Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Honda HR-V: moeda forte, surpresa zero

Na simulação de venda do HR-V, deu a lógica. Como um bom japonês, o SUV compacto da Honda mostra baixo índice de desvalorização

Por Péricles Malheiros
Atualizado em 23 nov 2016, 21h23 - Publicado em 19 jul 2016, 15h29
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Longa Duração - Honda HR-V
    E não é que a faixa da Honda Dealer dizia a verdade? ()

    Carros japoneses, em especial os da Honda e Toyota, têm o que os lojistas chamam de entrada franca. O dono é quem escolhe como seu carro ficará na loja: em consignação, como parte de pagamento de outro veículo (novo ou usado) ou mesmo uma venda simples. O segredo dos queridinhos do mercado de usados está na alta confiabilidade. O HR-V, ainda um estreante nesse mercado, manteve a boa fama.

    Em nossa simulação, feita para medir o quanto de dinheiro se perdeu em relação ao pago no novo e também a receptividade do mercado, o HR-V foi muito bem. Visitamos duas autorizadas Honda (a H Point, onde foi adquirido, em maio de 2015, e uma outra aleatória, a Dealer) e outras três autorizadas de marcas concorrentes (Jeep Sinal, Toyota Grand Motors e Ford Navesa), além de outras duas lojas multimarcas independentes (Auto M e Via Morumbi).

    Na H Point, o vendedor que nos atendeu fez a boa oferta de R$ 70.000, tanto para a compra simples como para a troca por um HR-V novo. Mais tarde, a Ford Navesa ofereceu o mesmo valor, mas não fazia a compra simples, apenas a troca por um EcoSport. Na Toyota Grand Motors, onde fingimos interesse em um RAV4, proposta de R$ 67.000. Na Jeep Sinal, onde dissemos ter a intenção de comprar um Renegade, oferta de R$ 65.000, mesmo valor declarado pelos vendedores das multimarcas Auto M e Via Morumbi.

    Continua após a publicidade

    A melhor proposta partiu da Honda Dealer, R$ 71.000. Ainda que atrelada à condição de troca por um carro zero-quilômetro, foi interessante ver que a rede faz ofertas justas pelos usados da marca, já contabilizando sua margem de lucro na operação. Em meados de maio, na tabela Fipe, nosso carro estava cotado em R$ 77.458. Para um proprietário de HR-V chegar mais perto desse valor, não tem jeito: só vendendo para particulares.

    Bolsa de valores – Honda HR-V EX
    Valor pago em maio de 2015 R$ 81.600
    Valor atual do modelo novo R$ 91.800
    Valor do usado na Tabela FIPE R$ 77.458
    Melhor oferta na simulação R$ 71.000
    Pior oferta na simulação R$ 65.000
    Honda HR-V – 58.141 km
    CONSUMO
    No mês: 7,8 km/l com 30,6% de rodagem na cidade
    Desde maio de 2015: 8,2 km/l com 24,8% de rodagem na cidade

    Combustível: etanol
    GASTOS NO MÊS
    Combustível: R$ 865
    FICHA TÉCNICA
    Versão: EX 1.8
    Motor: dianteiro, transversal, 4 cil., flex, 139/140 cv a 6 300 rpm, 17,4/17,3 mkgf a 5 000 rpm
    Câmbio: automático CVT, 7 marchas, tração dianteira
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.