Estar atento ao limite de carga é essencial para uma condução segura. Desrespeitar a capacidade máxima pode levar os principais sistemas do carro (motor, câmbio e freio) a trabalhar com sobre-esforço. Outra consequência do aumento do peso é a alteração na performance.
Esqueça, por exemplo, as ultrapassagens sem redução de marcha: se vazio seu carro retoma a velocidade só com uma dose extra de pressão no acelerador, carregado a história é outra. Convocamos quatro modelos de nossa frota atual de Longa (Ka, Up!, Corolla e S10) para expor os efeitos do ganho de peso.
No site de cada marca, encontramos a carga máxima tolerada. Exceção feita à Toyota, que estranhamente não traz a informação nem no manual do proprietário. Contatada, sua assessoria de imprensa nos informou o valor: 455 kg – pouco superior à dos 1.0 Up! (432 kg) e Ka (424 kg).
Após a avaliação de cada carro vazio, era iniciado o processo de adição de carga. Na pista, descontamos os 82 kg do nosso piloto de testes e distribuímos o restante na cabine, simulando a presença de outros três ocupantes adultos de 80 kg cada. O excedente foi acomodado no porta-malas – e na caçamba, na S10.
Dentro do esperado por se tratar de uma picape, a S10 se mostrou disposta para levar peso: 771 kg. Mas foi também a que mais sofreu nas medições de consumo: elevação de 14,3% em ambiente urbano(4,9 km/l vazia e 4,2 km/l carregada) e 12,7% na estrada (6,3 ante 5,5 km/l).
Os testes de frenagem mostraram as menores perdas de performance. Apenas o Up! pede atenção: vazio, ele é superior ao Ka nas três medições, mas, carregado, a situação se inverte – o Ford, por sinal, consegue frear melhor quando carregado!
Nas retomadas, o Ka evidencia a opção da marca de priorizar o consumo. Na prova de 60 a 100 km/h, feita em quarta marcha, o tempo gasto com o carro carregado é agonizantes 7,3 segundos maior – um acréscimo de mais de 50%. Você tem um Ka? Então não deixe de reduzir a marcha na hora de fazer uma ultrapassagem. Seus acompanhantes agradecem.
Ford Ka SEL 1.0
vazio | carregado (342 kg) | |
aceleração de 0 a 100 km/h | 14,8 s | 20,0 s |
retomada de 40 a 80 km/h (em 3ª) | 9,7 s | 12,9 s |
retomada de 60 a 100 km/h (em 4ª) | 14,5 s | 21,8 s |
retomada de 80 a 120 km/h (em 5ª) | 27,1 s | 36,8 s |
frenagem de 60 / 80 / 120 km/h a 0 | 16,7 / 29,2 / 67,5 m | 15,8 / 27,3 / 67,6 m |
consumo urbano (etanol) | 9,3 km/l | 8,0 km/l |
consumo rodoviário (etanol) | 12,8 km/l | 12,2 km/l |
Chevrolet S10 LTZ 2.5 4×4
vazio | carregado (689 kg) | |
aceleração de 0 a 100 km/h | 11,0 s | 15,0 s |
retomada de 40 a 80 km/h (em 3ª) | 8,2 s | 10,8 s |
retomada de 60 a 100 km/h (em 4ª) | 12,7 s | 18,3 s |
retomada de 80 a 120 km/h (em 5ª) | 20,1 s | 28,0 s |
frenagem de 60 / 80 / 120 km/h a 0 | 18 / 27,7 / 68,4 m | 17,5 / 31,6 / 75 m |
consumo urbano (etanol) | 4,9 km/l | 4,2 km/l |
consumo rodoviário (etanol) | 6,3 km/l | 5,5 km/l |
Volkswagen Up! High 1.0
vazio | carregado (350 kg) | |
aceleração de 0 a 100 km/h | 14,6 s | 19,5 s |
retomada de 40 a 80 km/h (em 3ª) | 8,8 s | 11,9 s |
retomada de 60 a 100 km/h (em 4ª) | 14,4 s | 19,4 s |
retomada de 80 a 120 km/h (em 5ª) | 23,5 s | 31,5 s |
frenagem de 60 / 80 / 120 km/h a 0 | 16,5 / 27,7 / 65 m | 17 / 30,8 / 68,2 m |
consumo urbano (etanol) | 9,5 km/l | 8,5 km/l |
consumo rodoviário (etanol) | 12,3 km/l | 11,4 km/l |
Toyota Corolla XEi 2.0
vazio | carregado (373 kg) | |
aceleração de 0 a 100 km/h | 9,9 s | 12,0 s |
retomada de 40 a 80 km/h (em D) | 4,0 s | 5,0 s |
retomada de 60 a 100 km/h (em D) | 5,2 s | 6,3 s |
retomada de 80 a 120 km/h (em D) | 6,7 s | 8,1 s |
frenagem de 60 / 80 / 120 km/h a 0 | 15,9 / 27,3 / 66,4 m | 16,4 / 29,6 / 67,5 m |
consumo urbano (etanol) | 8,0 km/l | 7,0 km/l |
consumo rodoviário (etanol) | 10,6 km/l | 9,6 km/l |