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Peugeot 208 1.2: altos e baixos da economia

Peugeot investe pouco nas mudanças estéticas na linha 2017 do 208, mas seu novo motor três cilindros 1.2 o coloca entre os carros mais econômicos do Brasil

Por isadora Carvalho Atualizado em 23 nov 2016, 21h15 - Publicado em 22 jun 2016, 17h31
Peugeot 208 1.2
Faróis redesenhados e grade mais robusta

A Peugeot lança a linha 2017 do 208 e apresenta o inédito motor Pure Tech 1.2 litro de três cilindros com foco na economia de combustível. Em números, o novo motor perdeu 3 cv e 1 mkgf de torque em relação ao antecessor (e aposentado) 1.5. Parece um passo atrás, mas, segundo a Peugeot, o novo motor é até 37% mais econômico que o velho 1.5.

Peugeot 208 1.2
O inédito motor 1.2 com 90 cv mostra economia acima da média

Em nosso campo de provas, o hatch não confirmou a expectativa de ser o mais econômico do Brasil, como havia afirmado o Inmetro durante seu lançamento. Mas também não deixou a desejar: 12,5 km/l e 17,2 km/l, respectivamente, na cidade e na estrada, com gasolina, o que representa a 9ª melhor marca registrada em nosso ranking de testes, considerando os modelos movidos apenas a combustão.

Sem referência em relação ao antigo 208 1.5 – testado sob o padrão anterior de QUATRO RODAS, que era 100% de etanol –, a comparação recai sobre os também tricilindros Fox (14,2/18,5 km/l), Ka (11,5/15,6 km/l) e HB20 (12/17,5 km/l). Aqui, o mérito do 208 é ainda maior, pois é o único da turma acima de 1.0.

Se fez bonito nas provas de consumo, nas de desempenho o 208 modelo 2017 ficou devendo: com gasolina, ele cumpriu o 0 a 100 km/h em 17,2 s, ante 15,9 s do Fox, 15,3 s do Ka e 17,1 s do HB20. Aqui, o que era mérito passou a jogar contra: com o motor maior, o 208 tinha a obrigação de não ser o mais lento.

Peugeot 208 1.2
As lanternas são fumê, com iluminação parcial por led

Desde o seu lançamento, em 2012, o 208 se mostra inferior aos rivais em capacidade de frenagem. E essa baixa performance se repete. Na prova de 120 km/h a 0, por exemplo, ele foi o pior: percorreu longos 72,6 m, distância 9,2% maior que a média dos quatro rivais, de 66,5 m.

Peugeot 208 1.2
Motorização 1.2 terá sempre câmbio manual de cinco marchas, sem opção de automático

À exceção do motor, o comportamento geral do 208 segue o igual. A direção elétrica garante manobras ágeis e com baixo esforço, mas em alta velocidade essa leveza transmite insegurança. Característica comum em motores com número ímpar de cilindros, a vibração é bem filtrada no 208. Ao contrário de outros três cilindros, como Up! e Ka, no 208 quase não se nota (ou se sente) o volante trepidando. E esse bom trabalho de isolamento se reflete no nível de ruído, abaixo da média do segmento.

Peugeot 208 1.2
As molduras dos faróis de neblina ganharam novo formato

Na estética, alterações pontuais, a maioria inaugurada no 208 GT. A grade ficou com a moldura mais larga e os faróis trazem uma barra de led. No para-choque há novas molduras dos faróis de neblina. Atrás, as lanternas ganharam acabamento fumê.

Na cabine, alterações ainda mais discretas. A central multimídia agora permite espelhamento da tela do celular e também funciona com Apple CarPlay – não há previsão de compatibilizar o sistema com Android Auto.

Peugeot 208 1.2
A central multimídia conta com espelhamento de celular

Os preços se mantiveram: entre R$ 48.190 (Active 1.2) e R$ 54.990 (Allure 1.2) – clique aqui para conferir os equipamentos de cada versão. O recém-lançado Citroën C3 com o mesmo motor 1.2 custa menos, entre R$ 46.490 e R$ 52.690. Porém, o 208 está acima da média em equipamentos e acabamento.

VEREDICTO

Feito para quem gosta de dirigir, o 208 também vai surpreender por ser muito econômico. O único porém é o preço, ainda maior frente aos concorrentes.

Teste de Pista (com gasolina)
Aceleração de 0 a 100 km/h 17,2 s
Aceleração de 0 a 1.000 m 38 s – 136 km/h
Retomada de 40 a 80 km/h (em 3ª) 9,5 s
Retomada de 60 a 100 km/h (em 4ª) 13,7 s
Retomada de 80 a 120 km/h (em 5ª) 22,6 s
Frenagens de 60 / 80 / 120 km/h a 0 16,2 / 31,3 / 72,6 m
Consumo urbano 12,5 km/l
Consumo rodoviário 17,2 km/l

Ficha Técnica – Peugeot 208 Allure 1.2
Preço R$ 54.990
Motor flex, diant., transv., 3 cil., 1.199 cm3, 12V, 90/84 cv a 5.750 rpm, 13/12,2 mkgf a 2.750 rpm
Câmbio manual, 5 marchas, tração dianteira
Suspensão McPherson (diant.) / eixo de torção (tras.)
Freios discos sólidos (diant) / tambor (tras.)
Direção elétrica, 11,2 m (diâm. giro)
Rodas e pneus liga leve, 195/60 R15
Dimensões comprimento, 397,5 cm; altura, 147,2 cm; largura, 170,2 cm; entre-eixos, 254,1 cm
Equipamentos de série ar dual zone, teto solar, central multimídia, sensor de estacionamento

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