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Fiat Mobi x VW Up! x Fiat Uno

O novo Fiat Mobi tem o tamanho do VW Up! e o preço do Fiat Uno. Será que vale a pena?

Por Ulisses Cavalcante
Atualizado em 23 nov 2016, 21h17 - Publicado em 28 jun 2016, 17h03
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  • Up! x Mobi x Uno

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    Em nosso teste de pista, o Fiat Mobi mostrou ter uso específico: gente que anda só ou em dupla, dentro da cidade, sem bagagem. Agora é hora de compará-lo com seus principais concorrentes, dentro e fora de casa: Volkswagen Up! e Fiat Uno.

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    Mobi x Up!

    Mobi e Up! se cruzam em duas versões: nas básicas e espartanas Easy (R$ 31.900) e Take Up! (R$ 33.990) e nas intermediárias Like On (R$ 42.300) e Move Up! (R$ 42.590). Além de ser um pouco mais caro, o Volks só oferece sensor de estacionamento e rodas de liga como itens opcionais – no Mobi Like On, eles vêm de série. Mas o pequeno alemão ultrapassa o mineiro em tecnologia.

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    Fiat Mobi
    Mobi tem quatro saídas de ar ajustáveis, contra apenas duas do Up! ()

    VW Move Up!
    Direção elétrica é um diferencial no Up! ()

    Fiat Uno Attractive
    Uno usa plásticos com várias texturas ()

    O Up! tem direção com assistência elétrica e motor 1.0 de três cilindros que dispensa o tanquinho de partida a frio existente nos Fiat. Mais potente, desenvolve 82/75 cv (contra 75/73 cv do Mobi) e 10,4/9,7 mkgf de torque (9,9/9,5 mkgf no Fiat). Além disso, consome menos. Na pista de testes, sempre com gasolina, foi de 0 a 100 km/h em 15,2 s (o Fiat fez 17,5). Na cidade, andou 14,1 km com um litro de combustível – o Mobi fez 11. Na estrada, 17,8 contra 15,2.

    As frenagens do VW também foram sensivelmente melhores que as do Fiat, assim como as retomadas. O comportamento do Up! é mais ágil na cidade e mais estável na estrada, enquanto o Mobi consegue filtrar buracos e irregularidades de maneira mais suave.

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    Apesar de ser só 4 cm maior (360,5 cm), o espaço na cabine do Up! é nitidamente superior, bem como o porta-malas: 285 litros (ante 215). Em segurança, mais pontos para o VW: tem Isofix, freia melhor e é referência do segmento nos testes de impacto do Latin NCap. Na disputa entre os mais baratos, o senão do Take Up! é oferecer somente duas portas.

    VEREDICTO

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    Moderno, o Up! oferece mais tecnologia e segurança que o Fiat – mas cobra mais por isso. Foi melhor que o Mobi na pista de testes e em consumo de combustível, além de ter a cabine mais espaçosa, sobretudo no porta-malas.

    Fiat Mobi Like On
    Fiat Mobi Like On ()

    VW Move Up!
    VW Move Up! ()

    Fiat Uno Attractive
    Fiat Uno Attractive (Arquivo/Quatro Rodas)

    Mobi x Uno

    O Uno já é um veterano. Lançada em 2010, a atual geração já até passou por reestilização. Mas prova seu valor: a versão Attractive 1.0 parte de R$ 39.570 e vem de série com ar-condicionado, direção hidráulica e vidros elétricos. O resto é opcional. Mas equipando o modelo com os recursos equivalentes ao do Mobi Like On (com exceção das rodas e sensor de estacionamento), seu preço salta para R$ 44.006, exatos R$ 1.706 a mais que o novo subcompacto.

    Fiat Mobi
    Todas as versões do Mobi têm encosto bipartido de série ()

    VW Up!
    Só o Up! oferece fixação Isofix no banco traseiro ()

    Fiat Uno
    Entre-eixos do Uno é 7,1 cm maior que o do Mobi, resultando em maior espaço ()

    A diferença de preço se reflete no espaço interno. O Uno oferece mais volume no bagageiro (280 l) e maior comodidade no banco traseiro – o entre-eixos é maior (237,6 cm ante 230,5 do Mobi). As fotos não mostram, mas são 24,4 cm de diferença no comprimento – medida suficiente para fazer uma bela diferença para os ocupantes, sem comprometer o estacionamento em vagas apertadas.

    Apesar de ter 60 kg a menos que o Uno, os dados de desempenho e consumo do Mobi foram muito parecidos com os do veterano. Em consumo, o Uno foi até ligeiramente melhor, registrando 11,4 km/l na cidade e 15,8 km/l na estrada – contra 11 km/l e 15,2 km/l do seu novo companheiro de fábrica.

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    O Mobi é uma compra mais racional nas versões Easy On e Like. Acima dos R$ 40.000, há opções maiores e quase tão bem equipadas quanto o Like On. O Sandero Expression, por exemplo, custa R$ 43.100.

    VEREDICTO

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    O Uno parece espaçoso perto do Mobi: a maior diferença está no banco de trás e no porta-malas. Mas o preço do novo modelo é menor quando ambos são equipados de maneira semelhante.

    Teste de Pista (com gasolina)
    Fiat Mobi VW Up! Fiat Uno
    Aceleração de 0 a 100 km/h 17,5 s 15,2 s 17,7 s
    Retomada de 40 a 80 km/h 10,6 s 10,1 s 11,5 s
    Retomada de 60 a 100 km/h 18,5 s 14,9 s 19,4 s
    Retomada de 80 a 120 km/h 32,9 s 27,1 s 38,3 s
    Frenagens de 60 / 80 / 120 km/h a 0 17 / 29,6 / 67,5 m 15,5 / 26,8 / 63 m 16,5 / 31,6 / 73,5 m
    Consumo urbano 11 km/l 14,1 km/l 11,4 km/l
    Consumo rodoviário 15,2 km/l 17,8 km/l 15,8 km/l
    Ficha Técnica
    Fiat Mobi Like On VW Move Up! Fiat Uno Attractive
    Preço inicial R$ 42.300 R$ 42.590 R$ 39.570
    Motor flex, diant.,transv., 4 cil. em linha, 8V, 999 cm3; 75/73 cv a 6.250 rpm, 9,9/9,5 mkgf a 3.850 rpm flex, diant., transv., 3 cil. em linha, 12V, 999 cm3; 82/75 cv a 6.250 rpm,10,4/9,7 mkgf a 3.000 rpm flex, diant., transv., 4 cil. em linha, 8V, 999 cm3; 75/73 cv a 6.250 rpm, 9,9/9,5 mkgf a 3.850 rpm
    Câmbio manual, 5 marchas, dianteira manual, 5 marchas, dianteira manual, 5 marchas, dianteira
    Direção hidráulica elétrica hidráulica
    Suspensão McPherson (diant.) e eixo de torção McPherson (diant.) e eixo de torção McPherson (diant.) e eixo de torção
    Freios discos ventilados (diant.) e tambores (tras.) discos ventilados (diant.) e tambores (tras.) discos ventilados (diant.) e tambores (tras.)
    Pneus 175/65 R14 175/70 R14 165/70 R13
    Dimensões compr., 356,6 cm; alt., 150 cm; larg., 163,3 cm; entre-eixos, 230,5 cm; peso, 946 kg compr., 360,5 cm; alt., 150,4 cm; larg., 191,4 cm; entre-eixos, 242,1 cm; peso, 897 kg compr., 377 cm; alt., 148 cm; larg., 163,6 cm; entre-eixos, 237,6 cm; peso, 909 kg
    Porta-malas 215 litros 285 litros 280 kg
    Tanque 47 litros 50 litros 48 litros
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