Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Fiat Uno Dualogic

Na linha 2015, o modelo ganhou borboletas no volante para as trocas no modo manual

Por Paulo Campo Grande
Atualizado em 8 nov 2016, 17h54 - Publicado em 2 nov 2014, 18h29
  • Seguir materia Seguindo materia
  • testes

    À primeira vista, quem vê o novo Fiat Uno pode pensar, não sem motivo, que ele não mudou na linha 2015. Por fora, apesar de haver várias alterações, elas foram todas discretas. Não parece, mas a Fiat mexeu nos para-choques, faróis, para-lamas dianteiros, capô e lanternas traseiras. Por dentro a história é outra. Tudo é novo mesmo: painel, bancos e equipamentos. Os motores e a transmissão são os mesmos que já equipavam a família. Mas a versão Evolution ganhou sistema start-stop, que desliga e liga o carro automaticamente nas paradas do trânsito, para economizar combustível. E o câmbio automatizado Dualogic Plus (opcional nas versões Sporting e Way 1.4) foi aperfeiçoado. Agora não existe mais a tradicional alavanca no assoalho. Em seu lugar, há cinco teclas, uma para cada função: Drive, Neutro, Ré, A/M (modo automático/manual) e Sport. Quando opta pelo modo manual, o motorista deve fazer as trocas por meio das borboletas atrás do volante, como nos carros da Fórmula 1.

    No mês passado, apresentamos a versão Evolution com o sistema start-stop. Agora avaliamos a Sporting equipada com o novo câmbio, em um teste completo. O novo dispositivo não melhorou o desempenho do carro, mas no dia a dia a presença das borboletas tornou as trocas de marcha mais fáceis. No modo manual, o motorista consegue diminuir aquele lapso entre uma marcha e outra, característico dos sistemas automatizados com embreagem simples, como é o caso do Dualogic.

    Nos primeiros momentos, o motorista precisa se acostumar com o fato de não haver alavanca no piso. Como um executivo que adquire o hábito de segurar a gravata quando ata o cinto de segurança e repete o gesto mesmo quando está de camiseta, nos fins de semana, eu me flagrei várias vezes passando a mão no vazio ao procurar a alavanca do Uno. Mas, fora isso, a adaptação é rápida.

    Da família Uno, o Sporting foi o que mudou mais. Sempre com motor 1.4, custa R$ 36 650 com câmbio manual e R$ 39 630 com Dualogic. Entre os itens de série, conta com sistema de som, sensor de estacionamento, computador de bordo, display LCD e rodas de liga leve, além dos detalhes de acabamento como o estilo quadrado das rodas, a faixa lateral decorativa, o para-choque traseiro com extrator de ar e o escapamento duplo central, por fora. Além do raio inferior do volante e da iluminação vermelha do painel, por dentro.

    Continua após a publicidade

    VEREDICTO

    Os comandos do volante deixaram o uno mais divertido. Mas o câmbio ainda demora a fazer as trocas de marcha.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.