Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Corte no orçamento

49921 km Nosso Agile rodou apenas 1437 km nesse último mês. O tiro curto, no entanto, foi suficiente para levar o hatch até sua última revisão (dos 50 000 km) antes do desmonte. A parada dessa vez foi na concessionária Adara, de Campinas, no interior de São Paulo, com o hodômetro registrando exatos 49779 km […]

Por Redação
12 Maio 2011, 20h09
  • Seguir materia Seguindo materia
  • 49921 km

    Nosso Agile rodou apenas 1437 km nesse último mês. O tiro curto, no entanto, foi suficiente para levar o hatch até sua última revisão (dos 50 000 km) antes do desmonte. A parada dessa vez foi na concessionária Adara, de Campinas, no interior de São Paulo, com o hodômetro registrando exatos 49779 km – há uma tolerância de 500 km para mais ou para menos.

    O primeiro orçamento, como de praxe, foi motivo de espanto: 2 768 reais. Constava, além da revisão em si – pela qual a Chevrolet recomenda o preço de 788 reais –, troca do kit de embreagem, limpeza do sistema de ar-condicionado com troca do filtro, alinhamento, balanceamento e rodízio e troca das correias dentada e do alternador. Indagamos o consultor que nos atendeu sobre a real necessidade dos serviços recomendados. “Sugerimos a troca da embreagem como tentativa de resolver a trepidação nas arrancadas. Mas não há como garantir que o problema sumirá, pois um volante de motor empenado apresenta as mesmas características de uma embreagem desgastada”, disse.

    Diante de tal indefinição, não autorizamos o serviço. O próprio consultor passou a “enxugar” o orçamento: “O filtro do ar precisa ser trocado mesmo, mas você pode dispensar o serviço de higienização”. No fim das contas, autorizamos três serviços extras: alinhamento, balanceamento e rodízio (seguindo recomendação do manual), troca do filtro do ar-condicionado e substituição da correia dentada. O conjunto de serviços previsto na revisão dos 50 000 km, divulgado no site da fábrica, indica apenas a verificação da correia, mas a explicação do consultor foi convincente: “É uma troca preventiva. Seria muito arriscado esperar por sinais visíveis de desgaste para providenciar a substituição”. Uma correia dentada partida pode significar gastos elevados, pois há o risco de empenamento das válvulas.

    No fim, pagamos os 788 reais indicados pela GM mais 539 reais pelos demais serviços, totalizando 1 327 reais.

    Continua após a publicidade

    Consumo:

    No mês (79,1% na cidade): Álcool – 6,3 km/l

    Desde mar/10 (33,1% na cidade): Álcool – 8 km/l


    Teclas pequenas dificultam o acionamento da buzina em situações de emergência (esq.). Piloto automático: botões na alavanca são duros e provocam acionamento acidental do farol alto (dir.).

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.