Por mais despretensiosa que seja, qualquer olhadinha na tabela de preços atualmente pode render surpresas. Nem todas são boas, como descobrir que um Fiat Cronos HGT está tabelado em R$ 90.790 ou que o Citroën C4 Cactus parte dos R$ 96.490 na versão Live, com calotas, motor 1.6 aspirado de 118 cv e câmbio automático.
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Nosso teste, porém, é com o C4 Cactus Shine, que está no extremo oposto da linha e que, ainda que custe R$ 122.990, entrega muito mais do que suas outras versões. A lista de exclusividades da topo de linha começa pelo motor 1.6 THP flex de 173 cv e 24,5 kgfm. É uma das melhores relações entre preço e potência dos SUVs compactos.
Os equipamentos de segurança mais avançados também estão concentrados nessa configuração. São os alertas de saída de faixa e colisão, o sistema de frenagem autônoma e o alerta de atenção ao motorista. O número de airbags salta de quatro para seis com a inclusão dos airbags de cortina e ainda tem freios a disco nas quatro rodas – nas demais versões, o freio traseiro é a tambor.
Não é só pelo motor e pelos equipamentos. Se for olhar na tabela de outras fabricantes, nessa faixa dos R$ 120.000 há o Nissan Kicks Exclusive 1.6 com Pack Tech (R$ 119.890), o Chevrolet Tracker Premier 1.0 (R$ 118.580) e o Jeep Renegade Longitude 1.8 (R$ 118.190). O VW T-Cross Comfortline 1.0 estava nessa faixa, mas hoje custa R$ 127.070. O segmento está bagunçado.
Nenhum dos rivais diretos chega aos 100 km/h em menos de 10 segundos. O C4 Cactus, porém, cumpre a mesma prova em 8,3 segundos. É bem rápido e as sensações ficam melhores em modo Power, quando o câmbio automático de seis marchas explora mais o motor antes de trocar de marcha e reduz mais rápido. O modo Eco, por sua vez, vai avançar para as marchas altas (que são muito longas, diga-se) mais cedo para se valer do torque máximo disponível desde as 1.400 rpm.
Dizer que ele é rápido, porém, não é atestar que se trata de um esportivo. Mesmo com todas as diferenças técnicas, a versão Shine não tem nenhuma alteração significativa no comportamento da suspensão. O SUV da Citroën preza mesmo é pelo conforto, num nível que permite muita rolagem da carroceria e deixa a frente levantar nas acelerações. Por fim, não tem opção de trocas sequenciais no volante, só na alavanca. O maior esforço que o Cactus faz é pelo comportamento fora de estrada, quando o Grip Control se dispõe a modificar o controle de tração para quatro diferentes tipos de terreno a fim de evitar que as rodas dianteiras patinem.
O motor é de carro médio (C4 Lounge ou C4 Picasso, que deixaram o Brasil) e o pacote de itens de segurança é bom. Só não dá para deixar isso se sobrepor aos aspectos que o SUV da Citroën deixa a desejar. Um deles é o espaço interno. Seus 2,60 m de entre-eixos enganam: a posição de dirigir mais baixa faz o motorista recuar mais seu banco e a direção para ter mais conforto para as pernas e isso reduz o espaço no banco de trás. É característica do arranjo interno da cabine, tanto que um Tracker é mais espaçoso mesmo com 2,57 m. No caso do Citroën, o porta-malas também é acanhado: tem 320 litros.
Depois de alguns dias com o carro, fica a impressão de que um Citroën C4 Cactus com motor de sobra não faz sentido. E o mercado reflete isso: em 2020 só 8,6% das 9.529 unidades emplacadas tinham motor turbo. Mas agora que ele é o único carro de passeio da marca no Brasil (os C3 e Aircross saíram de linha), seria bom se a Citroën revisasse os preços de todas as versões do modelo para movimentar as lojas até o lançamento do chamado “Smart Car” (veja pág. 10). Ninguém quer pagar quase R$ 100.000 em SUV com calotas.
VEREDICTO: O C4 Cactus fica rápido com motor turbo, mas o THP não combina com ele. O que realmente precisa é de revisão nos preços.
Teste de desempenho – Citroën C4 Cactus SHINE 1.6 THP
- Aceleração:
0 a 100 km/h: 8,3 s
0 a 1.000 m:
29,3 s – 178,8 km/h - Velocidade Máxima:
212 km/h - Retomada:
D 40 a 80 km/h: 3,6 s
D 60 a 100 km/h: 4,4 s
D 80 a 120 km/h: 5,4 s - Frenagens:
60/80/120 km/h – 0 m: 14,1/25,2/57 m - Consumo:
Urbano: 11,4 km/l
Rodoviário: 14,4 km/l
Ficha Técnica – Citroën C4 Cactus SHINE 1.6 THP
- Preço: R$ 122.990
- Garantia: 3 anos
- Motor: flex, dianteiro, transv., 4 cil., 16V, turbo, 1.598 cm³, 173/166 cv a 6.000 rpm, 24,5 kgfm a 1.400 rpm
- Câmbio: automático, 6 marchas, tração dianteira
- Suspensão: ind. McPherson (diant.), eixo de torção (tras.)
- Freios: disco ventilado (diant.) e sólido (tras.)
- Direção: elétrica, 11,1 (diâmetro de giro)
- Pneus: 205/55 R17
- Dimensões: comprimento, 417 cm; largura, 171,4 cm; altura, 156,3 cm; entre-eixos, 260 cm; porta-malas, 320 l; tanque de combustível, 55 litros; Peso, 1.214 kg
- Ângulos: entrada 22°; saída 32°
- Vão livre do solo: 22,5 cm
*Dado de fábrica