Depois de uma viagem até Uberlândia (MG), o jornalista Zeca Chaves passou por um susto na cidade de Planura (MG).“Fiquei atrás de um caminhão por muito tempo numa estrada de pista simples. Quando cheguei num trecho de faixa seccionada, iniciei a ultrapassagem. Mas, assim que passei para o sentido oposto, atingi um buraco com a roda dianteira direita.
O pneu perdeu pressão imediatamente, mas, como a velocidade era baixa, o carro se manteve sob controle”, conta Zeca.
No acostamento da rodovia e já com a área devidamente sinalizada (com triângulo a 30 metros para trás e o C4 com o pisca-alerta ativado), Zeca fez um verdadeiro pit-stop.
“Em menos de dez minutos troquei o conjunto danificado pela roda de emergência. As ferramentas bem localizadas no porta-malas e o macaco de acionamento leve ajudaram a acelerar a tarefa”, completa.
“Como o dano no pneu ocorreu aos 42.213 km e o estepe é do tipo roda de emergência (com medidas diferentes das dos pneus de rodagem e com velocidade máxima de 80 km/h), vamos comprar um par novo”, determinou o editor de Longa Duração, Péricles Malheiros.
Por uma questão de segurança, não misturamos no mesmo eixo pneus com diferença de rodagem entre si superior a 20.000 km. “Este procedimento evita desequilíbrio dinâmico, principalmente em asfalto molhado”, diz Péricles. Partimos, então, para a cotação de um par de pneus originais: Pirelli Cinturato P7 205/55 R17 91V.
Nas concessionárias, encontramos preço alto e falta de estoque. Na Savol e na Trianon, respectivamente, R$ 1.860 e R$ 1.827 – na Trianon, aliás, ainda seria preciso encomendar e esperar ao menos dez dias.
Na GP France e na Le Mans, nada do Pirelli original, somente Michelin. Na Green, nem isso: “Não temos pneus para o C4 Cactus”, respondeu o atendente. Passamos, então, para a cotação em lojas independentes. Na Della Via Pneus, o par de Pirelli original foi orçado em R$ 1.659, quase o mesmo preço obtido junto à Campneus, R$ 1.652. Acabamos fechando a compra na Valetão, que cobrou o menor preço: R$ 1.436.
Durante a troca, pedimos ao técnico da Valetão um exame minucioso da suspensão, em especial a da dianteira direita: “Está tudo em perfeito estado. O buraco só cortou o pneu mesmo. Nem a roda sofreu com o impacto”, respondeu. Sendo assim, seguimos com o C4 Cactus rumo à revisão de 50.000 km.
Citroën C4 Cactus – 46.244 km
Ficha técnica: | |
Versão: | Feel Pack 1.6 16V |
Motor: | 4 cilindros, dianteiro, transversal, 1.587 cm3, 16V, 118/115 cv a 5.750 rpm, 16,1/16,1 kgfm a 4.750/4.000 rpm |
Câmbio: | Automático, 6 marchas, tração dianteira |
Seguro: | R$ 2.276 (Perfil Quatro Rodas) |
Revisões: | Até 60.000 km – R$ 4.074 |
Gasto no mês: | Combustível: R$ 676 Par de pneus: R$ 1.276 Alinhamento: R$ 160 |
Consumo: | No mês: 10,6 km/l com 32,1% de rodagem na cidade Desde abr/19: 10,8 km/l com 31,3% de rodagem na cidade |
Combustível: | Flex (gasolina) |
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da edição de maio da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.