Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Por R$ 244.950, Volvo XC40 Recharge é híbrido que entrega mais por menos

Na linha 2021 todas as versões do Volvo XC40 são híbridas e a de entrada Momentum traz bom custo-benefício por ser completa, econômica e vigorosa

Por Isadora Carvalho Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 19 mar 2021, 02h47 - Publicado em 23 fev 2021, 17h18
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Volvo XC40 Recharge
    XC40 de entrada ganha motorização híbrida (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Não é segredo pra ninguém que a Volvo pretende eletrificar por completo, ainda em 2021, sua linha de modelos no Brasil. Para um passo importante como esse, a democratização da motorização híbrida é providencial e esse movimento começa pelo seu menor e mais barato SUV, o XC40.

    Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 7,90

    Na linha 2021, as versões de entrada Momentum e Inscription também passam a ter a combinação de motor 1.5 com um motor elétrico alimentado por baterias recarregáveis, como já estava disponível para a versão topo de linha R-Design. 

    O que também mudou foi o nome do modelo que agora adota o nome Recharge – como forma de reforçar o atributo de ser um híbrido recarregável – ou plug-in, alusivo à recarga da bateria em tomada.

    E a Volvo fez bem em chamar atenção para essa característica pois é ela que torna o XC40 único no segmento dos SUVs Premium. Entre seus rivais diretos estão modelos como Toyota RAV4 e Lexus UX, também híbridos, mas não podem ser recarregados na tomada, só por meio da recuperação da energia cinética dos freios e do próprio motor a combustão. 

    Volvo XC40 Recharge
    A linha 2021 do SUV já conta com a limitação de velocidade a 180 km/h (Fernando Pires/Quatro Rodas)
    Continua após a publicidade

    E esse atributo traz uma vantagem significativa em termos de economia de combustível, que inclusive, é uma das principais bandeiras levantadas por qualquer modelo híbrido. Especialmente por ter bateria maior e poder rodar mais tempo sem acionar o motor a gasolina.

    Ao compararmos os três modelos na nossa aferição de consumo em pista já é possível observar como o modelo sueco sai na frente. O XC40 Recharge Momentum registrou médias de consumo de 25 km/l na cidade e 22,3 km/l na estrada – enquanto o Lexus e o Toyota consumiram respectivamente 22,3 km/l e 12,5 km/l no ciclo urbano e 16,5 km/l e 15,3 km/l no rodoviário.

    Portanto, uma diferença significativa e que justifica o trabalho de colocar o carro pra carregar em casa, no escritório ou mesmo nos vários postos de recarga rápida espalhados nas principais capitais do país. Outra vantagem do plug-in é a possibilidade de rodar até 47 quilômetros no modo 100% elétrico – portanto, sem gastar uma gota de gasolina. É autonomia suficiente para cumprir as tarefas do dia a dia.

    Volvo XC40 Recharge
    Inscrição “Recharge” está presente em todas as versões do XC40 (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Essa inscrição “Recharge”, inclusive, é exibida na coluna C e na soleira da porta, assim como na plaqueta na parte traseira. As novas rodas de 19 polegadas com novo design arrematam as mudanças de estilo da linha 2021.

    Continua após a publicidade
    Volvo XC40 Recharge
    (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    0 a 100 km/h em 7 segundos

    Nos nossos testes também pudemos constatar que o sueco entrega também mais potência e desempenho com o seu motor de 3 cilindros 1.5 de 180 cv somado ao elétrico que rende mais 82 cv – a potência combinada chega a 262 cv e 43,3 kgfm de torque. Enquanto a dupla japonesa rende uma potência combinada de 181 cv para o Lexus e 222 cv para o Toyota.

    E no desempenho o XC40 sai da imobilidade e alcança 100 km/h em 7,6 segundos, enquanto o RAV 4 fez em 8,7 segundos e o Lexus em 11 segundos. 

    Sustentável e vigoroso

    O Volvo XC40 tem cinco modos de condução e, devido a todo o desempenho já citado, o modo Pure já surpreende com o torque instantâneo, característica própria dos elétricos e torna qualquer ida ao mercado bem mais emocionante.

    Volvo XC40 Recharge
    XC40 conta com cinco modos de condução (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    O motor 1.5 só acorda quando se pisa mais fundo no acelerador e o bom isolamento acústico da cabine tornam quase imperceptível o seu funcionamento. Só mesmo a vibração do tricilíntrico nas arrancadas é que destoa de toda a paz na cabine. E quando ele é acionado o modo Hybrid entra em ação automaticamente.

    Continua após a publicidade

    Mas é no modo Power que é possível ter a certeza de que se conhece melhor a face esportiva dos 262 cv. Os dois motores, em vez de se alternar, passam a trabalhar juntos em prol da máxima performance. O corpo gruda no encosto do banco a qualquer encostada no pedal do acelerador que se torna bem mais arisco e a direção, que até então priorizava o conforto, se torna mais direta e comunicativa transmitindo a mínima imperfeição do piso. Inclusive dá a impressão de que os pneus não sabem lidar com tanta força. 

    A relação das marchas da boa transmissão de dupla embreagem e sete velocidades torna-se mais dinâmica e as trocas, que no Hybrid aconteciam entre 1.500 ou 2.000 giros, passa a acontecer aos 3.000 rpm, tornando a tocada bem mais esportiva.

    Conectividade, segurança e preço

    Ao entrar no Volvo e se deparar com a tela na vertical de 9” confesso que a sensação é agradável e familiar, até mesmo por ser comum a todos os Volvo. Tem integração com Apple Car Play e Android Auto por cabo e a operação é intuitiva, porém as opções do espelhamento ficam na parte inferior da tela e não nela inteira aproveitando toda a área da boa interface touch.

    Volvo XC40 Recharge
    Acabamento é esmerado, macio ao toque e materiais são de ótima qualidade (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    O quadro de instrumentos em TFT de 12,3” também é fácil de operar e personalizável, conforme o modo de condução ou mesmo as preferências do condutor.

    Volvo XC40 Recharge
    Painel de instrumentos é em TFT e 12,3 polegadas (Fernando Pires/Quatro Rodas)
    Continua após a publicidade

    A boa ergonomia e conforto proporcionado pelos assentos revestidos em couro, aliado ao volante, ambos ajustáveis eletricamente, não é estendida aos ocupantes traseiros.

    Volvo XC40 Recharge
    Bancos revestidos em couro trazem conforto a bordo e contribuem para a boa ergonomia (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Lá atrás há o túnel central bem elevado, pois abriga as baterias e impede que um terceiro ocupante se acomode confortavelmente. Além disso, os assentos são mais curtos e os encostos são bem verticais.

    Volvo XC40 Recharge
    Túnel central elevado impede 5° passageiro de viajar com conforto (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    A versão Momentum, mesmo sendo a mais básica, traz pacote de equipamentos de segurança bem completo. Há assistente ativo de manutenção em faixa, alerta de colisão frontal com frenagem automática, sensor de chuva, retrovisores eletrocrômicos e farol alto automático. A intermediária Inscription soma direção semi autônoma, leitor de placas, alertas de ponto cego e de colisão traseira e ACC.

    Continua após a publicidade
    Volvo XC40 Recharge
    Tela da central multimídia de 9″ tem operação intuitiva (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    A boa notícia da linha 2021 é que será necessário desembolsar menos para ter um XC40 híbrido na garagem, exatos R$ 244.950 – bem menos que os R$ 279.950 que você tinha que pagar pela versão topo de linha R-Design (até então a única com motorização híbrida).

    Mas, esse preço ainda fica acima dos rivais que custam R$ 233.990 no caso do Lexus UX e R$ 241.990 para o Toyota Rav4 – lembrando que eles são híbridos puros. Em termos de conteúdo, a briga é boa. E nem colocamos aqui os SUVs alemães premium: ainda não são híbridos, mas devem acompanhar a Volvo em breve. Eu não queria estar na pele do XC40 nos próximos anos. 

    Teste – Volvo XC40 Recharge Momentum

    Aceleração

    Retomadas

    Frenagens
    60/80/120 km/h a 0: 14/24,5/55,5 m

    Consumo

    Preço
    R$ 244.950

    Ficha técnica

    Motor: gasolina, dianteiro, transversal, 3 cil., 1.477 cm3; 180 cv a 5.800 rpm, 43,3 kgfm a 1.500 rpm; motor elétrico, 82 cv; potência combinada, 262 cv
    Câmbio: dupla embreagem, 7 marchas, dianteira
    Direção: elétrica
    Suspensão: McPherson (dianteira) / multilink (traseira)
    Freios: disco ventilado (dianteiro) disco sólido (traseiro)
    Pneus: 235/50 R19
    Peso: 1.871 kg
    Dimensões: comprimento, 442,5 cm; largura, 186,3 cm; altura, 165,2 cm; entre-eixos, 270,2 cm; tanque, 49 l; porta–malas, 460 l

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    QR - CAPA 742 - FEVEREIRO

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.