Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Duster in the wind

Por Redação
Atualizado em 18 mar 2024, 15h35 - Publicado em 4 jun 2012, 18h46

Por Péricles Malheiros

04 325 km

Se a canção “Dust in the wind”, do grupo americano Kansas, pode ser boa companhia de estrada, o mesmo não se pode dizer da trilha sonora produzida pelo ruído aerodinâmico que invade a cabine do Duster a partir dos 90 km/h. Que o diga o editor Péricles Malheiros, primeiro a cair na estrada com o caçula da família. Foram 3019 km em dez dias, incluindo uma viagem entre São Paulo e Brasília (DF).

Antes da estreia em longos trechos, já com mais de 1000 km no painel, o Duster passou pelo “batismo” dos carros de Longa: o teste completo em nosso campo de provas, em Limeira (SP). Depois, rumou para o Distrito Federal.

Continua após a publicidade

As rebarbas nos plásticos de acabamento apontadas na edição passada – em especial nas maçanetas internas – foram notadas em outras partes. “Na capa da coluna de direção, próximo à alavanca do sistema de ajuste de altura, nos porta-objetos das portas e no console central”, apontou Péricles. O uso prolongado do carro revelou outros defeitos, segundo o editor. “Os vidros não abaixam para aliviar a pressão interna, o que torna o fechamento das portas difícil, e, na hora de arrumar a bagagem no porta-malas, a cobertura exige que se encaixem as extremidades em cavidades nas laterais. Um sistema retrátil seria muito mais prático”, diz o editor.

O porta-objetos no teto também foi criticado, segundo Péricles: “Numa curva acentuada, ainda na cidade, o diário do bordo saiu voando. Também tentei guardar a caneta ali, mas logo desisti, pois em contato com o plástico rígido ela fazia muito barulho. Um tapetinho de borracha seria bem-vindo”.

Nosso editor monitorou o nível de óleo: “Não baixou, mas o que surpreendeu positivamente foi o sistema de mola a gás de sustentação do capô”. O Duster também oferece um companheiro de viagem chato: o ruído aerodinâmico. “O vento não chega a entrar, mas o barulho em alta velocidade junto à porta do motorista incomoda.

Consumo

No mês (18,2% na cidade): Etanol – 7,1 km/l

Desde abril/12 (18,2 % na cidade): Etanol – 7,1 km/l

Faltou capricho na montagem das barras longitudinais: a borracha ficou enrugada.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.