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Jeep Compass encara bem estradas ruins, mas câmbio parece confuso

Estradas em mau estado de conservação e chuvas torrenciais de verão dificultaram viagem de quase 2.000 km, mas o Jeep Compass tirou de letra

Por Henrique Rodriguez
26 Maio 2023, 16h11
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  • Compass
    Compass quase mudou de cor com tanta chuva e pouco asfalto  (Eduardo Passos/Quatro Rodas)

    Se nosso Jeep Compass Longitude ainda não conhecia a realidade nua e crua das estradas brasileiras, conheceu em uma ida e volta a Minas Gerais na virada do ano, bem na época das chuvas mais intensas.

    Com a palavra, o repórter Eduardo Passos: “Ainda que seja um SUV majoritariamente urbano, o Compass surpreendeu pela robustez com a qual encarou as péssimas condições de asfalto nas BR-381 e BR-116. Por mais que tentássemos evitar todos os buracos, nas situações em que isso não foi possível, o carro agradou pela forma que lidou com a irregularidade do solo. Os pneus, ainda que barulhentos, também aguentaram o tranco sem bolhas ou furos. Em geral, o conjunto de suspensão garantiu o conforto do carro com pouca rolagem e poucos baques secos”.

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    No roteiro: estradas sinuosas e com muitos trechos de serra. Não foi um problema para o motor 1.3 turbo de 185 cv e 27,5 kgfm, mas o câmbio automático de seis marchas teve que trabalhar bastante e deixou a desejar.

    “O câmbio parecia ter dificuldade em entender o momento de subir ou descer as marchas. As borboletas no volante também não serviram de alternativa para esse problema: ou o câmbio voltava ao modo automático antes da conclusão da manobra, ou era necessário jogar a alavanca de câmbio para a esquerda (modo sequencial) e de novo à direita para que o computador voltasse a comandar as trocas. Na maioria das vezes, só o kickdown resolvia o problema, às custas de um tranco incômodo por conta do turbo lag e de piora no consumo de combustível”, relatou Passos.

    Jeep Compass – 56.101 km

    Ficha técnica:
    Versão: Longitude 80 anos 1.3 Turbo
    Motor: 4 cil., diant., transversal, 1.332 cm3, 16V, turbo, injeção direta, 185/180 cv a 5.750 rpm, 27,5 kgfm
    a 1.750 rpm
    Câmbio: automático, 6 marchas, tração dianteira
    Seguro: R$ 3.268
    Revisões: Até 96.000 km – R$ 5.819
    Gasto no mês: Combustível: R$ 3.034
    Consumo: No mês: 9,5 km/l com 14,9% de rodagem na cidade
    Desde agosto/21: 9,8 km/l com 32% de rodagem na cidade
    Combustível: Flex (gasolina)

     

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