Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Falta de ar

24301 km No último mês, o 3008 passou pela segunda revisão. E, assim como aconteceu na primeira, o serviço de balanceamento das rodas exigiu um retorno não programado à concessionária, pois a direção continuava vibrando em velocidades a 120 km/h. Dessa vez, a autorizada responsável foi a Alpes, de Santo André, cidade vizinha a São […]

Por Redação
30 ago 2011, 18h39
  • Seguir materia Seguindo materia
  • 24301 km

    No último mês, o 3008 passou pela segunda revisão. E, assim como aconteceu na primeira, o serviço de balanceamento das rodas exigiu um retorno não programado à concessionária, pois a direção continuava vibrando em velocidades a 120 km/h. Dessa vez, a autorizada responsável foi a Alpes, de Santo André, cidade vizinha a São Paulo.

    Os profissionais da Alpes foram pontuais: conforme previsto, devolveram o carro um dia após a entrada na oficina. Foram rápidos, mas desatenciosos. A nota fiscal emitida comprovou o deslize: apesar de o valor final bater com o sugerido pela fábrica (422 reais), não realizaram a substituição do filtro de ar do motor, prevista no manual de manutenção para acontecer a cada 20 000 km. Ou seja, cobraram mas não entregaram.

    Num primeiro momento, a consultora da Alpes disse que o filtro não estava incluso no pacote determinado pela fábrica, mas, diante da nossa argumentação de que a troca do componente aos 20 000 km estava prevista no manual, pediu um tempo para consultar a Peugeot. A ligação de retorno veio duas horas depois: “De fato, deveríamos ter feito a troca do filtro. Peço desculpas pelo incômodo. É só passar aqui que a gente faz a substituição na hora, nem precisa agendar”, disse a educada consultora.

    Assim que saiu da revisão, o 3008 caiu na estrada. Em três dias, rodou 2 200 km numa viagem (sem sustos) de ida e volta entre São Paulo e Brasília (DF). E o pior: a direção trepidava a 120 km/h. De volta a São Paulo, a Alpes refez o balanceamento das rodas e o incômodo, enfim, sumiu.

    Continua após a publicidade

    A vida na estrada serviu para evidenciar a importância da correta calibragem dos pneus, sobretudo ao rodar com carga máxima. No 3008 é preciso aumentar consideravelmente a pressão nos pneus traseiros, que salta de 35 para 44 libras – na frente, sobe menos, de 36 para 38 libras.

    Consumo

    No mês (27,5% na cidade): Gasolina – 9,8 km/l

    Desde mar/11 (30,4% na cidade): Gasolina – 9,8 km/l

    Alavanca no porta-malas permite rebater o encosto e mover o assento do banco traseiro (esq.); Carregado, o 3008 pede atenção à calibragem: nos pneus traseiros, sobe de 35 para 44 libras (dir.)

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.