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BMW M2 x Mercedes-AMG CLA 45: voando com os alemães

BMW M2 e Mercedes-AMG CLA 45 têm pontos em comum. Mas a comparação deixa claro onde cada um é melhor

Por Paulo Campo Grande
Atualizado em 23 nov 2016, 21h38 - Publicado em 12 set 2016, 14h05
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  • Mercedes-AMG CLA 45 x BMW M2
    Entradas de ar expõem a esportividade dos modelos ()

    Poucos comparativos geram tanta polêmica quanto os que alinham modelos BMW e Mercedes. As discussões começam já na redação, onde cada marca tem seu grupo distinto de apreciadores. Depois da publicação, é a vez dos leitores se manifestarem. No fundo, os fãs cultuam tanto seus carros preferidos que julgam comparações desnecessárias.

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    A verdade é que, apesar de apresentarem diferenças, os modelos das duas empresas têm muitos pontos em comum e é isso que os habilita ao confronto. É o caso de M2 e AMG CLA 45, mostrados aqui. Além da engenharia sofisticada, da qualidade superior no acabamento e do elevado nível de segurança, esses veículos são versões esportivas de modelos de mesmo porte e têm conjuntos mecânicos parelhos.

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    O BMW vem com um motor de 370 cv de potência e câmbio automatizado de sete marchas. O Mercedes conta com motor de 360 cv e câmbio igualmente automatizado de sete marchas. Os preços não são lá tão semelhantes. O M2 custa R$ 379.950 e o CLA 45 sai por R$ 338.900. Ainda assim, os dois disputam a mesma faixa do mercado.

    Mercedes-AMG CLA 45
    A linha de teto suaviza e disfarça a silhueta do sedã de quatro portas ()

    BMW M2
    Os para-lamas encorpados dão ar mais agressivo ao design do cupê ()

    Fãs não gostam de comparativos porque não querem nem ouvir falar dos pontos fracos de seus modelos queridos e nem dos fortes dos rivais. Mas para quem não é um torcedor fanático, esta é a hora de descobrir os prós e contras de cada opção.

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    Esteticamente, o M2 é mais esportivo. Começa pela carroceria de duas portas, enquanto o CLA tem quatro portas. Os designers da Mercedes conseguiram disfarçar bem as portas traseiras, com uma caída de teto suave, mas não foi suficiente para transformar o carro em um cupê.

    Por dentro, o BMW exibe maior complexidade de elementos e diferença nos materiais de acabamento que o AMG, mais simples. Mas isso não causa tanto impacto quando o foco é a esportividade. A cor vermelha das costuras, cintos de segurança e iluminação do painel do Mercedes impressionam mais que o azul aplicado nos detalhes do BMW.

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    Mercedes-AMG CLA 45
    Interior do AMG é mais simples, mas vem repleto de detalhes em vermelho ()

    Mercedes-AMG CLA 45
    Fundo dos mostradores imita fibra de carbono ()

    Mercedes-AMG CLA 45
    Posição de dirigir é um pouco mais elevada que no M2 ()

    Se perde agressividade por ser um sedã, o Mercedes entrega mais conforto, pois oferece espaço para quatro pessoas, enquanto o rival tem uma cabine 2+2 (atrás só cabem duas crianças).

    No que diz respeito aos equipamentos, parece que os projetistas trabalharam para ter o mesmo conteú­do da concorrência. Assim, as listas de série dos dois modelos coincidem nos itens de maior relevância como sistema de ajustes de modos de condução, ar-condicionado dual zone, teto solar, airbags frontais e laterais, ESP, faróis de xenônio, câmera de ré, central multimídia, GPS e bancos de couro. O CLA vem com airbag de joe­lhos, enquanto o M2 traz airbags de cortina, como diferenciais.

    BMW M2
    BMW é mais sóbrio, mas transmite sensação de maior requinte ()

    BMW M2
    Disposição dos instrumentos é mais compacta, com a inscrição M no conta-giros ()

    BMW M2
    Bancos possuem ajustes elétricos e memória ()

    Ao volante, o BMW mostrou que a sua agressividade não se resume à aparência. A posição de dirigir mais próxima do piso e o sistema de tração traseiro favoreceram a condução esportiva. E além disso, o cupê se revelou um carro mais rápido, estável e obediente que o Mercedes. O AMG tem tração 4×4 sob demanda, que trabalha enviando o torque predominantemente para a dianteira.

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    Na pista de testes, o BMW também foi o dono do melhor desempenho. Nas provas de aceleração, ele conseguiu o tempo de 4,4 segundos, contra 5,2 segundos obtidos pelo concorrente. As retomadas de 80 a 120 km/h são excepcionalmente rápidas em ambos: 3,1 s no CLA e 2,8 no M2. Na hora de frear, o Mercedes se saiu melhor. Vindo a 80 km/h, o sedã precisou de 23,8 metros para parar, enquanto o BMW percorreu uma distância de 25 metros.

    Mercedes-AMG CLA 45
    Para viagens, o porta-malas do CLA oferece 80 litros a mais ()

    BMW M2
    Visual do M2 é exclusivo: caixas de roda alargadas e quatro ponteiras de escape ()

    E se andou menos, o AMG compensou essa diferença de desempenho com um rendimento exemplar, fazendo valer o conceito do downsizing de seu motor de 4 cilindros e 2,0 litros frente ao 6 cilindros de 3,0 litros do M2. Nas medições de consumo, ele ficou com as médias de 10 km/l, na cidade, e 14,3 km/l, na estrada, enquanto o BMW ficou com 7,8 km/l e 10,7 km/l, respectivamente.

    O CLA acaba de ser atualizado com um leve facelift e pequenas mudanças no motor que elevaram a potência e o torque para 381 cv e 48,5 mkgf (sobre os 360 cv e 45,9 mkgf da versão testada). Isso certamente proporcionará números de desempenho melhores, porém não deve alterar a balança do comportamento mais visceral e dinâmico do M2, graças às características do projeto. Partindo desse princípio, apesar de custar mais, o BMW é o vencedor do comparativo. Mesmo que os fãs da Mercedes discordem desse resultado.

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    Mercedes-AMG CLA 45
    Tração do CLA 45 é integral 4×4 sob demanda ()

    BMW M2
    No M2, tração traseira na medida para os puristas ()

    VEREDICTO

    O CLA 45 leva vantagem em espaço interno e preço, mas o BMW M2 é o melhor carro para quem aprecia esportivos com os nervos à flor da pele.

    Teste de Pista (com gasolina)
    Mercedes-AMG CLA 45 BMW M2
    Aceleração de 0 a 100 km/h 5,2 s 4,4 s
    Aceleração de 0 a 1.000 m 24 s – 226,4 km/h 22,9 s – 233,8 km/h
    Velocidade máxima 250 km/h n/d
    Retomada de 40 a 80 km/h (em D) 2,4 s 2 s
    Retomada de 60 a 100 km/h (em D) 3 s 2,2 s
    Retomada de 80 a 120 km/h (em D) 3,1 s 2,6 s
    Frenagens de 60 / 80 / 120 km/h a 0 14,8  23,8 / 56,1 m 14,9 / 25 / 55,7 m
    Consumo urbano 10 km/l 7,8 km/l
    Consumo rodoviário 14,3 km/l 10,7 km/l
    Ficha Técnica
    Mercedes-AMG CLA 45 BMW M2
    Motor gas, diant., transv., 4 cil., 16V; turbo, 1.991 cm3, 360 cv a 6.000 rpm, 45,9 mkgf a 2.250 rpm gas. diant., long., 6 cil., turbo, 24 V, 2.979 cm3, 370 cv a 6.500 rpm, 47,4 mkgf a 1.400 rpm
    Câmbio automatizado, dupla embreagem, 7 marchas, 4×4 automatizado, dupla embreagem, 7 marchas, traseira
    Suspensão McPherson (diant.) / multilink (tras.) McPherson (diant.) / multilink (tras.)
    Freios discos ventilados na frente e atrás discos ventilados na frente e atrás
    Direção elétrica, 10,8 m (diâmetro de giro) eletro-hidráulica, 11,7 m (diâmetro de giro)
    Rodas e pneus liga leve, 235/35 R19 liga leve, 245/35 R19 (diant.), 265/55 R19 (tras)
    Dimensões comprimento, 469,1 cm; altura, 141,6 cm; largura, 179,6 cm; entre-eixos, 270 cm; peso, 1.585 kg; tanquel, 56 l; porta-malas, 470 l comprimento, 446,8 cm; altura, 141 cm; largura, 185,4 cm; entre-eixos, 269,3 cm; peso, 1.495 kg; tanque, 52 l; porta-malas, 390 l
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