Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Mini Paceman Cooper S

Versão duas portas (e mais esportiva) do SUV Countryman, o Paceman é o sétimo integrante da linhagem Mini

Por Joaquim Oliveira | fotos: divulgação
Atualizado em 9 nov 2016, 10h46 - Publicado em 8 fev 2013, 12h36
  • Seguir materia Seguindo materia
  • impressoes

    O sucesso comercial do Mini é tão avassalador que criou uma série de seguidores que hoje tentam surfar na onda dos retrôs ou dos compactos charmosos. Mas só a BMW, dona da Mini, soube explorar o potencial desse conceito, desdobrando tanto o design básico que nasceu em 2001. Ao hatch, seguiram-se Cabrio, Clubman, Coupé, Roadster, Countryman e, agora, o Paceman, que estreia e chega ao Brasil em maio de 2013.

    Publicidade

    Em tudo idêntico ao conceito revelado no Salão de Detroit, em janeiro de 2010, ele é a versão duas portas do SUV Countryman, só que ligeiramente mais comprido e 4 cm mais baixo, tendo uma silhueta diferente, em especial pela forma como o teto desce na traseira – aqui é fácil ver semelhanças com o Range Rover Evoque, um de seus principais rivais. A diferença é que o teto mais caído favorece a estética do Land Rover, enquanto o Paceman perde elegância com sua traseira um tanto “inchada”.

    Publicidade

    Eixo dominante

    Por dentro, os quatro lugares individuais combinam com a postura mais exclusiva da marca, com destaque para um estreito e longo compartimento central para pequenos objetos. De resto, temos os tradicionais grandes mostradores redondos à frente do motorista e também outro enorme que rouba a cena no centro do painel. Os comandos dos vidros migraram da parte central inferior do painel para as portas, alteração bem-vinda por ser mais ergonômica e que se deverá estender aos outros Mini. O porta-malas perde 20 litros (passa dos 350 do Countryman para 330). Ao se rebaterem os bancos traseiros, ganha-se espaço, mas não há uma área totalmente plana, como em alguns concorrentes. Já a enorme porta traseira e o assoalho baixo facilitam a carga e descarga.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Há dois motores a gasolina, o de 122 cv da versão Cooper e o de 184 cv da Cooper S, que dirigimos em Palma de Maiorca (Espanha). Ambos podem receber o câmbio manual ou o automático, os dois com seis marchas, mas só o Cooper S traz tração integral (All4). O sistema com diferencial central eletromagnético distribui a força entre os eixos, 50% para o traseiro em uso normal, mas chega a 100% em casos extremos, como em gelo ou neve. Os engenheiros fizeram pequenos ajustes nos acertos das molas e dos amortecedores para torná-lo mais “seco” que o do Countryman nas reações, a fim de agradar seu público-alvo, mais jovem e de perfil esportivo.

    A suspensão que equipa o Paceman de série é a que tem a menor altura do solo na linha Mini, mas há a versão mais macia, indicada a quem trafega em asfaltos de pior qualidade e/ou costuma levar passageiros nos bancos de trás. Aqui os ocupantes gozam de espaço amplo, mesmo tendo a visão lateral atrapalhada pela menor área envidraçada. O acesso à traseira também pede alguma ginástica, pois o espaço de entrada não é dos maiores.

    Publicidade

    Não falta energia a este 1.6 turbo, que de 1 600 a 5 000 rpm entrega todos seus 24,5 mkgf de torque (que chega a 26,5 por alguns segundos, com o recurso overboost). Em estradas molhadas, é bom moderar o acelerador, apesar de o carro ser muito bom de curva no seco. A direção tem aquele feeling de kart, rápida e direta, que faz as delícias dos adeptos da Mini, mesmo não se igualando ao resultado maravilhoso dos modelos mais baratos, como o hatch, o Cabrio, o Roadster e o Coupé.


    Para tornar a pilotagem ainda mais emocionante, use a tecla Sport, que modifica a rapidez de resposta do motor e a assistência da direção. Quando equipado com a transmissão automática, esse modo esportivo muda a programação do câmbio para ser capaz de, entre outras funções, reduzir o tempo de troca.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Em suma, o Paceman é um SUV de boa estabilidade, com motor capaz de abrir um sorriso de felicidade em quem tem perfil esportivo. A exclusividade está assegurada pela carroceria menos fun- cional, porém decididamente mais sedutora que a do Countryman, com quem partilha a base e a maioria dos componentes.

    VEREDICTO

    Publicidade

    O Paceman
agrada a que quem curte uma pegada esportiva mas acha que os Mini atuais perderam a exclusividade que tinham no passado.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.