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Concessionária corrige revisão da Fiat Strada, mas se faz de desentendida

Concessionária cobrou, mas não fez a revisão completa de 40.000 km da Fiat Strada. Jogo de velas custou R$ 548 e só trocaram após reclamação

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
30 mar 2022, 23h00
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  • A revisão de 40.000 km da Fiat Strada teve desdobramentos ao longo do mês. Como prometido, levamos a picape à Fukuda Motorcenter para a verificação dos serviços prestados pela Fiat Amazonas Leste, de São Paulo. E descobrimos que os problemas foram muito maiores do que a cobrança de serviços não solicitados.

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    Primeiro, o técnico Fabio Fukuda notou que o filtro de óleo do motor (R$ 36) não foi substituído, depois viu que todas as bobinas de ignição (elas são individuais) continuavam com suas marcações intactas, indicando que nem sequer verificaram as velas.

    E, de fato, o jogo de velas, que representou R$ 548 da revisão (que custou R$ 1.370), não foi trocado. Vale destacar que são velas de irídio, que têm durabilidade de até 100.000 km, de acordo com os fabricantes. Segundo eles, 40.000 km é o intervalo de troca de velas convencionais, de cobre. A Fiat diz que estabeleceu a troca aos 40.000 km para garantir a maior eficiência de combustível e o melhor desempenho do componente ao longo da vida útil do motor.

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    Filtro de Óleo Strada Longa Duração
    Nem o filtro de óleo havia sido trocado na revisão (Fábio Fukuda/Quatro Rodas)

    Reclamações de rinite em quem dirigiu a Strada após a revisão dos 40.000 km não foram sem motivo. A concessionária cobrou R$ 123,87 para troca de filtro de cabine (que foi pedido) em um pacote com higienização do ar-condicionado e ozonização (que não pedimos), mas deixou de fazer a limpeza do sistema de ar-condicionado e ainda instalou o filtro novo todo amassado. Não havia filtração alguma. Fukuda também sinalizou que a tampa do filtro de ar do motor foi deixada com o parafuso frouxo.

    E a solução?

    Abrimos um protocolo de reclamação no serviço de atendimento ao cliente da Fiat, explicando que marcações garantiam que os serviços não haviam sido feitos. O atendente, então, deu a opção de intervir junto à concessionária ou fazer o acompanhamento do retorno à oficina onde foi feita a revisão dizendo que um protocolo já estava aberto.

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    Optamos pela segunda opção. “Quando deixei o carro, o técnico fez-se de desentendido e disse que verificaria o que havia ocorrido na revisão”, conta o piloto de testes Leonardo Barboza.

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    Longa Strada
    O carro avisou sobre o mau contato na lanterna (Leonardo Barboza/Quatro Rodas)

    A Strada ficou pronta em poucas horas, mas o atendimento na retirada não foi aquele típico de uma revisão. “Trocamos o filtro de óleo e as velas haviam sido trocadas, é normal estarem carbonizadas após quase 1.000 km, mas trocamos novamente, e o filtro do ar-condicionado também foi substituído”, disse o técnico antes de pedir desculpas pelo transtorno.

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    Questionado pelos serviços extras que apareceram na nota de serviço, como revisão de um ano da carroceria (R$ 76,23), kit de lubrificação (R$ 57,17) e aditivo de combustível (R$ 76,23), o funcionário disse que estão todos incluídos no plano de revisão, mas que não aparecem como mão de obra total.

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    Pelo manual da Strada, a revisão de carroceria não é anual, faz parte de todas as revisões, mas não consta nas notas dos últimos serviços.

    Caixa do filtro de ar admissão Longa Strada
    e o parafuso da caixa do filtro de ar do motor foi encontrado frouxo (Fábio Fukuda/Quatro Rodas)

    Disse o consultor que a higienização do ar-condicionado e ozonização da cabine representam a mão de obra da troca do filtro: R$ 123,87 de mão de obra para isso? Sobre a ausência do fluido de freio na nota fiscal de peças, indício de que a troca não havia sido feita, como manda o plano de revisão, disse: “Foi trocado, sim.

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    Provavelmente o mecânico tinha uns frascos extras de fluido de freios e não colocou na requisição de peças”, disse. Imagine como deve ser caótico fazer o controle do estoque por lá.

    Por fim, não houve entrega do carro. “Ele me deu a chave. Tive que procurar a Strada no pátio para ir embora”, conta nosso piloto. A picape retornou à Fukuda Motorcenter para a checagem da revisão da revisão e confirmou que, desta vez, tudo foi feito, até a troca do fluido de freio.

    Fluído de freio Fiat Strada Longa
    Fluido de freio foi substituído (Leonardo Barboza/Quatro Rodas)

    Quanto ao protocolo, os atendentes da Fiat retornaram várias vezes para acompanhar todo o processo de correção dos serviços da concessionária Amazonas até o momento que dissemos que haviam feito tudo que estava faltando.

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    Velas Longa Strada
    Concessionária disse que era normal a carbonização após 1.000 km, mas na verdade não havia trocado as velas. (Leonardo Barboza/Quatro Rodas)

    Contudo, não explicaram se os serviços que aparecem cobrados a mais realmente fazem parte da revisão e, com relação aos preços dos serviços, disseram que cabem a cada concessionária. Solicitamos, então, uma nota com a descrição correta de cada um dos serviços. Ficou na promessa.

    O menor dos problemas no mês foi a indicação, no computador de bordo, para verificar as luzes durante uma viagem. Eram as lâmpadas de posição e freio da lanterna traseira direita desligadas. Mas nenhuma lâmpada estava queimada: foi um mero mau contato que resolvemos fixando-as novamente no bocal.

    Velas Novas Fiat Strada Longa
    (Leonardo Barboza/Quatro Rodas)

    Nova Fiat Strada – 41.911 km

    Ficha técnica:
    Versão: Volcano 1.3 8V Cabine Dupla 2020/2021
    Motor: 4 cilindros em linha, dianteiro, transversal, 1332 cm3, 8V, aspirado, 109/101 cv a 6.250 rpm, 14,2/13,2 kgfm a 3.500 rpm
    Câmbio: manual, 5 marchas, tração dianteira
    Seguro: R$ 2.700 (Perfil Quatro Rodas)
    Revisões:
    Até 100.000 km – R$ 6.508
    Gastos no mês: Combustível: R$ R$ 960,57
    Consumo: No mês: 12,7 km/l com 24,5% de rodagem na cidade
    Desde fev/21: 12,6 km/l com 33,8% de rodagem na cidade
    Combustível: flex (gasolina)

     

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