Em outubro, o HB20 “normal” chegou remodelado às concessionárias. Em meados de novembro, foi a vez da versão com roupagem aventureira. Mais adornado, o HB20X evidencia as mudanças aplicadas à linha 2016 – até porque a categoria em que atua é assumidamente cosmética. O facelift deixou o HB20X mais exclusivo que seus irmãos, sobretudo por conta da grade dianteira, com moldura cromada, acabamento menos esportivo e mais refinado. Na traseira, porém, a Hyundai pesou a mão: o novo layout do para-choque até agrada, mas os olhos insistem em focar apenas os gigantescos e desproporcionais discos refletores. Até quem é da casa desaprovou o tamanho das peças: “Eles são ainda maiores que os da Captiva. Prefiro os refletores horizontais do HB20 normal, menor e mais bem integrados à capa do para-choque”, disse um funcionário da Hyundai que, lógico, pediu sigilo sobre seu nome. Concordo com ele em tudo.
O HB20X será vendido em dois níveis: Style, com câmbio manual e automático, e Premium, só automático. A distribuição de equipamentos entre as versões tem algumas estranhezas, como o fato de guardar apenas para o nível máximo os belos e estreantes faróis com projetores e led, algo tão definidor do visual do carro, além de itens básicos como banco traseiro bipartido e iluminação no porta-luvas. Os preços vão de R$ 55.395 (Style manual) a R$ 62.395 (Premium automático), com opção de banco de couro e central blueMedia (R$ 66.485).
>> Impressões ao dirigir: Hyundai HB20 2016 (hatch)
A versão cedida para test-drive, top de linha, incluía ainda os dois únicos opcionais: revestimento de couro marrom e sistema multimídia compatível com smartphones Android e Apple – para este, por enquanto, não há possibilidade de operação de sistemas de navegação.
Mecanicamente, as novidades são as mesmas do HB20. O motor 1.6 aposenta o tanquinho de gasolina para partidas a frio e as transmissões têm sempre seis marchas. Em ambos, a sexta funciona como uma marcha desmultiplicadora. Tomando como base os números do HB20 1.6 automático, isso se traduz em viagens com menor índice de consumo e ruído, já que a 100 km/h a rotação do motor é de apenas 2.250 rpm – no modelo 2015, com um automático de quatro marchas, o motor girava a 2 600 rpm. Enquanto o novo HB consome 10,8 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada, o antigo fazia, respectivamente, 10,6 km/l e 13,6 km/l de gasolina.
Para reduzir ainda mais os níveis de emissões e de consumo, a Hyundai providenciou pneus de baixa resistência à rolagem e trocou a assistência hidráulica por uma elétrica, que não rouba potência do motor.
Preço | R$ 62.000 (estimado) |
---|---|
Motor | flex,diant., transv., 4 cilindros, 1.591 cm³, 128/122 cv (gasolina/etanol) a 6.000 rpm, 16,5/16 mkgf a 5.000/4.500 rpm |
Câmbio | automático, sequencial, 6 marchas |
Suspensão | independente McPherson (diant.), independente eixo de torção (tras.) |
Freios | disco ventilado (diant.), tambor (tras.) |
Rodas e pneus | liga leve, aro 16, 195/60 R16 |
Dimensões | 395,5 cm (comprimento), 171 cm (largura), 155 cm (altura), 250 cm (entre-eixos), 1.113 kg (peso), 300 l (porta-malas), 50 l (tanque de combustível |
Equipamentos de série | ar digital, airbags frontais, laterais e de cortina, faróis com projetor, rodas aro 16, direção elétrica |
1.0 manual | 1.6 manual | 1.6 aut. | |
---|---|---|---|
Aceleração (0 a 100 km/h) | 17,1 s | 10,6 s | 12 s |
Retomada (40 a 80 km/h – 60 a 100 km/h – 80 a 120 km/h) | 9,6 – 16,8 – 28,5 s | 7,4 – 10,9 – 15,8 s | 5,7 – 7,3 – 9,1 s |
Frenagem (60 – 80 – 120 km/h) | 15,3 – 30,2 – 66,6 m | 15,8 – 27,6 – 66 m | 16,7 – 29,6 – 70,1 m |
Consumo (urbano – rodoviário) | 12 – 17,5 km/l | 11,2 – 16,7 km/l | 10,8 – 14,3 km/l |
VEREDICTO QUATRO RODAS
Versão do hatch normal com roupa aventureira, o HB20X ganhou personalidade própria.
★★★★