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Longa Duração: sistema start-stop do Argo fica mais lento

Destaque na lista de equipamentos do hatch, o recurso que desliga o motor em paradas longas começa a perder o fôlego ao religar o motor

Por Péricles Malheiros Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 9 abr 2018, 11h21 - Publicado em 3 jan 2018, 16h26
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  • (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    A equipe da QUATRO RODAS é bem dividida no que diz respeito aos sistemas start-stop: há os que gostam e os que odeiam. Para o segundo time, a solução é simples: basta desativar o sistema por meio de uma tecla no painel.

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    Para o primeiro grupo, no entanto, as coisas têm piorado com o passar do tempo com o Argo.

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    “Notei que, após uma parada, o religamento do motor foi mais lento. Como estava em meio a um congestionamento, em São Paulo, deu para ver que não se tratava de uma mera impressão.

    Definitivamente, o start-stop está funcionando pior do que quando o Argo chegou”, conta o repórter Henrique Rodriguez.

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    Start-stop: com o passar do tempo, ele ficou mais lento para religar o motor após o acionamento da embreagem
    Start-stop: com o passar do tempo, ele ficou mais lento para religar o motor após o acionamento da embreagem (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Com a mesma impressão de Henrique, o editor Ulisses Cavalcante, acrescenta: “Na fase em que o motor ainda está fora da temperatura ideal de trabalho, a demora na partida fica ainda mais perceptível.

    Não é um tempo longo, pouco mais de um segundo, mas está longe de ser uma partida instantânea, como deveria. E é mais do que suficiente para incomodar”.

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    Como em breve o carro chegará aos 20.000 km, esperaremos para pedir uma verificação na segunda revisão. Mas, se está desagradando pela preguiça do start-stop, por outro lado o Argo continua arrancando elogios pela economia e o bom comportamento na estrada.

    “O conforto de rodagem faz o carro parecer de uma categoria superior. Mesmo macia, a suspensão dá conta de oferecer ao Argo uma boa capacidade de contorno de curvas. Bem disposto, o motor nem parece ser apenas um 1.3.

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    Aliás, é um 1.3 só na hora de abastecer, pois é muito econômico”, disse o nosso colaborador Silvio Gioia, após viagem até Chapecó (SC).

    No uso diário, outro pequeno problema intermitente foi notado. O tilt-down (sistema que direciona o retrovisor direito para baixo para auxiliar nas manobras em ré) até funciona, mas ao sair da ré e colocar a primeira marcha, o espelho se mantém apontado para baixo. Ou seja, mais um pedido de verificação na revisão.

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