Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Comparativo: Hyundai HB20 1.0 Turbo x VW Up! 1.0 TSI

Depois da briga dentro de casa, o novo HB20 1.0 Turbo mede forças com o rival da Volkswagen

Por Péricles Malheiros
Atualizado em 6 jan 2017, 20h14 - Publicado em 29 jul 2016, 16h56
  • Seguir materia Seguindo materia
  • VW Up! TSI x Hyundai HB20 Turbo

    Logo após o lançamento do HB20 com motor 1.0 turbo, comparamos a novidade com a versão equipada com motor 1.6 aspirado. Os resultados foram surpreendentes: o HB20 1.6 não apenas andou mais (e de uma maneira mais linear) como bebeu menos, levando a melhor com certa facilidade, mesmo custando mais caro. Agora é a vez de trazermos o VW Up! TSI para a disputa.

    No segundo semestre de 2015, conversando com uma fonte ligada à fábrica da Hyundai, em Piracicaba (SP), ouvi: “O desenvolvimento do motor HB20 1.0 turbo está quase no fim. Miramos o 1.0 TSI da Volkswagen, mas está impossível chegar junto”. Pelo jeito, pouca coisa foi feita após aquela conversa.

    VW Up! TSI

    Hyundai HB20 1.0 Turbo

    Na aceleração de 0 a 100 km/h, sempre com gasolina, o Up! TSI marcou 11 s. O HB20 1.0 Turbo precisa de um pouco mais de tempo: 11,5 s. Nas retomadas, o câmbio de seis marchas dá vantagem ao Hyundai – o Up!, com cinco, tem relações mais longas. Mas essa diferença nas retomadas, mesmo significativa (quase 3 s na medição de 80 a 120 km/h em 5ª), perde importância ao se comparar os dados de consumo de combustível.

    Continua após a publicidade

    Na estrada, o HB20 1.0 Turbo bebe 1 litro de gasolina a cada 13,4 km. Com esse mesmo 1 litro de gasolina, o Up! anda 16,7 km. Como ambos têm um tanque de 50 litros, em tese, o Up! poderia encarar uma viagem 165 km mais longa sem reabastecer.

    Na cidade, verdadeiro habitat desses hatches divertidos, a vantagem do VW sobre o Hyundai é ainda maior. De acordo com o resultado apresentado em nosso teste de pista (10 km/l), o HB20 roda até 500 km com um tanque. O Up!, 45% mais econômico (média de 14,5 km/l), só pediria uma parada para reabastecimento depois de 725 km.

    VW Up! TSI

    Hyundai HB20 1.0 Turbo

    Continua após a publicidade

    Ou seja, em termos de eficiência (a relação do quanto o carro anda versus o quanto consome), o Up! TSI é avassalador sobre o HB20 1.0 Turbo. Boa parte dessa superioridade está no motor, tecnicamente mais refinado. Além de dispensar o tanquinho de gasolina, tem variador de fase nos dois comandos de válvulas (admissão e escape), injeção de combustível diretamente nas câmaras de combustão, arrefecimento do intercooler por água e ar e da turbina por óleo e água.

    No 1.0 turbinado do HB20, o comando das válvulas de escape é fixo, a injeção é na admissão, o intercooler é do tipo ar/ar e a turbina óleo/água. Em ambos, a pressão de trabalho do turbo é de 0,9 bar.

    VW Up! TSI

    Hyundai HB20 1.0 Turbo

    Continua após a publicidade

    Ao volante, você sentirá mais conforto no HB, por conta da suspensão mais macia. A direção do Up!, mesmo com assistência elétrica, é mais pesada do que a do Hyundai e incomoda por não retornar à posição central após o contorno de curvas.

    Mais compacto, o Up! é 28 centímetros menor no comprimento e boa parte dessa diferença é sentida no porta-malas, com volume de 285 litros ante 300 do HB20. Na cabine, o nível de espaço é equivalente, mas o coreano transmite uma sensação de maior refinamento.

    VW Speed Up!

    Hyundai HB20 1.0 Turbo

    Continua após a publicidade

    O preço das versões consideradas no comparativo, High Up! (R$ 54.863) e Comfort Pluse (R$ 53.180), é equilibrado. Ou seja, se o tamanho do porta-malas não é algo fundamental para você (e olha que a diferença é pequena), não pense duas vezes: vá de Up!

    VEREDICTO

    O HB20 1.0 Turbo é bom, mas não se deu bem nas brigas dentro e fora de caas. Já o Up! 1.0 TSI, esperto e econômico, encararia até o HB20 1.6.

    Teste de Pista (com gasolina)
    Up! High 1.0 TSI HB20 Comfort Style 1.0 Turbo
    Aceleração de 0 a 100 km/h 11 s 11,5 s
    Aceleração de 0 a 1.000 m 32,3 s – 163,8 km/h 33,1 s – 157,6 km/h
    Retomada de 40 a 80 km/h (em 3ª) 6,3 s 5,5 s
    Retomada de 60 a 100 km/h (em 4ª) 9,4 s 8,1 s
    Retomada de 80 a 120 km/h (em 5ª) 14,7 s 11,8 s
    Frenagens de 60 / 80 / 120 km/h a 0 16,2 / 27,8 / 61,2 m 17,2 / 30,4 / 68,9 m
    Consumo urbano 14,5 km/l 10 km/l
    Consumo rodoviário 16,7 km/l 13,4 km/l
    Ficha Técnica
    Up! High 1.0 TSI HB20 Comfort Plus 1.0 Turbo
    Motor flex, diant., transv, 3 cil., 999 cm3, 12V, 10,5:1, 74,5/76,4 mm, 105/101 cv a 5.000 rpm, 16,8/16,8 mkgf a 1.500 rpm flex, diant., transv., 3 cil., 998 cm3, 12V, 9,5:1, 71,0 x 84,0 mm, 105/98 cv a 6.000 rpm, 15/13,8 mkgf a 1.500 rpm
    Câmbio manual, 5 marchas, tração diant. manual, 6 marchas, tração diant.
    Direção elétrica hidráulica
    Suspensão McPherson (diant.) e eixo de torção (tras.) McPherson (diant.) e eixo de torção (tras.)
    Freios disco ventilado (diant.) e tambor (tras.) disco ventilado (diant.) e tambor (tras.)
    Pneus 185/60 R15 185/60 R15
    Dimensões comprimento, 364 cm; largura, 164,5 cm; altura, 150,4 cm; entre-eixos, 242 cm; peso, 987 kg; tanque, 50 l;porta-malas, 285 l comprimento, 392 cm; largura, 168 cm; altura, 147 cm; entre-eixos, 250 cm; peso, 1.053 KG kg; tanque, 50 l; porta-malas, 300 l
    Preço R$ 54.863 R$ 53.180
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.