• account_circle

    Acesse sua conta

  • Assine
    • trending_up Trending
    • Assine o site
    • Meu Automático
    • Longa Duração
    • Auto-serviço
    • Testes
    • Comparativos
    • Longa Duração
    • Segredos
    • Guia de Compras
    • Mercado
    • Usados
    • Correio Técnico
    • Jeremy Clarkson
    • Top Ten
    • Clássicos
    • Autodefesa
    • Mais vendidos em 2017
    • Auto-serviço
    • Melhor Compra
    • Todos os Carros
    • Expediente
    • Anuncie
    • Abril.com
    • Grupo Abril
    • Abril SAC
    • Clube do Assinante
    • GoRead
    • Fale conosco
    • Política de privacidade
    • Termos de uso
    • Facebook
    • Instagram
    • Twitter
    • Google Plus
    • RSS
menu
Assine Assine
search
  • trending_up
  • Assine o site
  • Meu Automático
  • Longa Duração
  • Auto-serviço
Mais vistas
Notícias
1Exclusivo: Volkswagen T-Cross terá pré-venda relâmpago de apenas um dia
Testes
2Impressões: RAM 1500, a picape grande que qualquer um poderá dirigir
Testes
3Teste: novo Camaro é a arma da Chevrolet para derrubar o Ford Mustang
Testes
4Comparativo: qual SUV automático de R$ 85.000 tem melhor custo/benefício?
Notícias
5Este é o novo Toyota Corolla híbrido que chegará ao Brasil ainda em 2019
Auto-serviço
6Placa do Mercosul: tire suas dúvidas e saiba o que já mudou no projeto
Testes

Impressões: Audi Q8, menor e mais tecnológico

Com porte inferior ao do Q7, o Audi Q8 é o novo SUV topo de linha, que oferece o máximo em tecnologia e itens de série da marca

Por Gabriel Aguiar, do Atacama (Chile)
access_time 2 ago 2018, 14h43
chat_bubble_outline more_horiz
Audi Q8 Grade dianteira do Q8 pode ser na cor da carroceria, cinza ou preta

Grade dianteira do Q8 pode ser na cor da carroceria, cinza ou preta (Divulgação/Audi)

Normalmente, pensamos que os carros mais caros (e luxuosos) de cada fabricante também são os maiores. E, boa parte das vezes, é até verdade, mas a história muda com o Q8. Isso porque, mesmo 6 cm menor que o Q7, a novidade servirá de vitrine – assim como A8 e R8 – para a Audi mostrar o que há de melhor.

Se não é tão difícil encontrar quem ache os carros da marca parecidos, agora essa opinião deverá mudar. Comparado aos irmãos, o SUV recebeu faróis incorporados à grade, lanternas integradas e caixas de rodas parrudas.

Audi Q8 Lanternas são inspiradas no clássico Audi Sport Quattro

Lanternas são inspiradas no clássico Audi Sport Quattro (Divulgação/Audi)

A inspiração, pasmem, foi o Audi Sport Quattro, conceito esportivo de 2013. É verdade que a silhueta lembra um Q3 meio bombado, só que pessoalmente o carro impressiona.

Não existirá nenhuma opção movida só a gasolina ou a diesel. Em vez disso, o modelo recebeu um sistema híbrido de 48V para auxiliar o motor a combustão em algumas situações, como frenagens e velocidades de cruzeiro.

Audi Q8 Jeito de carro-conceito: há opções de rodas aro 19 a 22

Jeito de carro-conceito: há opções de rodas aro 19 a 22 (Divulgação/Audi)

Isso significa que não há um motor elétrico para atuar sozinho na cidade, por exemplo, como acontece com Toyota Prius e Volvo XC90 T8.

No Brasil, teremos apenas a versão mais potente (até o todo-poderoso RS Q8 ser revelado), que chegará às lojas no fim da primeira metade de 2019.

Audi Q8 Faróis de leds são divididos e luz alta fica na parte inferior

Faróis de leds são divididos e luz alta fica na parte inferior (Divulgação/Audi)

E, até agora, a Audi só antecipou que o motor V6 3.0 turbo com injeção direta de gasolina terá 340 cv, mas o desempenho continua sob sigilo.

Ao menos dá para prever a velocidade máxima limitada aos 250 km/h, como boa parte da “santíssima trindade” alemã, que inclui BMW e Mercedes.

Audi Q8 A pequena bateria de íons de lítio do sistema híbrido de 48V fica sob o assoalho do porta-malas

A pequena bateria de íons de lítio do sistema híbrido de 48V fica sob o assoalho do porta-malas (Divulgação/Audi)

E se estamos acostumados à ideia de SUVs passeando em shoppings, a Audi escolheu o cenário oposto para colocarmos à prova o Q8: o Deserto do Atacama, no Chile, um dos lugares mais extremos do planeta.

Surpreendem os bancos dianteiros bem próximos do assoalho, como em sedãs e cupês de alto rendimento,  bem como a direção com assistência elétrica de respostas rápidas.

Audi Q8 Ar-condicionado de quatro zonas, quadro de instrumentos digital, central multimídia e comandos por voz são itens de série

Ar-condicionado de quatro zonas, quadro de instrumentos digital, central multimídia e comandos por voz são itens de série (Divulgação/Audi)

Audi Q8 Trilho permite modular espaço para pessoas e porta-malas

Trilho permite modular espaço para pessoas e porta-malas (Divulgação/Audi)

Como candidato a esportivo, a novidade pode não passar tanta credibilidade – afinal, são quase 5 metros de comprimento, que passam das 2 toneladas em ordem de marcha. Mas basta escolher o modo de condução mais agressivo para mudar a personalidade do grandalhão.

Se na opção econômica, Efficiency, o Q8 desliga o motor abaixo de 22 km/h para aproveitar o embalo e economizar combustível, na Dynamic há mais fôlego para retomadas e ultrapassagens.

Para quem só busca vida mansa, há uma série de radares, lasers, câmeras 360º e sensores ultrassônicos para controlar a condução semiautônoma.

Audi Q8 Há sensores para controlar marcha a ré com trailer

Há sensores para controlar marcha a ré com trailer (Divulgação/Audi)

Quer assumir a direção? Então, o SUV recompensa você com suspensão a ar e três níveis de altura (até um modo off-road), rodas traseiras que esterçam 5º para dar agilidade e facilitar balizas, além da tração integral com distribuição variável de força.

Audi Q8 São 22 cm de solo, mas suspensão a ar varia até 9 cm

São 22 cm de solo, mas suspensão a ar varia até 9 cm (Divulgação/Audi)

De série, há ar-condicionado de quatro zonas, bancos dianteiros com ajustes elétricos e memória, quadro de instrumentos digital, central multimídia com 10,1 polegadas e comandos por voz, logo acima da tela destinada aos controles de ventilação. O modelo também “conversa” com outros carros para prever condições de trânsito e placas de sinalização.

Audi Q8 Boa parte dos botões da cabine foi substituída por telas sensíveis ao toque, que respondem com vibração aos comandos

Boa parte dos botões da cabine foi substituída por telas sensíveis ao toque, que respondem com vibração aos comandos (Divulgação/Audi)

Na Europa, o Q8 custará € 78.000, o que representa 52 meses de trabalho (e nenhum gasto) para um alemão com salário mínimo de € 1.498.

No Brasil, o grandalhão deverá sair por R$ 500.000, o que representa 524 vezes – ou 43 anos – o salário mínimo brasileiro de R$ 954. Sem dúvidas, será um privilégio para poucos, mas não faltam itens e tecnologias que justifiquem cada real gasto para colocar a novidade na garagem.

Veja também
  • TestesComparativo: Audi Q7 x Volvo XC90 x Land Rover Discoveryquery_builder 15 dez 2017 - 16h12
  • Grades dianteiras: hexagonal no R8, e com 15 frisos verticais no GT R
    TestesAudi R8 V10 x AMG GT R: o confronto de R$ 2,4 milhões e 1.200 cvquery_builder 1 nov 2017 - 20h11
  • Apenas a versão alongada e com motor V8 virá para o Brasil
    TestesNovo Audi A8: inteligência artificial e direção autônomaquery_builder 6 dez 2017 - 12h12

Ficha técnica – Audi Q8

  • Preço: R$ 500.000
  • Motor: híbrido parcial, V6 gas., diant., DOHC, 24V, turbo, injeção direta, 2.995 cm3; 84,5 x 89 mm, 11:2, 340 cv a 5.000 rpm, 51 mkgf a 1.370 rpm
  • Câmbio: automático, 8 marchas, tração dianteira
  • Suspensão: Multilink nos dois eixos
  • Freios: disco ventilado nas quatro rodas
  • Direção: elétrica
  • Rodas e pneus: liga leve, 285/45 R21
  • Dimensões: comp., 498,6 cm; largura, 199,5 cm; altura, 170,5 cm; entre-eixos, 299,5 cm; peso, n/d; tanque, 85 l; porta-malas, 605 l
  • Desempenho: 0 a 100 km/h n/d; velocidade máxima, 250 km/h, limitada eletrônicamente.
Tudo sobre Audicarros híbridosImpressõesSUVs de luxoteste
Comentários
Deixe um comentárioCancelar resposta

Verificando usuário logado ...

Para comentar você precisará entrar com seu usuário e senha do Abril ID ou fazer login através do Facebook ou sua conta Google

Para contas do Abril Accounts anteriores a Dezembro de 2018, será necessário efetuar o recadastro no Abril ID

Entre     Registre-se

Editar perfil Sair
Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Gravatar
Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. ( Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. ( Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. ( Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. ( Sair /  Alterar )

Cancelar

Conectando a %s

Últimas
  • Ram 1500 Rebel V8 Hemi 2
    TestesImpressões: RAM 1500, a picape grande que qualquer um poderá dirigirquery_builder 15 fev 2019, 16h01
  • Caoa Chery Tiggo 7
    TestesCaoa Chery Tiggo 7: SUV chinês chega com porte de Compass e preço de HR-Vquery_builder 13 fev 2019, 20h07
  • BMW Serie 8 Coupe 850i (22)
    TestesImpressões: BMW Série 8 retorna ao mercado em todo seu esplendorquery_builder 12 fev 2019, 15h11
  • longa duração ed 715 renault kwid (2)
    TestesLonga Duração: os erros e acertos na revisão de 30.000 km do Renault Kwidquery_builder 12 fev 2019, 09h00
  • Porsche 911 Carrera S 2019 (1)
    TestesImpressões: novo Porsche 911 Carrera S apela a tecnologias até do Up! TSIquery_builder 8 fev 2019, 15h39
Leia grátis por 30 dias no GoRead Leia também no
Nas Bancas Edição 718 Fevereiro
Acesse o índice
Assine
Leia grátis por 30 dias no GoRead Leia também no
  • Notícias QUATRO RODAS de Janeiro: os elétricos que vão invadir o Brasil em 2019
Mais vistas
Notícias
1Segredo: picape "anti-Fiat Toro" da Ford será derivada da Volkswagen Tarok
Testes
2Caoa Chery Tiggo 7: SUV chinês chega com porte de Compass e preço de HR-V
Notícias
3Exclusivo: Volkswagen T-Cross terá pré-venda relâmpago de apenas um dia
Testes
4Longa Duração: os erros e acertos na revisão de 30.000 km do Renault Kwid
Testes
5Impressões: RAM 1500, a picape grande que qualquer um poderá dirigir
Notícias
6VW Jetta 2.0 TSI brasileiro terá visual mais "careta" que o GLI americano
Notícias
7Mitsubishi ASX: quase imortal, SUV herda visual de L200 e Eclipse Cross
Auto-serviço
8Placa do Mercosul: tire suas dúvidas e saiba o que já mudou no projeto
Notícias
9Este é o novo Toyota Corolla híbrido que chegará ao Brasil ainda em 2019
Notícias
10Empresa cria capota para transformar Ford F-150 em um fastback
AssineAbril.com
Quatro Rodas
Quatro Rodas
Assine com 64% de Desconto Por 12x R$ 21,35
Assine
Superinteressante
Superinteressante
Assine com 64% de Desconto Por 12x R$ 22,50
Assine
Exame
Exame
Assine com 60% de Desconto Por 12x R$ 56,90
Assine
Você S/A
Você S/A
Assine com 50% de Desconto Por 8x R$ 26,75
Assine
Dossiê Super
Dossiê Super
Assine com 67% de Desconto Por 12x R$ 17,77
Assine
Veja
Veja
Assine com 68% de Desconto Por 12x R$ 49,90
Assine
  • Abril.com
  • AbrilSAC
  • Clube do Assinante
  • Grupo Abril
  • Leia também no GoRead Clube
  • Capricho
  • CASACOR
  • Claudia
  • EXAME.com
  • MdeMulher
  • Placar
  • Saúde
  • Superinteressante
  • VEJA.com
  • VEJA São Paulo
  • Viagem e Turismo
  • VIP
  • Como desativar o AdBlock
  • Newsletter
  • SIGA
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Google Plus
  • RSS
Copyright © Abril Mídia S A. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade
Powered by WordPress.com VIP
Cancelar