Por Péricles Malheiros
13 773 km
No fim de janeiro, nosso HB20 levou o editor Péricles Malheiros e sua família até Caldas Novas (GO). A suspensão se mostrou confortável e silenciosa mesmo no trecho acidentado da viagem, entre a cidade mineira de Araguari e Caldas Novas, já em Goiás. Mas outros pontos se destacaram negativamente na cabine. Na dianteira, a forração do teto passou a fazer um irritante e persistente ruído na região central, junto ao retrovisor.
Foi nos momentos de chuva que surgiram os maiores problemas. A palheta esquerda passou a trepidar, deixando água acumulada exatamente na altura dos olhos do motorista. Antes de cair na estrada, o HB20 passou pela revisão dos 10 000 km na concessionária Caoa Taubaté, no interior de São Paulo. “De fato, os limpadores estavam funcionando bem no início da viagem, mas logo a palheta esquerda voltou a vibrar”, diz Malheiros. O editor também apontou o ruído excessivo ao passar por trechos com água empoçada. “A parte inferior do assoalho e a face interna dos para-lamas do Hyundai são mal isoladas. Todo mundo se assustava cada vez que o carro passava sobre uma poça d’água”, diz.
Voltando à revisão dos 10 000 km, um pequeno detalhe foi apontado por nosso consultor, Fabio Fukuda, durante a vistoria dos serviços prestados: “Ao trocar o filtro e o óleo do motor, o lubrificante sujou a bandeja defletora inferior. Isso acontece, mas deveriam ter limpado”, disse. Fukuda também notou que um dos pneus apresentava um corte no canal central da banda de rodagem. Levamos, então, o carro até a Valetão Pneus, revendedora autorizada Pirelli na capital paulista. Ao examinar o dano, o técnico Daniel Rodrigues afirmou: “Deve ter sido causado por linha de pipa com cerol. Infelizmente, já vi outros casos como esse. Apesar de extenso, não foi profundo a ponto de condenar o pneu. Pode rodar sem medo”. Retornamos à Caoa e, de novo, o pneu foi absolvido: “É um corte superficial, não compromete em nada a segurança”, disse o consultor.
Consumo
No mês (23,8% na cidade) – Etanol: 8,5 km/l
Desde dez/12 (25,9% na cidade) – Etanol: 8,2 km/l
Principais Ocorrências
10 067 km – Pneu com banda de rodagem cortada por linha de pipa com cerol
Detalhe mostra o corte de cerca de 15 cm na banda de rodagem. Por sorte, não foi profundo | Ao trocar o óleo do motor durante a revisão, a autorizada deixou o defletor inferior sujo.