_1500_Limited_0087
(Divulgação/Ram)

Outra exclusividade da Limited é o estribo elétrico, que se revela ao abrir alguma das portas e se esconde ao fechá-la. Ainda de perfil, há os Ram Box, os compartimentos nas laterais da caçamba (em ambos os lados), com 107 litros cada um.

Compartilhe essa matéria via:

Na traseira, o para-choque é cromado, assim como as duas ponteiras de escape, e há mais um item restrito a esta versão: o Bed Step, um degrau que pode ser puxado com os pés para ajudar a subir na caçamba. Ele só pode ser utilizado quando a tampa for aberta no modo lateral (como na Fiat Toro). A 1500 tem os modos lateral e convencional, para baixo, na abertura da tampa.

Continua após a publicidade
RAM_1500_Limited_0087
(Divulgação/Ram)

A versão Night Edition, esta sim a picape mais cara do país, se diferencia por detalhes estéticos externos. Faróis e lanternas ganham máscara negra, os para-choques passam a ser na cor da carroceria e ganchos de reboque, grade, logotipos, capa do retrovisor, maçanetas, rodas, molduras das janelas e ponteiras de escapamento são pintados em preto brilhante.

A cabine tem aparência mais discreta e luxuosa em relação à Rebel, com predominância do preto em couros e madeiras (estes legítimos), e em plásticos (foscos e brilhantes). Todo o acabamento é caprichado, com materiais de alta qualidade, e há muito espaço para guardar objetos.

RAM_1500_Limited_0087
(Divulgação/Ram)

Entre os equipamentos, há piloto automático adaptativo, frenagem automática de emergência, multimídia de 12”, aquecimento e ventilação em todos os bancos, carregador de celular por indução e teto solar elétrico. O quadro de instrumentos digital de 12” é outra particularidade da 1500 Limited.

Quem ocupar os bancos traseiros terá muito conforto, com espaço de sobra para pernas e cabeça para três ocupantes, já que o assoalho da picape é plano. Os bancos têm inclinação manual do encosto. Há saídas de ar-condicionado e quatro portas USB.

RAM_1500_Limited_0087
(Divulgação/Ram)

A Ram 1500 Limited busca justificar o título de picape mais cara do país se autodenominando também como a mais luxuosa e tecnológica – do que não dá para discordar.

Continua após a publicidade

Ficha Técnica – Ram 1500 Limited

Preço: R$ 529.990
Motor: gasolina, dianteiro, long., V8, 5.654 cm3, 16V, 400 cv a 5.600 rpm, 56,7 kgfm
a 3.950 rpm
Câmbio: automático, 8 marchas, tração 4×4 aut.
Suspensão: duplo A (diant.), eixo rígido five-link (tras.)
Freios: disco ventilado (diant.)
e sólido (tras.)
Direção: elétrica
Pneus: 285/45 R22
Dimensões: compr., 5,92 cm; largura, 208,5 cm; altura, 197,2 cm; entre-
-eixos, 367 cm; peso, 2.692 kg; tanque, 98 l; caçamba, 1.200 l; compart. laterais, 107 l (cada); capac. de carga, 528 kg; capac. de reboque, 3.647 kg
Desempenho: 0 a 100 km/h, 7,7 s (Dado de fábrica)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Os automóveis estão mudando.
O tempo todo.

Acompanhe por QUATRO RODAS.

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.