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Longa Duração: motor do Mobi perde desempenho repentinamente

Luz da injeção acende, o motor perde potência, confirmando que algo está errado, mas, do nada, tudo volta ao normal

Por Péricles Malheiros Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 24 abr 2017, 15h02 - Publicado em 24 abr 2017, 14h26
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  • Luz de alerta: do nada, ela acendeu. Do nada, apagou
    Luz de alerta: do nada, ela acendeu. Do nada, apagou (Silvio Gioia/Quatro Rodas)

    Quem tem um Fiat equipado com motor Fire 1.0 sabe: não raramente, ele falha nas saídas. Basta dar uma vasculhada na internet: de tão recorrente que é, o acendimento da luz de injeção em função do mau funcionamento do corpo de borboleta tem até uma porção de vídeos no YouTube.

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    A gente tem bagagem para falar sobre este tema, afinal tivemos um Uno 1.0 no Longa Duração entre 2010 e 2011. E ele, que tinha basicamente o mesmo motor do Mobi, também deu suas engasgadas ao longo do teste.

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    “Estava dirigindo normalmente quando, de repente, a luz de injeção acendeu no painel. Senti uma perda de potência imediata, como se uma cartografia de segurança da injeção eletrônica tivesse sido ativada para preservar o motor”, explica a repórter Isadora Carvalho, que estava ao volante do Mobi no momento da falha.

    Como o caso ocorreu no domingo e o carro estava rodando, combinamos de procurar uma concessionária no dia seguinte, mas…

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    “Quando liguei o motor, ainda no domingo, para voltar para casa, tudo havia voltado ao normal. Apesar de a luz ter apagado e o motor ter voltado a trabalhar regularmente, o episódio foi suficiente para abalar a confiança no carro, ainda mais porque estava com a minha filha de 2 anos a bordo”, comenta Isadora.

    Na segunda-feira, demos início às investigações. Na Fukuda Motorcenter, o Mobi foi analisado pelo consultor técnico da QUATRO RODAS, Fabio Fukuda. “Com o scanner, fiz uma varredura na central eletrônica. Havia, de fato, um registro de erro guardado na memória, mas não havia irregularidade no momento da análise”, diz Fukuda.

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    O passo seguinte foi visitar uma concessionária Fiat. Escolhemos a Sinal, em São Paulo. Nela, ouvimos um diagnóstico parecido: “Alguns problemas eletrônicos, de fato, desaparecem, pois a central tem capacidade de estabelecer um procedimento de autocorreção. Mas se acontecer de novo e for possível, o ideal é buscar uma autorizada ainda com o defeito ativo”.

    Felizmente, até o fechamento desta edição, a luz permaneceu apagada.

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    Encerrando o assunto abordado no mês passado, quando relatamos a fragilidade de diversas peças plásticas de acabamento, este mês fomos às compras. A lista de itens a substituir era extensa: tampa do painel, capa dos passantes superiores dos cintos e tampão do porta-malas e respectivo suporte lateral. Na autorizada Impéria, de Limeira (SP), encomendamos as peças, por R$ 317. A mão de obra não será cobrada.

    Fiat Mobi – 47.808 km

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