Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Detalhes nem tão pequenos

Por Péricles Malheiros 39 325 km Test-drive é bom, mas não há como negar: é no convívio de longo prazo que as qualidades de um carro (positivas e negativas) são notadas com maior intensidade. No caso de modelos cujo design é o grande destaque, o cuidado para evitar desilusões deve ser redobrado. O EcoSport tem um olhar hipnotizante, com leds de alto brilho […]

Por Redação
11 set 2013, 14h16
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Por Péricles Malheiros

    Publicidade

    39 325 km

    Publicidade

    Test-drive é bom, mas não há como negar: é no convívio de longo prazo que as qualidades de um carro (positivas e negativas) são notadas com maior intensidade. No caso de modelos cujo design é o grande destaque, o cuidado para evitar desilusões deve ser redobrado.

    O EcoSport tem um olhar hipnotizante, com leds de alto brilho desde as versões mais simples. O para-choque dianteiro com grade enorme também ajuda a conferir uma cara de mau ao SUV urbano. Estacionado ao lado do Etios – outro integrante da frota de Longa Duração –, a diferença é nítida: “Não é raro outros funcionários da Editora Abril aproveitarem o horário do almoço para fazer uma visitinha às vagas de QUATRO RODAS. Vivem fazendo perguntas sobre o Eco, mas raramente dão atenção ao Etios”, diz o editor Péricles Malheiros. Mas um olhar um pouco mais atento revela a qualidade de montagem muito superior do Toyota. Na carroceria, as partes móveis (tampas dianteira e traseira e portas) têm vãos regulares tanto de espaçamento quanto de nível. No nosso Eco, a tampa do porta-malas é desalinhada nos quatro pontos onde encontra a carroceria. Já na junção das portas dianteiras com a capa do para-choque há um degrau. Se fosse para dividir os carros da atual frota de Longa Duração em dois times, o Eco ganharia a companhia do Onix na seleção dos desalinhados, enquanto A 200, HB20 e Etios formariam o trio dos alinhados. Após algum tempo de rodagem, poderemos avaliar melhor o estreante Peugeot 208, que acaba de ser incorporado à turma.

    Publicidade

    Entre as qualidades notadas no Eco com o passar do tempo, é possível destacar o acesso rápido a alavancas e botões, a facilidade de uso dos comandos de voz do rádio com Ford Sync e até a calibragem descomplicada do estepe, com suporte na tampa traseira. Ainda assim, detalhes menores como o porta-óculos que vive travando e console central com pintura que ofusca a visão do piloto incomodam bastante.

    Continua após a publicidade

    Consumo

    Publicidade

    No mês (19,8% na cidade) – Etanol 8 km/l
    Desde dez/12 (24,9% na cidade) – Etanol 7,8 km/l

    Principais ocorrências

    6 290 km marcador de combustível indica nível abaixo do real
    8 968 km Alarme dispara com o carro estacionado sob chuva intensa
    9 326 km Substituição de braços e palhetas do para-brisa em garantia. estavam trepidando
    10 857 km palheta do limpador de para-brisa voltou a vibrar
    16 308 km espelho do para-sol direito solto
    16 645 km portinhola de acesso ao bocal de abastecimento do tanque solta
    17 669 km Borracha da porta traseira direita solta
    18 565 km Alarme dispara com o carro estacionado sob chuva intensa
    24 792 km portinhola de acesso ao bocal de abastecimento do tanque solta
    24 901 km marcador de combustível indica nível abaixo do real
    36 909 km Ar-condicionado fraco. Ganhou recarga de gás, mas voltou a enfraquecer

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.