Antes da chegada dos modelos mais compactos, os sedãs médios eram a porta de entrada para o mundo das marcas de luxo por muitos anos. O lançamento da nova geração do Audi A4 reaqueceu o interesse da clientela por esse segmento, que antes se concentrava principalmente em Mercedes-Benz Classe C e BMW Série 3.
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Para descobrir se o A4 pode virar a nova referência na categoria, colocamos frente a frente as versões intermediárias de cada modelo – A4 Launch Edition (R$ 172.990), C 180 Elegance FF (R$ 162.900), que acaba de virar flex, e 320i Sport GP Active Flex (R$ 174.950).
Embora a configuração escolhida para a comparação seja a Launch Edition, a Audi não tinha uma unidade da versão disponível e acabou cedendo um A4 Ambition para as fotos. A Jaguar também foi cogitada para se intrometer nessa briga alemã, mas os preços salgados do XE (que começam em R$ 181.560) excluíram os ingleses do confronto.
Cada modelo traduz a filosofia da marca que representa. O Classe C é um típico Mercedes, com um design elegante que ainda é atual, mesmo depois de dois anos de vida.
Já o 320i não esconde sua afeição pela esportividade, seja pelo perfil mais assentado ou pelo design cheio de vincos e entradas de ar. O estilo do BMW ainda seduz, mas dá sinais de cansaço – mesmo com o facelift feito em 2015. No meio do caminho, surge o A4, que tem linhas que agradam os dois públicos.
Olhando os três na garagem, percebe-se que o A4 conseguiu uma proeza incomum: a de fazer o tempo passar mais rápido. Foi só o novo Audi estrear no país para C 180 e 320i envelhecerem precocemente da noite para o dia. Seu design moderno faz o A4 parecer maior do que realmente é, principalmente ao lado de seus rivais.
Fenômeno parecido se repete no interior do A4 (que de fato é mais espaçoso que o de C 180 e 320i), marcado pelas linhas horizontais que reforçam a sensação de largura.
A qualidade de materiais do Audi é superior à de BMW e Mercedes, embora o acabamento do C180 também preze pelo bom gosto.
No 320i, alguns detalhes entregam a idade do projeto, lançado há quase quatro anos, como a disposição dos comandos de som e climatização, difíceis de visualizar e compreender. Outro ponto negativo é o controle giratório da central multimídia, exigindo paciência do usuário para entender seu funcionamento.
Um degrau acima
Dos três sedãs, apenas o A4 não é flex – o que não interfere nos números de desempenho, considerando que nossos testes são feitos com gasolina. Desenvolvido na Alemanha só para o Brasil, o motor 1.6 do C 180 sofreu algumas mudanças, incluindo a adoção de uma bomba de combustível com proteção contra corrosão e adaptação da central eletrônica para receber etanol.
A Mercedes garante que a conversão não prejudica o funcionamento dos sistemas, independentemente do combustível escolhido – algo que não ocorre com o start-stop do 320i, que deixa de funcionar quando abastecido com etanol.
Na pista de testes, o C 180 perde para o 320i no 0 a 100 km/h, mas anda junto com o rival nas provas de retomada. Ambos, no entanto, são deixados para trás pelo A4, o mais potente do trio. São 190 cv contra 184 cv do 320i e 156 cv do C 180. No torque, a vantagem do Audi é maior ainda: 32,6 mkgf ante 27,5 e 25,5. No consumo, todos ficaram próximos, com leve desvantagem para o Mercedes.
O Audi é o único com câmbio de dupla embreagem, e o motorista sente a diferença ao volante: as trocas de marcha são bem rápidas, fazendo o A4 parecer ter um motor ainda mais forte. Apesar dessa superioridade, vale ressaltar que as caixas de 320i e C 180 (com oito e sete velocidades, respectivamente) também agradam pelo funcionamento, garantindo muita agilidade em baixa rotação.
O A4 também leva a melhor no conteúdo, sendo o único com faróis full led e o belo painel digital configurável Virtual Cockpit, que exibe várias funções do veículo em uma tela de 12,3 polegadas. O C 180 é o único que traz importantes itens de segurança, como airbag de joelho e Attention Assist (avisa quando o motorista está sonolento), mas peca ao não oferecer regulagem elétrica do banco do condutor.
Já o 320i vem com sensor de estacionamento traseiro e o serviço BMW ConnectedDrive (serviço de concierge). Em comum, nenhum deles oferece uma reles câmera de ré – item que equipa modelos bem mais baratos, como o Chevrolet Prisma LTZ (R$ 64.690).
AVALIAÇÃO DO EDITOR
Motor e Câmbio – O câmbio de dupla embreagem ajudou o A4 a vencer as provas de desempenho, seguido de perto pelo 320i. O C 180 não fez feio nas retomadas.
Dirigibilidade – Tem para todos os gostos. O A4 é divertido de guiar, o C 180 equilibra conforto e esportividade e o 320i tem um acerto 100% esportivo.
Segurança – A4 e C 180 têm faróis full led, mas o Mercedes é o único com 7 airbags – contra 6 dos rivais.
Seu bolso – Ninguém bate o C 180 na relação custo-benefício. O A4 custa quase tanto quanto o 320i, mas entrega mais.
Conteúdo – Painel digital é exclusividade do A4, o 320i tem serviços de concierge e o C 180 é o único sem regulagens elétricas no banco do condutor. Falta câmera de ré em todos.
Vida a bordo – Requintada, a cabine do A4 lembra um modelo mais caro. O bom gosto domina o C 180, e o 320i é o mais despojado.
Qualidade – A sensação de requinte é maior no A4, mas o C 180 não fica muito atrás – ao contrário do 320i.
VEREDICTO QUATRO RODAS
O A4 compensa o preço mais alto entregando conteúdo, desempenho e um projeto mais atual, batendo por pouco o C 180. O 320i é indicado para quem procura esportividade, mas fica devendo refinamento e tecnologia, itens essenciais em um sedã de luxo.
A4 | 320i | C 180 | |
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Aceleração de 0 a 100 km/h | 7,7 s | 7,9 s | 9 s |
Aceleração de 0 a 1.000 m | 28,4 s – 188,2 km/h | 28,7 s – 186 km/h | 29,8 s – 179,4 km/h |
Retomada de 40 a 80 km/h (em D) | 3,4 s | 3,6 s | 3,7 s |
Retomada de 60 a 100 km/h (em D) | 4,1 s | 4,4 s | 4,7 s |
Retomada de 80 a 120 km/h (em D) | 5,2 s | 5,7 s | 6 s |
Frenagem 60 / 80 / 120 km/h a 0 | 15,4 / 26,6 / 64 m | 15,4 / 26,8 / 64,9 m | 15,8 / 27 / 61,7 m |
Consumo urbano | 11 km/l | 11,3 km/l | 10,5 km/l |
Consumo rodoviário | 15,4 km/l | 16 km/l | 14,4 km/l |
Ruído interno (Neutro / RPM máximo) | 36,4 / 67,1 dBA | 39,2 / 66,5 dBA | 39,9 / 68,3 dBA |
Ruído interno (80 / 120 km/h) | 57,6 / 65,8 dBA | 57,9 / 66,2 dBA | 58,4 / 67 dBA |
Aferição do velocímetro a 100 km/h | 97,8 km/h | 98,9 km/h | 97,8 km/h |
Aferição da rotação a 100 km/h em 5ª marcha | 1.500 rpm | 1.700 rpm | 1.800 rpm |
Volante | 2,8 voltas | 2,4 voltas | 2,4 voltas |
Preço básico | R$ 172.990 | R$ 174.950 | R$ 162.900 |
Garantia | 2 anos | 2 anos | 2 anos |
Concessionárias | 50 | 50 | 56 |
A4 | 320i | C 180 | |
---|---|---|---|
Motor | gasolina, dianteiro, longitudinal, 4 cil., 16 V, turbo, 1.984 cm³, 190 cv a 4.200 rpm, 32,6 mkgf a 1.450 rpm | flex, dianteiro, longitudinal, 4 cil., 16V, turbo, 1.997 cm³, 184 cv a 5.000 rpm, 27,5 mkgf a 1.250 rpm | flex, dianteiro, longitudinal, 4 cil., 16V, turbo, 1.595 cm³, 156 cv a 5.300 rpm, 25,5 mkgf a 1.200 rpm |
Câmbio | automático, 7 marchas, tração diant. | automático, 8 marchas, tração tras. | automático, 7 marchas, tração tras. |
Direção | elétrica, 11,3 m (diâmetro de giro) | elétrica, 11,3 m (diâmetro de giro) | elétrica, 15,5 m (diâmetro de giro) |
Suspensão | McPherson (diant.), multilink (tras.) | McPherson (diant.), multilink (tras.) | duplo A (diant.), multilink (tras.) |
Freios | disco ventilado (diant.), disco sólido (tras.) | disco ventilado (diant. e tras.) | disco ventilado (diant.), disco sólido (tras.) |
Pneus | 245/40 R18 | 225/50 R17 | 265/60 R18 |
Peso | 1.405 kg | 1.465 kg | 1.425 kg |
Peso / potência | 7,4 kg/cv | 8,1 kg/cv | 9,1 kg/cv |
Peso / torque | 43,1 kg/mkgf | 54,4 kg/mkgf | 55,9 kg/mkgf |
Dimensões | comprimento, 472,6 cm; largura, 184,2 cm; altura, 142,7 cm; entre-eixos, 262 cm; porta-malas, 408 l; tanque de combustível, 54 l | Comprimento, 462,4 cm; largura, 181,1 cm; altura, 142,9 cm; entre-eixos, 281 cm; porta-malas, 480 l; tanque de combustível, 60 l | comprimento, 468,6 cm; largura, 181 cm; altura, 144,2 cm; entre-eixos, 284 cm; porta-malas 480 l; tanque de combustível, 66 l |
Equipamentos de série |
ar-digital bizona, 6 airbags, assistente de partida em rampa, banco do motorista com regulagens elétricas, central multimpidia, controle de tração, ESP, GPS, piloto automático, painel digital, seletor de modos de condução, sensor de estacionamento traseiro, sensores de luz e chiva, start-stop, volante multifuncional. |
ar-digital, 6 airbags, bancos diant. com regulagens elétricas, central multimídia com concierge e chamada de emergência, controle de tração, ESP, faróis em led, GPS, piloto automático, seletor de modos de condução, sensor de estacionamento traseiro, sensor de chuva, start-stop, teto solar, volante multifuncional. | ar digital bizona, 7 airbags, alerta de perda de pressão dos pneus, assistência de partida em rampas, Attention Assist, Bluetooth, central multimídia, controle de tração, ESP, faróis full led, piloto automático, rodas aro 17, sensor de chuva, start-stop, seletor de modos de condução, volante multifuncional. |