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Crise na bolsa

Por Péricles Malheiros 5 595 km O primeiro motorista a notar que algo não andava bem com o nosso A 200 de Longa Duração foi o estagiário André Paixão. “Assim que dei a partida no motor, surgiu no painel o aviso de falha no airbag do lado esquerdo. Consultei o manual e, na página 272, constava a instrução para conduzir o carro com […]

Por Redação
27 set 2013, 13h26
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  • Por Péricles Malheiros

    5 595 km

    O primeiro motorista a notar que algo não andava bem com o nosso A 200 de Longa Duração foi o estagiário André Paixão. “Assim que dei a partida no motor, surgiu no painel o aviso de falha no airbag do lado esquerdo. Consultei o manual e, na página 272, constava a instrução para conduzir o carro com atenção redobrada e buscar uma concessionária o mais rápido possível para uma verificação do sistema de airbags”, diz Paixão. Foi o que fizemos.

    No dia seguinte, levamos nosso carro até a paulistana Caltabiano, no bairro do Pacaembu. “Passei o scanner e apaguei o aviso de avaria no sistema. Se voltar a acender, terá que deixar o veículo para uma análise mais detalhada”, disse o técnico que nos atendeu de pronto, assim que chegamos à loja. Dito e feito: no dia seguinte, lá estava novamente o aviso no painel. E, de novo, buscamos a Caltabiano. “Agora não tem jeito, o carro precisa ficar por aqui para investigarmos mais a fundo o caso. É algo mais complicado do que simplesmente apagar a mensagem de avaria”. Só não esperávamos ficar 13 dias sem o Classe A.

    Foram vários contatos no período em que ele ficou no conserto e, apesar do longo período, a autorizada não ofereceu um carro reserva. Mas é preciso ser justo: assim que nos mostramos incomodados com a situação, a atendente da Caltabiano ligou avisando que havia conseguido um automóvel para rodarmos enquanto o nosso estivesse na oficina. “Pedimos apoio técnico da fábrica, pois fizemos três tentativas de reparo, mas o aviso acendia logo em seguida”, disse a consultora técnica no décimo dia com o veículo. O problema se resolveu com a troca do conector alojado na coluna de direção.

    A nosso pedido, a Caltabiano também eliminou duas fontes de ruído: o cinto de segurança do motorista e a suspensão dianteira. “Lubrificamos as guias de deslizamento do cinto e reapertamos porcas e parafusos da suspensão dianteira”, explicou a técnica.

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    Consumo

    No mês (65,4% na cidade) – Gasolina 11,4 km/l
    Desde jul/13 (48,9% na cidade) – Gasolina 10,6 km/l

    Principais ocorrências

    3 810 km Ruído no sistema de ajuste de altura do cinto do motorista e na suspensão dianteira

    Diário

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    Ruído no cinto: eliminado pela concessionária | Aviso no painel alertou para o problema no airbag

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