Alerta de pontos cegos do nosso Chevrolet Onix vê o que não existe
Presença de alerta de pontos cegos no Chevrolet Onix Plus é louvável, mas sistema enxerga coisas que não existem na nossa dimensão
Pode ser culpa do fôlego do motor turbo? Talvez. Mas muitos proprietários do novo Chevrolet Onix entram em contato conosco para reclamar que a partir dos 140 km/h o carro emite um sinal sonoro e avisa no quadro de instrumentos que o alerta de pontos cegos foi desativado.
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As luzes amarelas, que ficam na carcaça dos retrovisores externos, passam a ficar acesas constantemente dos dois lados em alta velocidade. Isso ocorre, de fato, e não há como desligar o aviso (o que serve para lembrar das limitações do recurso).
No nosso Onix Plus, porém, o comportamento do sistema é mais inusitado. “Percebi quando estava em velocidade de cruzeiro que as luzes do alerta de pontos cegos ficavam acendendo e apagando sem motivo. Em um primeiro momento, até pensei que fosse por causa da chuva, mas, no dia seguinte, sem chuva, voltou a acontecer até mesmo quando estava transitando pela faixa da esquerda”, relatou o repórter Igor Macário.
Ele ainda chegou a conferir o estado dos sensores na lateral do para-choque traseiro, dedicados ao sistema que tem a missão de avisar o motorista sobre a presença de veículos em movimento que não estejam visíveis nos retrovisores externos ou internos.
É apenas em situações de ultrapassagens ou trocas de faixas, após o motorista acionar a seta, que as luzes do alerta devem piscar.
Recorremos ao manual do proprietário, onde a Chevrolet esclarece que o alerta de pontos cegos só funciona entre os 10 e 140 km/h e detecta objetos de altura entre 0,5 e 2 metros aproximadamente em um raio de 3 metros. Até aí tudo bem.
O guia também esclarece que o sistema não funciona corretamente sob chuva forte e que foi projetado para não dar alertas para grades de proteção, postes, calçadas, paredes, vigas e veículos parados na lateral.
Na rodovia onde Igor pegou chuva não havia mureta, mas a fabricante faz a ressalva que o sistema não funciona corretamente quando chove. Mas é um tanto assustador tentar decifrar o que é que os sensores do Onix estão, de fato, captando dos dois lados para acender as luzes quando não chove, não há carros ao redor e a mureta está apenas do lado esquerdo. Talvez os sensores laterais também garantam ao Chevrolet um sexto sentido que tenta nos resguardar de outras coisas.
Chevrolet Onix Plus – 47.039 km
Ficha técnica: | |
Versão: | Premier 1.0 12V Turbo |
Motor: | 3 cilindros, dianteiro, transversal, 999 cm3, 12V, turbo, 116/116 cv a 5.500 rpm, 16,8/16,3 mkgf a 2.000 rpm |
Câmbio: | Automático, 6 marchas, tração dianteira |
Seguro: | R$ 1.112 (Perfil Quatro Rodas) |
Revisões: | Até 60.000 km – R$ 3.248 |
Gasto no mês: | Combustível: R$ 1.424 |
Consumo: | No mês: 13,7 km/l com 13,3% de rodagem na cidade Desde dez/19: 13,3 km/l com 29,3% de rodagem na cidade |
Combustível: | Flex (gasolina) |
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