Após um mês sem sair da cidade de São Paulo, nosso Chevrolet Onix Plus voltou às estradas.
Foi o único companheiro de viagem do repórter Gabriel Aguiar, que optou por passar uns dias da quarentena junto com a família, no interior do Rio Grande do Sul.
A longa viagem aproximaria o sedã de sua primeira revisão, mas acabou também dando assunto para tratar na concessionária durante a parada para manutenção.
Estradas sinuosas dominam o caminho rumo ao sul do país.
“A aderência na serra, mesmo com chuva, me surpreendeu positivamente. Mas o motor não consegue manter o mesmo fôlego em subidas e em ultrapassagens”, relatou o repórter.
“Na descida, a traseira tende a desequilibrar em frenagens mais fortes e o controle de estabilidade entra em ação, mas percebi depois que, quando há carga no porta-malas (e não precisa ser muita), isso não acontece”, completa.
Carro familiar, o Onix Plus demonstra que seu acerto dinâmico foi feito contando com passageiros e carga.
Ainda na ida, o sistema de monitoramento da pressão dos pneus acusou uma baixa por pelo menos três vezes, mesmo que a pressão estivesse correta e com o sistema reiniciado após as verificações.
Isso pode ter relação com a variação de altitude e temperatura, sensibilidade que o Chevrolet Cruze também tinha.
Os problemas mais relevantes se manifestaram dias depois, na volta, entre Curitiba (PR) e São Paulo (SP).
“Primeiro a central multimídia começou a dar sinais de falhas intermitentes e o mapa do Waze, via Apple CarPlay, passou a apresentar uma espécie de interferência”, conta Gabriel.
“Depois o ajuste do som ficou descontrolado, indo do mínimo ao máximo sozinho, e o piloto automático parou de funcionar. Eu vinha usando o equipamento em vários momentos da viagem, mas a partir desse ponto apenas o limitador funcionou”, segue.
De fato, o controlador de velocidade só voltou ao normal dois dias depois, sozinho. Tentaremos esclarecer tudo isso na próxima ida à concessionária.
Chevrolet Onix Plus – 18.607 km
Ficha técnica: | |
Versão: | Premier 1.0 12V Turbo |
Motor: | 3 cilindros, dianteiro, transversal, 999 cm3, 12V, turbo, 116/116 cv a 5.500 rpm, 16,8/16,3 kgfm a 2.000 rpm |
Câmbio: | Automático, 6 marchas, tração dianteira |
Seguro: | R$ 1.112 (Perfil Quatro Rodas) |
Revisões: | Até 60.000 km – R$ 3.012 |
Gasto no mês: | Combustível: R$ 747,53 |
Consumo: | No mês: 15 km/l com 13,7% de rodagem na cidade Desde dez/19: 12,2 km/l com 24,1% de rodagem na cidade |
Combustível: | Flex (gasolina) |
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da nova edição de quatro rodas? clique aqui e tenha o acesso digital.