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Comparativo: Mercedes-Benz GLE 400 x Range Rover Velar R-Dynamic

Os dois SUVs encantam pelas linhas atrevidas e avantajadas. Mas eles são muito mais do que meros modelos cosméticos

Por Péricles Malheiros Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
30 abr 2018, 14h00
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  • SUV-design, um subsegmento cada vez mais concorrido (Leo Sposito/Quatro Rodas)

    Adormecida por muito tempo, a Land Rover promoveu uma virada de mesa incrível na última década. No Brasil e no mundo, a marca deixou de ser referência apenas pela robustez no off-road e passou a encarar SUVs já consagrados.

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    A bem da verdade, todas as marcas de luxo, como a Mercedes, por exemplo, também se viram obrigadas a olhar com mais carinho e atenção para o design e outros pontos, digamos, cosméticos.

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    Perfil cupê confere esportividade ao grandalhão GLE (Leo Sposito/Quatro Rodas)

    Aqui, dois ótimos exemplos dessa virada: o Range Rover Velar e o Mercedes GLE 400 Coupé, dois jipões que deixam claro que é possível, sim, ser atraente aos olhos da massa (obviamente, guardadas as proporções) sem cair na vulgaridade explícita das formas exageradas.

    Gosto é algo subjetivo, verdade. Mas dentre esses dois SUVs, dá para afirmar sem medo de errar: o Velar é um mestre na arte da sedução. O tipo de carro que, estacionado, chama a atenção.

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    Velar: rodas de 22 polegadas e maçanetas retráteis (Leo Sposito/Quatro Rodas)

    E as maçanetas externas com recolhimento elétrico e automático que as deixam rentes à porta quando estão trancadas?

    Com todo respeito ao GLE, mas fazem o sistema convencional parecer coisa do passado.

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    Na rua, o teste do pescoçômetro não deixou dúvida: o design do modelo inglês é arrebatador.

    Internamente, os dois são coerentes com o que apresentam por fora. A cabine é mais sóbria no GLE e high-tech no Velar.

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    Cabine do GLE é uma versão atualizada do ML, seu antecessor (Leo Sposito/Quatro Rodas)

    Apesar do controle eletrônico de ajuste de temperatura, o ar-condicionado do Mercedes faz uso de um seletor giratório. No centro do painel, no topo, uma tela fixa cumpre a função de multimídia.

    No Range Rover, são três telas HD: uma cumpre a função de quadro de instrumentos e as outras no console central, com a superior no comando do sistema multimídia e a inferior operando ar-condicionado e ajustes das funções do carro, como o seletor do modo de condução, capaz de alterar o funcionamento do câmbio, suspensão e motor.

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    Multitelou! Cabine do Velar tem três telas grandes de alta definição (Leo Sposito/Quatro Rodas)

    Avaliado pela primeira vez no fim de 2017, o Velar sofreu com recorrentes apagões das telas. Desta vez, porém, tudo correu sem falhas.

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    Ainda assim, nem tudo é perfeito: inexplicavelmente, no high-tech Velar o som não é compatível com Android Auto e Apple CarPlay.

    Interior com revestimento em tom branco no GLE (Leo Sposito/Quatro Rodas)
    Há cintos de três pontos para todos no Mercedes (Leo Sposito/Quatro Rodas)

    O GLE, com sua plataforma de 2010, é mais conservador: painel com uma telinha cercada por velocímetro e conta-giros analógicos embutidos em cúpulas individuais e um comando sensível ao toque no console, que exige certo tempo e paciência para adaptação.

    Botões e seletores não causam a mesma boa impressão das supertelas do Velar, mas roubam menos a atenção quando o piloto decide fazer algum ajuste enquanto dirige: sim, teclas físicas ainda são mais fáceis de usar quando se está em um carro em movimento – sobretudo no esburacado asfalto brasileiro.

    Bancos dianteiros têm ajustes elétricos (Leo Sposito/Quatro Rodas)
    O espaço é amplo para pernas e ombros (Leo Sposito/Quatro Rodas)

    Sob o capô, motores parecidos

    O GLE 400 tem um V6 3.0 biturbo com 333 cv a 5.250 rpm e 48,9 mkgf a 1.600 rpm.

    Do outro lado do ringue, o Velar, com seu V6 3.0 com compressor mecânico capaz de produzir 380 cv a 6.500 rpm e 45,9 a 3.500 rpm.

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    Motor V6 biturbo: torque máximo disponível a partir de apenas 1.600 rpm torna a condução agradável (Leo Sposito/Quatro Rodas)

    Quanto ao câmbio, uma caixa ZF de oito marchas cuida do Velar, enquanto uma produzida pela própria Mercedes equipa o GLE. Em ambos a tração é 4×4 sob demanda com seleção de terreno.

    Na pista, os SUVs entregaram números parecidos – veja os resultados nas respectivas fichas, ao lado –, mas o comportamento do GLE é mais adequado à mistura motor potente/carroceria alta.

    A Jaguar-Land Rover segue apostando na sobrealimentação por compressor mecânico: neste V6 3.0 são 380 cv (Leo Sposito/Quatro Rodas)

    Ambos têm suspensão pneumática, mas a do Mercedes passa menos a sensação de flutuar em alta velocidade.

    Nas frenagens longas e severas, o Velar tem nova desvantagem, pois, de novo, a suspensão deixa a carroceria oscilar, exigindo aplicação de correção de direção no volante.

    Se dinamicamente o GLE se mostra ligeiramente superior, o Velar dá o troco e vence o comparativo com seu projeto mais atual, por dentro e por fora.

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    Completos como os modelos fotografados, GLE 400 e Velar R-Dynamic HSE P380 custam, respectivamente, R$ 464.900 e R$ 465.100. Com qual você fica?

    Veredicto

    Com projeto novo, o Velar leva a melhor por ser um SUV atraente tanto do ponto de vista estético quanto de tecnologia embarcada.

    Teste de pista (com gasolina)

    GLE 400 Coupé Velar R-Dynamic
    Aceleração de 0 a 100 km/h 6,4 s 6,2 s
    Aceleração de 0 a 1000 m 26,6 s – 200,3 km/h 25,8 s – 205,8 km/h
    Retomada de 40 a 80 km/h 2,9 s 2,7 s
    Retomada de 60 a 100 km/h 3,4 s 3,5 s
    Retomada de 80 a 120 km/h 4,3 s 4 s
    Frenagens de 60 / 80 / 120 km/h a 0 16,7/29,3/67 m 17,4/29,6/69,5 m
    Consumo urbano 7,6 km/l 7,4 km/l
    Consumo rodoviário 10,2 km/l 11,2 km/l

    FICHA TÉCNICA

    GLE 400 Coupé Velar R-Dynamic
    Preço R$ 464.900 R$ 465.100
    Motor gasolina, diant., long., V6, 2.996 cm³, 24V, biturbo, 333 cv a 5.250
    rpm, 48,9 mkgf a 1.600 rpm
    gasolina, diant., long., V6, 2.995 cm³, 24V, compressor, 380 cv a 6.500 rpm, 45,9 mkgf
    a 3.500 rpm
    Câmbio automático, 9 marchas,
    tração integral
    automático, 8 marchas,
    tração integral
    Suspensão Duplo A (dianteira) /multilink (traseira) braços sobrepostos (dianteira e traseira)
    Freios discos ventilados e perfurados (dianteiro e traseiro) discos ventilados (dianteiro e traseiro)
    Direção elétrica, diâmetro de giro 11,8 m elétrica, diâmetro de giro 11,6 m
    Rodas e pneus 275/45 R21 (dianteiro) / 315/40 R21 (traseiro) 265/40 R22
    Dimensões comprimento, 490 cm; largura, 200,3 cm; altura, 173,1 cm; entre-
    -eixos, 291,5 cm; peso, 2.180 kg; tanque, 93 l; porta-malas, 650 l
    comprimento, 480,3 cm; largura, 203,2 cm; alt.,
    166,5 cm; entre-
    -eixos, 287,4 cm; peso, 1.884 kg; tanque, 63 l; porta-malas, 673 l

     

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