Eu não vou falar mal do Fiesta. A pesquisa Os Eleitos, realizada por QUATRO RODAS, revelou que os donos andam felizes com ele. O hatch estreou no ranking com uma vitória, dividindo com o Golf o título de campeão do ano. Entre as principais qualidades apontadas pelos proprietários estão espaço no porta- malas, arranque do motor e design.
O Ka bebe da mesma fonte nos dois últimos quesitos. Em primeiro lugar, compartilha a grade frontal inspirada nos Aston Martin. É o mesmo traço encontrado no Fusion, sedã mais luxuoso da empresa. E isso coloca a Ford numa onda virtuosa quando o assunto é estilo. Quem não quer um modelo de entrada com jeitão de carro chique? Mas a pasteurização do visual, aliada a uma contenção de custos, deixou os hatches muito parecidos. Eles dividem a plataforma, o conjunto mecânico e a eletrônica. Até algumas especificações técnicas são iguais, como a capacidade do tanque de combustível (51 litros). Ambos têm direção com assistência elétrica e sistema de partida a frio sem tanquinho.
No entanto, é do Ka uma vantagem inusitada: o espaço no banco traseiro. Se isso era um problema nas duas gerações anteriores, o pequeno se redimiu. São 87 cm de espaço para as pernas, enquanto o Fiesta dispõe de 79 cm. Passageiros altos também se acomodarão melhor no compacto: 96 cm, ante 85. Por fim, o Ka tem 134 cm de largura interna na parte traseira, 9 cm a mais que o irmão “maior”.
Agora repare nas fotos do interior. Ao desenhar esta página, alguns na redação tiveram dificuldades em identificar o painel de cada um. Isso é um bom sinal para quem escolhe o Ka, teoricamente um veículo de categoria inferior à do Fiesta. A posição de dirigir é muito parecida – e agradável em ambos. No entanto, os assentos do carro maior oferecem mais conforto. Mas só o recém-lançado vem com porta-garrafas e função um-toque no vidro elétrico do motorista.
Nas fotos você vê a SEL, topo de linha do Ka, que tem plásticos duros nas portas e no painel, mas se diferencia do Fiesta S por vir com apliques de cromo fosqueado nas molduras do som e em algumas peças internas, como o miolo do volante e os aros das saídas de ar – são recursos que o Ka SE Plus também tem. Porém, só o Fiesta possui ajuste de altura e profundidade na coluna de direção e de altura para o banco do condutor.
O motor Sigma 1.5 é a cereja do bolo, responsável por um dos pontos mais elogiados. Mas a vantagem pende para o lado do carro menor, que usa e abusa dos 110/105 cv do propulsor. Mais leve, o Ka aproveitou a diferença de peso para se sobressair em desempenho. Levamos para a pista o Ka SEL, que tem 1 034 kg, 74 kg a menos que o Fiesta (1 108 kg). Na prova de 0 a 100 km/h, o Fiesta marcou 12,5 segundos, enquanto o Ka fez 11,4. Em consumo, foram 11,3 e 14,9 km/l nos ciclos urbano e rodoviário. O Ka registrou 11,9 e 15,3 km/l.
Você se lembra do Ka XR 1.6, a versão esportiva da primeira geração? Pois bem, o Ka 1.5 oferece um nível parecido de diversão ao volante. Ágil, é um carro gostoso e divertido de guiar. A direção direta e o comportamento obediente do Fiesta também animam, qualidades que se aliam ao ótimo ajuste de suspensão. No entanto, se você prefere o modelo mais caro e não abre mão de desempenho impactante, fique com as versões 1.6. Aliás, só essa motorização pode ser combinada com a transmissão automatizada Powershift. Outro detalhe: embora o motor seja o mesmo, a potência é de 111/107 cv, maior que os dados do Ka. Isso se dá por causa de diferenças nos sistemas de admissão de ar e escapamento dos modelos. Mas a calibração dos equipamentos é a mesma.
O Ka 1.5 SE Plus custa R$ 48.090, exatos R$ 1.900 a menos que o Fiesta básico. Eles se equivalem na lista de equipamentos. Um é mais divertido, mas o Fiesta parece custar mais, tem retrovisores elétricos de série (o outro é manual) e sai mais bonito na foto.
VEREDICTO
Quase R$ 50 000 por um Ka soa exagerado, mas se você procura diversão ao volante, não há muitas opções mais atraentes no mercado. É um carro moderno e detentor de um bom pacote de equipamentos. Mas é o Fiesta quem causa melhor impressão. Sem contar que os proprietários andam falando bem do modelo.
Fiesta S 1.5 | Ka SE Plus 1.5 | |
---|---|---|
FICHA TÉCNICA | ||
Motor: | 4 cilindros, 16V, 1.499 cm3, 111/107 cv a 5.500/6.500 rpm, 15/14,8 mkgf a 4.250 rpm | 4 cilindros, 16V, 1.499 cm3, 110/105 cv a 5.500/6.500 rpm, 14,9/14,6 mkgf a 4.250 rpm |
Câmbio: | manual, 5 marchas, dianteira | manual, 5 marchas, dianteira |
Pneus: | 195/55 R15 | 195/55 R15 |
TESTE (com gasolina) | ||
Aceleração de 0 a 100 km/h: | 12,5 s | 11,4 s |
Retomada de 40 a 80 km/h: | 8,8 s | 7,9 s |
Retomada de 60 a 100 km/h: | 12,2 s | 11,9 s |
Retomada de 80 a 120 km/h: | 23,0 s | 19,7 s |
Consumo urbano: | 11,3 km/l | 11,9 km/l |
Consumo rodoviário: | 14,9 km/l | 15,3 km/l |
Frenagem 120/80/60 km/h a 0: | 67,4 / 28,9 / 16,8 m | 68 / 27,7 / 16 m |
Ruído a 80/120 km/h: | 63,2 / 71,3 dBA | 62,1 / 67,7 dBA |
Ruído em PM/RPM máximo: | 40,6 / 73,4 dBA | 43,2 / 72,7 dBA |