Por Péricles Malheiros
41 474 km
Já tratávamos os ruídos provenientes da dianteira do A 200 de Longa Duração como item de série: de tão constantes, eles nem sequer vinham sendo apontados no diário de bordo. Ainda assim, fizemos nossa parte e, como um consumidor comum, pedimos ao consultor técnico da autorizada paulistana A.M. Marcelo uma solução para os ruídos durante a revisão dos 40 000 km.
O plano de manutenção previa uma simples troca de óleo do motor e respectivo filtro, mas só retiramos o carro da oficina três dias após sua entrada. “Se fosse apenas o óleo e o filtro, a revisão não demoraria mais que 2 horas. Perdemos mais tempo para resolver o barulho, que era originado basicamente por folga na caixa de direção”, disse o técnico da A.M. Marcelo.
Ao volante do A 200 recém-revisado, o repórter Eduardo Campilongo percebeu a melhora: “Desde zero-quilômetro não via o Classe A tão silencioso. No primeiro semáforo vermelho, cheguei a pegar o documento no para-sol para conferir se não estava a bordo do carro errado”, disse.
Na oficina do nosso consultor técnico Fabio Fukuda, a conferência dos serviços prestados pela A.M. Marcelo revelou que a eficácia foi obtida por meio de uma intervenção simples. “Suspensão e caixa de direção estão com as marcações que fazemos na chegada do carro desalinhadas. Ou seja, promoveram um reaperto geral”, disse Fukuda. No caso da caixa de direção, a providência pode alterar o ângulo de contato do pinhão com a cremalheira, o que geralmente resulta em diminuição da velocidade de retorno do volante à posição neutra após uma curva. Encaramos um roteiro repleto de esquinas e, felizmente, não notamos nenhuma alteração na volta do volante à posição central.
A conta da revisão ficou em R$ 596 – desconto de R$ 3 em relação aos R$ 599 sugeridos pela Mercedes. Pelos serviços de alinhamento e balanceamento, a autorizada cobrou salgados R$ 240.
Consumo
No mês: 10,6 km/l com 42,2% de rodagem na cidade
Desde jul/13: 10,4 km/l com 33,2% de rodagem na cidade
Combustível: gasolina
Principais Ocorrências
3 810 km Ruído no sistema de ajuste de altura do cinto do motorista e na dianteira
5 392 km Luz do airbag do motorista acesa. Reparo imobilizou o carro por 13 dias
7 752 km Ruído no sistema de ajuste de altura dos cintos frontais e na dianteira do carro
8 000 km Substituição das bandejas de suspensão
12 822 km Agravamento do ruído no ajuste de altura dos cintos frontais e na dianteira do carro
18 629 km Bolha no pneu causada por impacto
39 994 km Falha intermitente no sistema elétrico de abertura da tampa do porta-malas
Diário
A oficina deu fim aos ruídos, mas assinou a obra com um adesivo colado sem permissão