Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Fiat Mobi x VW Up! x Fiat Uno

O novo Fiat Mobi tem o tamanho do VW Up! e o preço do Fiat Uno. Será que vale a pena?

Por Ulisses Cavalcante
Atualizado em 23 nov 2016, 21h17 - Publicado em 28 jun 2016, 17h03
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Up! x Mobi x Uno

    Em nosso teste de pista, o Fiat Mobi mostrou ter uso específico: gente que anda só ou em dupla, dentro da cidade, sem bagagem. Agora é hora de compará-lo com seus principais concorrentes, dentro e fora de casa: Volkswagen Up! e Fiat Uno.

    Mobi x Up!

    Mobi e Up! se cruzam em duas versões: nas básicas e espartanas Easy (R$ 31.900) e Take Up! (R$ 33.990) e nas intermediárias Like On (R$ 42.300) e Move Up! (R$ 42.590). Além de ser um pouco mais caro, o Volks só oferece sensor de estacionamento e rodas de liga como itens opcionais – no Mobi Like On, eles vêm de série. Mas o pequeno alemão ultrapassa o mineiro em tecnologia.

    Fiat Mobi
    Mobi tem quatro saídas de ar ajustáveis, contra apenas duas do Up! ()

    VW Move Up!
    Direção elétrica é um diferencial no Up! ()

    Fiat Uno Attractive
    Uno usa plásticos com várias texturas ()

    O Up! tem direção com assistência elétrica e motor 1.0 de três cilindros que dispensa o tanquinho de partida a frio existente nos Fiat. Mais potente, desenvolve 82/75 cv (contra 75/73 cv do Mobi) e 10,4/9,7 mkgf de torque (9,9/9,5 mkgf no Fiat). Além disso, consome menos. Na pista de testes, sempre com gasolina, foi de 0 a 100 km/h em 15,2 s (o Fiat fez 17,5). Na cidade, andou 14,1 km com um litro de combustível – o Mobi fez 11. Na estrada, 17,8 contra 15,2.

    As frenagens do VW também foram sensivelmente melhores que as do Fiat, assim como as retomadas. O comportamento do Up! é mais ágil na cidade e mais estável na estrada, enquanto o Mobi consegue filtrar buracos e irregularidades de maneira mais suave.

    Continua após a publicidade

    Apesar de ser só 4 cm maior (360,5 cm), o espaço na cabine do Up! é nitidamente superior, bem como o porta-malas: 285 litros (ante 215). Em segurança, mais pontos para o VW: tem Isofix, freia melhor e é referência do segmento nos testes de impacto do Latin NCap. Na disputa entre os mais baratos, o senão do Take Up! é oferecer somente duas portas.

    VEREDICTO

    Moderno, o Up! oferece mais tecnologia e segurança que o Fiat – mas cobra mais por isso. Foi melhor que o Mobi na pista de testes e em consumo de combustível, além de ter a cabine mais espaçosa, sobretudo no porta-malas.

    Fiat Mobi Like On
    Fiat Mobi Like On ()

    VW Move Up!
    VW Move Up! ()

    Fiat Uno Attractive
    Fiat Uno Attractive (Arquivo/Quatro Rodas)

    Continua após a publicidade

    Mobi x Uno

    O Uno já é um veterano. Lançada em 2010, a atual geração já até passou por reestilização. Mas prova seu valor: a versão Attractive 1.0 parte de R$ 39.570 e vem de série com ar-condicionado, direção hidráulica e vidros elétricos. O resto é opcional. Mas equipando o modelo com os recursos equivalentes ao do Mobi Like On (com exceção das rodas e sensor de estacionamento), seu preço salta para R$ 44.006, exatos R$ 1.706 a mais que o novo subcompacto.

    Fiat Mobi
    Todas as versões do Mobi têm encosto bipartido de série ()

    VW Up!
    Só o Up! oferece fixação Isofix no banco traseiro ()

    Fiat Uno
    Entre-eixos do Uno é 7,1 cm maior que o do Mobi, resultando em maior espaço ()

    A diferença de preço se reflete no espaço interno. O Uno oferece mais volume no bagageiro (280 l) e maior comodidade no banco traseiro – o entre-eixos é maior (237,6 cm ante 230,5 do Mobi). As fotos não mostram, mas são 24,4 cm de diferença no comprimento – medida suficiente para fazer uma bela diferença para os ocupantes, sem comprometer o estacionamento em vagas apertadas.

    Apesar de ter 60 kg a menos que o Uno, os dados de desempenho e consumo do Mobi foram muito parecidos com os do veterano. Em consumo, o Uno foi até ligeiramente melhor, registrando 11,4 km/l na cidade e 15,8 km/l na estrada – contra 11 km/l e 15,2 km/l do seu novo companheiro de fábrica.

    Continua após a publicidade

    O Mobi é uma compra mais racional nas versões Easy On e Like. Acima dos R$ 40.000, há opções maiores e quase tão bem equipadas quanto o Like On. O Sandero Expression, por exemplo, custa R$ 43.100.

    VEREDICTO

    O Uno parece espaçoso perto do Mobi: a maior diferença está no banco de trás e no porta-malas. Mas o preço do novo modelo é menor quando ambos são equipados de maneira semelhante.

    Teste de Pista (com gasolina)
    Fiat Mobi VW Up! Fiat Uno
    Aceleração de 0 a 100 km/h 17,5 s 15,2 s 17,7 s
    Retomada de 40 a 80 km/h 10,6 s 10,1 s 11,5 s
    Retomada de 60 a 100 km/h 18,5 s 14,9 s 19,4 s
    Retomada de 80 a 120 km/h 32,9 s 27,1 s 38,3 s
    Frenagens de 60 / 80 / 120 km/h a 0 17 / 29,6 / 67,5 m 15,5 / 26,8 / 63 m 16,5 / 31,6 / 73,5 m
    Consumo urbano 11 km/l 14,1 km/l 11,4 km/l
    Consumo rodoviário 15,2 km/l 17,8 km/l 15,8 km/l
    Ficha Técnica
    Fiat Mobi Like On VW Move Up! Fiat Uno Attractive
    Preço inicial R$ 42.300 R$ 42.590 R$ 39.570
    Motor flex, diant.,transv., 4 cil. em linha, 8V, 999 cm3; 75/73 cv a 6.250 rpm, 9,9/9,5 mkgf a 3.850 rpm flex, diant., transv., 3 cil. em linha, 12V, 999 cm3; 82/75 cv a 6.250 rpm,10,4/9,7 mkgf a 3.000 rpm flex, diant., transv., 4 cil. em linha, 8V, 999 cm3; 75/73 cv a 6.250 rpm, 9,9/9,5 mkgf a 3.850 rpm
    Câmbio manual, 5 marchas, dianteira manual, 5 marchas, dianteira manual, 5 marchas, dianteira
    Direção hidráulica elétrica hidráulica
    Suspensão McPherson (diant.) e eixo de torção McPherson (diant.) e eixo de torção McPherson (diant.) e eixo de torção
    Freios discos ventilados (diant.) e tambores (tras.) discos ventilados (diant.) e tambores (tras.) discos ventilados (diant.) e tambores (tras.)
    Pneus 175/65 R14 175/70 R14 165/70 R13
    Dimensões compr., 356,6 cm; alt., 150 cm; larg., 163,3 cm; entre-eixos, 230,5 cm; peso, 946 kg compr., 360,5 cm; alt., 150,4 cm; larg., 191,4 cm; entre-eixos, 242,1 cm; peso, 897 kg compr., 377 cm; alt., 148 cm; larg., 163,6 cm; entre-eixos, 237,6 cm; peso, 909 kg
    Porta-malas 215 litros 285 litros 280 kg
    Tanque 47 litros 50 litros 48 litros
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.