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Novo motor de 3 cilindros do Peugeot 208 promete ser o mais econômico do país

Segundo a marca e o Inmetro, o motor 1.2 de três cilindros faz até 16,9 km/l na estrada

Por Isadora Carvalho
Atualizado em 9 nov 2016, 14h54 - Publicado em 30 mar 2016, 19h01
Motor 1.2 Peugeot 208

A reestilização do Peugeot 208, com lançamento oficial na próxima semana, trará como principal novidade algo embaixo do capô: o novo motor 1.2 de três cilindros, 90 cavalos e 12,9 kgfm de torque que irá substituir o atual 1.5 de 94 cv que equipa as versões de entrada.

Segundo a marca, o motor será o mais econômico do Brasil, com consumo de gasolina de 15,1 km/l na cidade e 16,9 km/l na estrada. Com etanol, os números serão de 10,9 km/l em ciclo urbano e 11,7 km/l em ciclo rodoviário. Os dados fornecidos pela Peugeot foram aferidos em testes do Inmetro na edição 2016 do Programa Brasileiro de Etiquetagem.

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Comparado com o motor também três cilindros 1.0  de 82 cv que equipa os VW Up! e Fox, o novo propulsor francês promete ser mais eficiente. Como referência, o Inmetro afirma que o motor VW faz 13,5 km/l na cidade e 14,6 km/l na estrada, com gasolina, e 9,2 km/l em ciclo urbano e 10,2 km/l em rodoviário, com etanol.

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Novo Peugeot 208_01

Em um primeiro momento, o motor será importado da França, mas deve começar a ser produzido em breve na fábrica de Porto Real, Rio de Janeiro. Naturalmente aspirado, ele traz três cilindros, quatro válvulas por cilindro, duplo comando de válvulas com acionamento variável, duplo sistema de arrefecimento e coletor de escape integrado ao cabeçote. Em comparação com o 1.5 de quatro cilindros que irá substituir, o consumo de combustível e as emissões de CO2 seriam em média cerca de 20% menores. 

O novo motor também recebeu alterações para ser flex, aceitando tanto gasolina como etanol, como taxa de compressão mais alta, sistema de partida a frio com preaquecimento de combustível e pistões, anéis e válvulas reforçados. Segundo o grupo PSA, o desenvolvimento levou 3 anos e incluiu mais de 400.000 km de rodagem, além de 5.400 horas em bancada de testes, no Brasil e na França.

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Confira a seguir os dados de consumo, potência e torque dos principais motores de 3 cilindros disponíveis no Brasil.

Comparativo – motores de 3 cilindros aspirados
Peugeot 208 1.2 Ford Ka 1.0 Hyundai HB20 1.0 VW Up 1.0
Consumo com gasolina (urb/rod) 15.1 km/l /16.9 km/l  13 km/l / 15.1 km/l 12.5 km/l / 14.1 km/l 13.5 km/l / 14.6 km/l
Consumo com tanol (urb/rod) 10.9 km/l / 11.7 km/l 8.9 km/l / 10.4 km/l 8.5 km/l / 9.9 km/l 9.2 km/l / 10.2 km/l
Potência 90 cv a 5.750 rpm  85/80 cv a 6 500 rpm 80/75 cv a 6 200 rpm 82/75 cv a 6 250 rpm
Torque 12,9 kgfm a 2.750 rpm 10,7/10,2 kgfm a 3 500 rpm 10,2/9,4 kgfm a 4 500 rpm 10,4/9,7 a 3 000 rpm
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