Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Ford Maverick reúne o melhor de dois mundos

Modelo traz os benefícios de um utilitário-esportivo com a versatilidade da carroceria picape

Por Abril Branded Content
Atualizado em 29 Maio 2024, 16h11 - Publicado em 3 ago 2022, 16h30
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A Ford soma mais de 100 anos de tradição produzindo picapes. E, ao longo desse tempo, usou vários slogans até que, em 1976, encontrou a síntese de seu DNA sob o selo Raça Forte, do inglês Built Ford Tough.

    Essa Raça Forte traduz a experiência e as tecnologias que a marca desenvolveu ao longo dos anos para entregar veículos robustos, versáteis e aptos para as condições mais árduas de trabalho, com conforto, segurança e durabilidade. 

    Não é diferente com a Maverick, testada nos terrenos mais difíceis para oferecer uma picape preparada para o trabalho, sem perder o foco no lazer. Para receber este selo e ser aceito neste rol, o modelo passou por inúmeros testes de severidade e durabilidade. Confira as principais impressões do veículo. 

    Força para o dia a dia e na estrada

    De início, chama a atenção o desempenho do modelo em subidas, até mesmo em vias de pista simples. O veículo não vê nenhum desafio para fazer ultrapassagens.

    A Maverick Lariat FX4 vem com motor 2.0 turbo a gasolina, que entrega 253 cv de potência. O torque é de deixar muita picape a diesel morrendo de inveja: mais de 38 kgfm. A transmissão é automática de oito velocidades e há tração AWD. Com esse conjunto, ela acelera de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos.

    O mais legal na Maverick é a estabilidade. Ela tem centro de gravidade mais baixo que o de outras picapes e respostas muito precisas na direção. Entre os cinco modos de condução disponíveis, o escorregadio ajuda a manter tudo em ordem em uma condição de chuva. 

    Continua após a publicidade

    Há ainda o modo reboque, que é ativado automaticamente quando o sistema identifica o engate e ajusta parâmetros do veículo para ajudar o motorista. A capacidade de reboque é de 499 kg e a capacidade de carga é de 617 kg.

    Para o off-road, a Maverick possui 218 mm de altura livre do solo e capacidade de imersão de 450 mm, com ângulo de ataque de 20,6º e ângulo de saída de 21,2º. A picape vem de série com pneus todo-terreno 225/65 R17.

    A tração permanente e os controles de estabilidade melhoram ainda mais a experiência e ajudam a passar total sensação de segurança ao motorista. É uma dirigibilidade de SUV.

    Versatilidade de SUV

    E por falar em SUV, a Maverick tem uma proposta de utilitário-esportivo, mas com algo a mais: a carroceria. Enquanto famílias com três, ou até dois filhos, ficam brigando com o porta-malas para tentar fazer caber coisas como toda a bagagem e carrinhos de crianças, os donos da Maverick não encontram esse problema.

    Na versátil caçamba de 943 litros, com opção de capota marítima, há oito pontos de fixação e diversos compartimentos que ajudam a organizar a bagagem. Cabe tudo. Para melhorar, a tampa é superleve e fácil de abrir.

    Continua após a publicidade
    Maverick Ford
    (Ford/Divulgação)

    Outro trunfo da Maverick está embaixo do banco traseiro. Há um grande compartimento com capacidade de 73 litros para armazenar objetos e não os deixar jogados, balançando pela cabine quando o veículo está em movimento. Nele, você pode levar, por exemplo, as mochilas das crianças.

    O banco de trás tem o espaço interno que surpreende bastante para uma picape graças aos 3.076 mm de entre-eixos. Com os bancos da frente posicionados para acomodar uma pessoa com 1,85 metro de altura, ainda sobra muito espaço para as pernas dos que viajam atrás.  

    Os ocupantes da parte de trás têm ainda duas entradas USB. Uma é do tipo A, compatível com mais smartphones. Outra é do tipo C, mais rápida. É versatilidade e opção para todo mundo na cabine da Maverick.

    Outra coisa de SUV que essa picape tem é a facilidade de estacionar. Os modelos do segmento geralmente são grandalhões, com direção imprecisa. Já na Maverick a direção elétrica tem muita leveza e precisão na hora de fazer manobras.

    Continua após a publicidade

    Com 5.110 mm de comprimento e 2.134 mm de largura, as dimensões da picape são na medida para vagas em shoppings, supermercados e da sua garagem. Para complementar a câmera de ré, oferecida de série na Maverick, a Ford disponibiliza o sensor de estacionamento traseiro como acessório nas concessionárias.

    Maverick Ford
    (Ford/Divulgação)

    Principais facilidades

    A Maverick tem diversos equipamentos e itens para facilitar o dia a dia do consumidor. E muitos deles vão ao encontro das necessidades das mulheres que não abrem mão de conforto no cotidiano. O banco do motorista é elétrico e o ajuste de altura tem longo alcance.

    Com isso, todo motorista fica bem acomodado, com amplo alcance de visão ao redor e sem pontos cegos. A direção tem bons ajustes de profundidade e altura. Então, encontrar a posição ideal de dirigir é superfácil.

    Maverick Ford
    (Ford/Divulgação)
    Continua após a publicidade

    Outra coisa muito legal é a quantidade de porta-objetos na cabine. Na porta, um imenso porta-copos permite até acomodar uma garrafa de água de 1,5 litro. E se o dia de repente ficou nublado, não há necessidade de ficar procurando bolsa para guardar os óculos de sol, ou deixá-lo aleatoriamente na cabine. Há um compartimento específico para acomodá-lo.

    A Maverick também tem todo tipo de compartimento para colocar seu smartphone, todos abaixo do painel, à frente do console central. Em um deles, o aparelho fica em uma posição que facilita a visualização do mapa do Waze ou Google Maps.

    Maverick Ford
    (Ford/Divulgação)

    Conectividade e design

    Há ainda Android Auto na central multimídia, com tela sensível ao toque de 8 polegadas, que é rápida e superintuitiva. Conectividade, aliás, é uma coisa que a Maverick oferece de sobra.

    O destaque é o Ford Pass. Por meio do smartphone, dá para controlar várias funções da picape. Entre as facilidades, é possível acionar a climatização remotamente. Assim, quando motorista e passageiros chegarem à cabine do veículo, ela já vai estar fresquinha.

    Continua após a publicidade

    Há coisas muito legais no design da Maverick. O desenho dos faróis é marcante e o sistema full-LED antiofuscamento oferece muita praticidade. O motorista não precisa se preocupar em ativar e desativar o farol alto.

    O puxador da porta tem um desenho peculiar, de aspecto retrô, em bonito contraste com os elementos modernos do acabamento do painel. Essa combinação dá um toque todo especial à cabine da Maverick.

    Segurança para lá de reforçada

    Outro diferencial da Maverick é o pacote robusto de dispositivos de segurança. O assistente de frenagem automática com detecção de pedestres e ciclistas pode parar totalmente o veículo a até 50 km/h se o motorista estiver distraído (acima disso, reduz o impacto). O freio de mão elétrico conta com sistema auto-hold, acionado automaticamente após 2 segundos de parada.

    Ela também vem com sete airbags, assistente de frenagem pós-colisão, controle automático em descidas (ajustável a até 32 km/h), assistente de partida em rampa, farol alto automático e câmera de ré.

    A estrutura reforçada da carroceria, o radiador robusto e o protetor metálico sob o veículo são outros itens que trazem confiança na sua condução.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.