A Chevrolet S10 é a principal picape média do mercado nacional – no primeiro semestre de 2015 foram mais de 19 mil unidades vendidas, cerca de 30% de participação, contra 26,4% da Toyota Hilux. Sua força está, principalmente, no agronegócio – e claro que a Chevrolet sabe disso melhor do que ninguém.
Pois além de fazer bonito como carro de trabalho, ela mira em um nicho mais específico do campo: os donos do negócio. A High Country, que foi mostrada no último Salão do Automóvel de São Paulo, em 2014, é a nova versão topo de linha e vem equipada com o motor 2.8 turbodiesel de 200 cavalos, câmbio automático de seis marchas e tração 4×4 pelo preço de R$ 163.800,00. Seu principal apelo de venda é o visual diferenciado e mais equipamentos.
Carro do patrão – Para se destacar das demais picapes de trabalho, a High Country lança mão de um conjunto de acessórios que, apesar de relativamente simples, tem um efeito bastante satisfatório. A que mais chama a atenção é o santantonio. A peça é larga e integrada à caçamba, o que acaba, visualmente, alongando a cabine e deixando a picape mais alta. Além disso, os faróis com projetor têm máscara negra, o para -choque dianteiro ganhou protetor frontal. A lista de diferenciais ainda traz estribos laterais, rodas 18 com superfície usinada, lanternas de LED, rack de teto com barras longitudinais e transversais, além de frisos na base dos vidros das portas e maçaneta da tampa traseira cromados.
No interior, a marca também buscou dar um upgrade em relação à LTZ, adotando padrão parecido com o encontrado na Trailblazer. Os bancos são de couro ecológico com costura prespontada, presença de descansa braço traseiro e regulagem elétrica no banco do motorista. Na lista de equipamento, a High Country acrescenta, em relação à LTZ, a câmera de ré. Completam a lista dos principais equipamentos de série:
– ar-condicionado digital
– computador de bordo
– sensor de estacionamento
– piloto automático
– sistema multimídia MyLink
– controle de tração e estabilidade
– freios ABS com EBD (distribuição eletrônica de frenagem)
– assistente de partida em aclive
– controle de velocidade em declive
Impressões ao dirigir – Não há mudanças em relação à parte mecânica. Ou seja, ao volante, o motorista encontra um conjunto mecânico bem disposto: são 51 mkgf a 2000 rpm, com 90% disponíveis a partir de 1700 rpm. No test-drive que realizamos na pista de testes da GM, localizada em Indaiatuba (SP), pudemos constatar respostas em arrancadas e retomadas, enquanto o controle de estabilidade garante contorno de curvas com bastante tranquilidade, apesar dos quase 21 cm de altura da carroceria em relação ao solo. O bom torque também se fez presente na trilha leve que fez parte do test-drive, superando trechos arenosos e subidas íngremes com facilidade. A Chevrolet promoveu uma recalibração da suspensão em toda a linha – aparentemente, em nosso curto test-drive, a mudança melhorou a absorção das irregularidades, fazendo com que os ocupantes chacoalhem menos a bordo, sem que isso se traduza em uma maior oscilação da carroceria nas curvas e frenagens.
Versão Freeride – Além da High Country, a Chevrolet introduziu também a edição especial Freeride, que segundo a marca busca reunir mecânica, equipamentos e acessórios preferidos da maioria dos compradores. A S10, por sinal, é o veículo da marca que mais vende acessórios e que tem o maior tíquete médio – o valor total gasto para equipar o carro.
O modelo usa motor 2.5 Ecotec flex com injeção direta de combustível (206/197 cv), transmissão manual de seis marchas. Seus principais equipamentos são:
– sistema multimídia Chevrolet MyLink
– ar-condicionado
– computador de bordo
– vidros e travas acionados por controle remoto
– retrovisores elétricos
– piloto automático
– rodas aro 16
– capota marítima
– santo Antonio
– câmera de ré
Outras versões – No final de setembro a linha S10 ainda ganhará duas outras novidades. A primeira é a S10 ChassiCab, versão exclusiva para o segmento frotista e preparada para customização conforme a necessidade da empresa: baú, carroceria ou guindastes. Ela pode ser equipada com o motor 2.4 FlexPower de até 147 cv de potência com etanol e 24,1 kgfm de torque ou o motor 2.8 Turbodiesel de 200 cv e 44,9 mkgf. Sua capacidade de carga é a maior da linha, de até 1.343 kg.
A outra novidade será a linha será a edição especial S10 Advantage, com foco na relação custo-benefício e baseada no modelo LT 4×2. O motor é o 2.4 FlexPower, de até 147 cv com etanol e câmbio manual de seis marchas. Externamente, ela trará rodas escuras aro 16, faróis de neblina e maçanetas pintadas na mesma cor da carroceria. Na lista de equipamentos, destaque para portas, os vidros e os retrovisores elétricos, sistema multimídia MyLink e regulagem de altura para direção e o banco do motorista e direção possuem sistema de regulagem de altura.