O primeiro Porsche 718 a carregar a sigla RS no nome é também o mais extremo da história e o carro mais barulhento já testado por QUATRO RODAS. Nada disso, porém, é um problema, já que tudo isso faz do 718 Cayman GT4 RS um dos modelos mais impressionantes já produzidos em Stuttgart, na Alemanha. Assista ao vídeo abaixo para conhecer todos os detalhes e ouvir o ronco, e veja a galeria de imagens no final desta matéria.
Basicamente um carro feito para as pistas, mas com autorização para rodar nas ruas, o 718 GT4 RS dispensa qualquer conforto físico e acústico em nome da adrenalina. Em centros urbanos, o modelo é cansativo, já que a suspensão é rígida, a direção é pesada e ele é muito baixo – para compensar, este é o primeiro 718 com elevação eletrônica da dianteira, que eleva em até 3 cm sua altura para superar rampas, lombadas e valetas.
Basta entrar em uma rodovia ou em alguma via de asfalto mais caprichado para entender do que o esportivo é capaz. Colado ao chão e dono de uma forte interação com o motorista, o Porsche instiga as aceleradas.
Isso vem de três principais motivos: o prazer ao dirigir, o motor e a falta de isolamento acústico. Já falamos sobre o prazer ao dirigir, então vamos ao motor, que é exatamente o mesmo 4.0 de seis cilindros aspirado do 911 GT3, mas com 10 cv a menos, ou seja, 500 cv e 45,9 kgfm. A potência “reduzida”, porém, não faz falta, já que a relação de peso/potência é a mesma do 911 GT3: 2,8 kg/cv.
O terceiro ponto é a experiência sonora do GT4 RS. Com uma redução de materiais de isolamento acústico, que ajuda também na redução de peso, o modelo tem um ronco capaz de arrepiar até mesmo quem não é tão aficionado por carros.
Apenas com óbvios isolamentos de segurança, o motor fica logo atrás do motorista, sem qualquer separação. Ou seja, é possível ouvir tudo o que acontece com ele, inclusive a admissão do ar, já que o ar é captado onde seriam as janelas laterais espia, quase ao lado dos ocupantes.
O ápice vem entre os 8.000 e 9.000 rpm, logo antes das trocas de marcha, quando o 718 GT4 RS emite um “berro” metálico, rasgado, diferente de tudo o que há no mercado atualmente.
Em conjunto com o motor está o câmbio automático PDK de sete marchas, com funcionamento extremamente rápido e preciso. Ele tem o mesmo conjunto de engrenagens do 991 II GT3 RS, vetorização de torque, diferencial de deslizamento limitado do 991 II GT3, além da menor relação entre marchas entre todos os modelos GT.
Com essa combinação, segundo os nossos testes, o modelo é capaz de ir de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos (mais rápido que o 911 GT3). O ronco invade a cabine e ele foi o carro mais barulhento já testado por aqui. Em rotação máxima, foi registrada a alta marca de 85,2 dB.
Entre outros pontos, que você pode ver mais detalhadamente no vídeo, o modelo tem rodas de magnésio de 20 polegadas (oriundas do pacote opcional Weissach, que custa mais de R$ 130.000), capô, para-lamas, asa traseira e entradas de ar em fibra de carbono, gaiola de aço na traseira e interior que mistura luxo e esportividade.
Ele fica devendo em itens de conectividade e assistência de condução, mas quem liga em um carro como esse?
Galeria de imagens
Veredicto
O Porsche 718 Cayman GT4 RS oferece tudo de melhor que um superesportivo pode oferecer, mas de uma maneira ainda mais extrema. Mais do que isso, ele marca a despedida do 718 como conhecemos hoje, já que sua próxima geração será elétrica.
Ficha Técnica – Porsche 718 Cayman GT4 RS
Motor: gasolina, central, long., 6 cilindros, aspirado, 3.996 cm³, 24V, 500 cv a 8.400 rpm, 45,9 kgfm a 6.750 rpm
Câmbio: automatizado (PDK), 7 marchas, tração traseira
Direção: elétrica, 11,4 m (diâmetro de giro)
Suspensão: duplo A (diant. e tras.)
Freios: disco de carbono-cerâmica ventilado nas quatro rodas
Pneus: 245/35 R20 (dianteira) e 295/30 R20 (traseira)
Dimensões: compr., 445,6 cm; larg., 182,2 cm; alt., 126,7 cm; entre-eixos, 248,2 cm; peso, 1.415 kg; porta-malas, 125 l; tanque de combustível, 64 l
Teste – Porsche 718 Cayman GT4 RS
Aceleração
0 a 100 km/h: 3,7 s
0 a 1.000 m: 20,9 s – 257,1 km/h
Velocidade máxima 318 km/h*
Retomadas
D 40 a 80 km/h: 2,2 s
D 60 a 100 km/h: 2,1 s
D 80 a 120 km/h: 2,1 s
Frenagens
60/80/120 km/h a 0: 12,4/21,6/48,5 m
Consumo
Urbano: 6,4 km/l
Rodoviário: 9,2 km/l
Ruído interno
Neutro/rpm máx.: 59,6/85,2 dBA
80/120 km/h: 72,8/76,5 dBA
Aferição
Velocidade real a 100 km/h: 97 km/h
Rotação do motor a 100 km/h em 7a marcha: 2.750 rpm
Volante: 2,5 voltas
Seu Bolso
Preço básico: 1.170.000