Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Longa Duração: o teste dos assistentes de manobra

Sensores nos para-choques, câmeras por todos os lados e até um sistema que procura a vaga ideal. Quem não gosta de uma ajuda na hora de manobrar o carro?

Por Leo Nishihata Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 25 ago 2017, 11h28 - Publicado em 24 ago 2017, 19h54
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Longa Duração: teste de manobra
    Mobi, Kicks, Creta e Cruze: quem ajuda mais na hora da baliza? (Alexandre Battibugli/Quatro Rodas)

    Motivo de tensão para muitos, estacionar o carro tem ficado cada vez mais fácil com o auxílio da tecnologia. Os quatro modelos da nossa frota são uma prova disso: todos eles têm um ou mais dispositivos de ajuda em manobra.

    Publicidade

     

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Fiat Mobi

    Para um modelo que está entre os carros mais baratos do Brasil, até que o Mobi se defende bem no que se refere à facilidade de manobra.

    Se a traseira curta [1] lhe rende críticas pelo porta-malas pequeno, na hora de estacionar ela se torna uma grande aliada.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Os sensores no para-choque traseiro [2] são os responsáveis pelos alertas sonoros. Ao engatar a ré, o espelho direito aponta para o chão [3].

    Longa Duração - Fiat Mobi
    (Alexandre Battibugli/Quatro Rodas)

    Ponto positivo: o espelho direito com inclinação automática evita as raladas de roda
    Ponto negativo: além do alerta sonoro, um sistema gráfico seria bem-vindo

     

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Nissan Kicks

    O sistema de visão 360 graus [1] é o destaque do Kicks. Na manobra, o motorista pode escolher entre dois tipos de visualização [2].

    Na traseira, são apenas três sensores [3], enquanto o Cruze tem seis. Mas todos são capazes de detectar movimento no ambiente, reduzindo o risco de atropelamento.

    Publicidade

    A câmera frontal [4] ajuda em vagas curtas, onde é preciso parar coladinho na parede ou em outro carro.

    Longa Duração - Nissan Kicks
    (Alexandre Battibugli/Quatro Rodas)

    Ponto positivo: visão 360 graus faz parecer que há uma só câmera acima do Kicks
    Ponto negativo: lente das quatro câmeras sujam com muita facilidade

     

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Hyundai Creta

    A tela [1] tem boa definição e as linhas ativas se movem em função do ângulo do volante, indicando ao motorista o caminho a ser percorrido. A câmera traseira fica sob a moldura da placa.

    Os sensores traseiros[2] têm visual discreto, mas a ausência deles na dianteira é sentida quando é preciso se aproximar do veículo à frente.

    Continua após a publicidade

    Em vagas apertadas, a ajuda vem do rebatimento elétrico dos retrovisores [3].

    Longa Duração - Hyundai Creta
    (Alexandre Battibugli/Quatro Rodas)

    Ponto positivo: bem posicionada, a lente da câmera não suja com facilidade
    Ponto negativo: para uma versão top de linha, faltam sensores na dianteira

     

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Chevrolet Cruze

    Se você é um motorista assumidamente avesso às manobras, o Cruze vai conquistá-lo.

    Ao toque de um botão [1], ele procura uma vaga que o comporte, seja ela paralela [2] ou perpendicular [3] e passa a lhe dar as instruções para parar e andar.

    Enquanto isso, o volante vira sozinho de um lado para o outro, até finalizar a manobra. Você não precisa (e nem pode) colocar as mãos no volante [4].

    Longa Duração - Chevrolet Cruze
    (Alexandre Battibugli/Quatro Rodas)

    Ponto positivo: em nossos testes, o Cruze sempre ficou centralizado na vaga
    Ponto negativo: ao contrário de outros sistemas parecidos (como o do Tiguan), o do Cruze não retira o carro da vaga

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.